1° Dia da Conferencia Nacional do Meio Ambiente

Brasília – Hoje foi o primeiro dia de um dos eventos mais significativos no setor de resíduos sólidos no Brasil. A IV Conferencia Nacional do Meio Ambiente.

Centenas de pessoas de diversos locais do Brasil se encontraram para fazer seu cadastramento e tirar as primeiras impressões sobre o evento. Depois da recepção, todos foram convidados a se reunirem no salão da conferencia para escutar os discursos de autoridades locais, com destaque ao Ministro Gilberto Carvalho e a Ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira.

A Ministra fez questão de ressaltar o papel de destaque dos catadores nas soluções encontradas para todo e qualquer município brasileira. Ficou claro que isso é quase uma exigência, no recado que mandou aos prefeitos.

As pautas que serão discutidas a partir do dia 25.10, deixa claro pelo menos duas tendências:

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

A proibição por criação de lei da implementação de usinas de queima de lixo.

Um alerta que deve ser observado pelos gestores públicos e consultores espalhados em todo o Brasil

O forte estimulo ao uso de biodigestores para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos.

O biodigestor passa a ser prioritário quando comparado até mesmo a compostagem, devido ao fato de fazer um aproveitamento mais eficiente da biomassa em questão.

Após conversar com vários delegados de diferentes municípios brasileiros, percebemos mais ou menos o mesmo diagnóstico. A enorme dificuldade dos municípios de elaborarem seus próprios planos. Pelo lado do governo federal, também observamos a tendência de não aumentar os prazos concedidos aos prefeitos para elaborar seus planos e a rigidez na cobrança por soluções.

Ao que tudo indica, temos uma grande política no país e um governo super interessado em cumpri-la, por bem ou por mal.

Pelo lado popular, os catadores demonstraram um imenso apoio ao governo federal inclusive com muitos elogios a PNRS e a própria Ministra Izabela Teixeira.

Diversos municípios demonstraram interesse em desenvolver projetos com a equipe de professores do Portal Resíduos Sólidos, assim como muita mão de obra qualificada foi identificada e possivelmente irão aumentar o quadro de professores do Portal.

Encontro com representantes do Estado do Pará na Conferencia Nacional do Meio Ambiente
Encontro com representantes do Estado do Pará na Conferencia Nacional do Meio Ambiente

As chances de sucesso da conferencia são grandes. Finalmente esperança para o povo brasileiro.

 

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Documentários
Gleysson B. Machado

Cidades e a mudanças do clima

Atualmente, as mudanças climáticas têm se constituído em uma das principais ameaças ao ambiente global. Essas mudanças são atribuídas, além de sua variabilidade natural, observada

veja Mais »