3° debate sobre o caminho dos resíduos sólidos na Baixada Santista

Nessa quinta-feira, 15 de outubro de 2015, às 10h30, na Câmara Municipal de Praia Grande/SP, a UVEBS – União dos Vereadores da Baixada Santista, entidade que reúne todos os vereadores dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), sediará o 3° debate sobre o caminho dos resíduos sólidos na Baixada Santista e dará continuidade à sequência de debates, para discutir o caminho dos Resíduos Sólidos e do Saneamento Ambiental na região. A primeira etapa aconteceu em Bertioga, onde houve uma palestra do Engenheiro Civil, Adalberto Joaquim Mendes, consultor e diretor de Saneamento Ambiental da Ambiance Solutions, especialista em saneamento básico, que atuou como representante do Poder Público Municipal, no Comitê de Saneamento Ambiental, do Conselho das Cidades/Ministério das Cidades, nomeado pela Casa Civil da Presidência da República, na elaboração do PLANSAB – Plano Nacional de Saneamento Básico e um dos especialistas que ajudou a escrever as Leis N° 12.305/10 e 11.445/07, bem como, os decretos regulamentadores, nas quais apresentou soluções e alternativas para o lixo na região e como acessar recursos públicos, ou privados, para as obras de saneamento ambiental.

 

Na segunda etapa, a diretoria da UVEBS junto à Frente Parlamentar da ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), presidida pelo Deputado Estadual Caio França, redigiram um segundo documento, a partir do que foi assinado pelo engenheiro civil especialista, Adalberto Mendes, que trás recomendações para revisões e adequações de cenários, solicitando o apoio político.

O objetivo do documento é reivindicar, junto ao CONDESB/AGEM (entidades que tem por finalidade integrar desde a  organização, planejamento, até a execução, de funções públicas de desenvolvimento e interesse comum da região metropolitana da Baixada Santista), maior empenho técnico e de recursos, bem como transparência na condução do tema Saneamento Ambiental da RMBS – Região Metropolitana da Baixada Santista.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

Dessa forma, os envolvidos agora, avançam para um terceiro momento. Com objetivo de oficializar o documento a ser entregue ao CONDESB, o debate será amanhã, quinta-feira, 15, na Câmara Municipal do município de Praia Grande. A Ambiance Solutions, diretoria da UVEBS e o Deputado da Frente Parlamentar da ALESP, irão se reunir com secretários de meio ambiente dos 9 municípios da RMBS, com o Presidente da Associação dos Catadores e Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN, para seguir com este processo. O documento a ser entregue, pela Frente Parlamentar, aos orgãos responsáveis, é para discutir um provável trabalho metropolitano para a região. O engenheiro Adalberto Mendes, irá mais uma vez explicar a problemática do Saneamento Ambiental e propor soluções para a Região Metropolitana da Baixada Santista.

“Esse trabalho é muito importante pois, precisamos dar andamento para resolver os problemas da Baixada Santista nas questões de saneamento. No evento em Bertioga, concluímos a necessidade de fazer valer aquilo que as Leis N° 12.305/10 e 11.445/07 estipulam, que é a participação da sociedade como um todo, principalmente os vereadores e os poderes legislativos de cada município. Com a participação de todos, seja da UVEBS, Associação dos Engenheiros de Santos e RMBS ou Ordem dos Advogados, nós vamos garantir para a baixada um trabalho de profundidade, e a população poderá contar com saneamento de primeira qualidade, ou seja, estamos estimulando a saúde pública e aprofundando as conversas sobre o tema”, completa o engenheiro especialista Adalberto Joaquim Mendes, diretor de Saneamento Ambiental da Ambiance Solutions de Santos/SP e consultor da Key Associados de São Paulo.

III Debate sobre Resíduos Sólidos da Regiao Metropolitana da Baixada Santista
III Debate sobre Resíduos Sólidos da Regiao Metropolitana da Baixada Santista

Assessoria e Comunicação – Giselle Malvezzi Mendes – [email protected]

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

CORE 4P
Gleysson B. Machado

Reciclagem de Coco

O Brasil é um dos maiores produtores de coco do mundo. Segundo o IBGE, em 2001 o Brasil produziu cerca de 1,3 bilhões de frutos. A

veja Mais »