fbpx
outubro 15, 2015
||||| 0 |||||
555

3° debate sobre o caminho dos resíduos sólidos na Baixada Santista

Nessa quinta-feira, 15 de outubro de 2015, às 10h30, na Câmara Municipal de Praia Grande/SP, a UVEBS – União dos Vereadores da Baixada Santista, entidade que reúne todos os vereadores dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), sediará o 3° debate sobre o caminho dos resíduos sólidos na Baixada Santista e dará continuidade à sequência de debates, para discutir o caminho dos Resíduos Sólidos e do Saneamento Ambiental na região. A primeira etapa aconteceu em Bertioga, onde houve uma palestra do Engenheiro Civil, Adalberto Joaquim Mendes, consultor e diretor de Saneamento Ambiental da Ambiance Solutions, especialista em saneamento básico, que atuou como representante do Poder Público Municipal, no Comitê de Saneamento Ambiental, do Conselho das Cidades/Ministério das Cidades, nomeado pela Casa Civil da Presidência da República, na elaboração do PLANSAB – Plano Nacional de Saneamento Básico e um dos especialistas que ajudou a escrever as Leis N° 12.305/10 e 11.445/07, bem como, os decretos regulamentadores, nas quais apresentou soluções e alternativas para o lixo na região e como acessar recursos públicos, ou privados, para as obras de saneamento ambiental.

 

Na segunda etapa, a diretoria da UVEBS junto à Frente Parlamentar da ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), presidida pelo Deputado Estadual Caio França, redigiram um segundo documento, a partir do que foi assinado pelo engenheiro civil especialista, Adalberto Mendes, que trás recomendações para revisões e adequações de cenários, solicitando o apoio político.

O objetivo do documento é reivindicar, junto ao CONDESB/AGEM (entidades que tem por finalidade integrar desde a  organização, planejamento, até a execução, de funções públicas de desenvolvimento e interesse comum da região metropolitana da Baixada Santista), maior empenho técnico e de recursos, bem como transparência na condução do tema Saneamento Ambiental da RMBS – Região Metropolitana da Baixada Santista.

Dessa forma, os envolvidos agora, avançam para um terceiro momento. Com objetivo de oficializar o documento a ser entregue ao CONDESB, o debate será amanhã, quinta-feira, 15, na Câmara Municipal do município de Praia Grande. A Ambiance Solutions, diretoria da UVEBS e o Deputado da Frente Parlamentar da ALESP, irão se reunir com secretários de meio ambiente dos 9 municípios da RMBS, com o Presidente da Associação dos Catadores e Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN, para seguir com este processo. O documento a ser entregue, pela Frente Parlamentar, aos orgãos responsáveis, é para discutir um provável trabalho metropolitano para a região. O engenheiro Adalberto Mendes, irá mais uma vez explicar a problemática do Saneamento Ambiental e propor soluções para a Região Metropolitana da Baixada Santista.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

“Esse trabalho é muito importante pois, precisamos dar andamento para resolver os problemas da Baixada Santista nas questões de saneamento. No evento em Bertioga, concluímos a necessidade de fazer valer aquilo que as Leis N° 12.305/10 e 11.445/07 estipulam, que é a participação da sociedade como um todo, principalmente os vereadores e os poderes legislativos de cada município. Com a participação de todos, seja da UVEBS, Associação dos Engenheiros de Santos e RMBS ou Ordem dos Advogados, nós vamos garantir para a baixada um trabalho de profundidade, e a população poderá contar com saneamento de primeira qualidade, ou seja, estamos estimulando a saúde pública e aprofundando as conversas sobre o tema”, completa o engenheiro especialista Adalberto Joaquim Mendes, diretor de Saneamento Ambiental da Ambiance Solutions de Santos/SP e consultor da Key Associados de São Paulo.

III Debate sobre Resíduos Sólidos da Regiao Metropolitana da Baixada Santista

III Debate sobre Resíduos Sólidos da Regiao Metropolitana da Baixada Santista

Assessoria e Comunicação – Giselle Malvezzi Mendes – [email protected]

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email