junho 18, 2013
0
||||| 1 |||||
7090

A Reciclagem

Saiba a importância da reciclagem

Muitos materiais que são descartados diariamente não perderam a sua utilidade

O que é a reciclagem do lixo? Quais são os tipos de reciclagem? Por que devemos reciclar? Que tipos de resíduos sólidos podem ser reciclados?

O maior erro da sociedade moderna é descartar materiais que podem ser reaproveitados enquanto a extração de recursos segue desenfreada. Por exemplo, os pneus são materiais cuja produção deriva do petróleo, látex e aço. A princípio a estrutura é tão resistente, que o primeiro pneu fabricado em 1845, ainda não teve tempo para se decompor. No entanto, os pneus dos carros que percorrem 30.000 km são trocados todos os anos. Infelizmente, parte desses pneus descartados tem como destinação final lixões, aterros e até o fundo do mar.

No Kuwait existe o maior cemitério de pneus do mundo. A quantidade é tão grande, em torno de 7 milhões, que dá pra ser vista do espaço. Houve também na Flórida um incidente em que, cerca de 2 milhões de pneus foram jogados no mar. O objetivo era criar um recife artificial para atrair a vida marinha. Esses pneus foram amarrados com nylon e aço, mas se soltaram e hoje prejudicam os recifes naturais da região. Certamente, nos dois casos, esses pneus vão continuar no mesmo lugar durante séculos, causando sérios impactos ambientais.

“A persistência é o caminho do êxito.” Charles Chaplin

Diante desses problemas, o crescimento da indústria automobilística fomenta a troca e o descarte de pneus. A verdade é que esses materiais podem ser reutilizados para pavimentar estradas, mas estão sendo descartados em aterros e rios. Enquanto isso, as indústrias gastam uma infinidade de recursos esgotáveis para confeccionar asfaltos. Saiba como a RECICLAGEM DE PNEUS pode ser uma alternativa mais inteligente de produção e economia.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

Saiba a importância da reciclagem

O que é a reciclagem do lixo?

De acordo com o Ministério do Meio ambiente, a reciclagem do lixo é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. Em outras palavras, é a produção de novos materiais utilizando a matéria prima de utensílios que serão jogados no lixo. Então o retorno da matéria prima ao ciclo produtivo envolve separação, coleta e muitos processos químicos.

Coleta seletiva

A primeira etapa da reciclagem do lixo é a coleta seletiva. Essa prática determina a separação do lixo de acordo com suas características e o seu recolhimento. Assim, visando facilitar a separação, os recipientes de lixo tem cores diferentes. De acordo com a  resolução Nº 275/2001 do CONAMA estabeleceu um código de cores para identificar esses recipientes:

  • Cor azul: papéis e papelões
  • Cor verde: vidros
  • Cor vermelha: plásticos
  • Cor amarela: metais
  • Cor marrom: resíduos orgânicos
  • Cor preta: madeiras
  • Cor cinza: materiais não reciclados
  • Cor Branca: lixos hospitalares
  • Cor laranja: resíduos perigosos
  • Cor roxa: resíduos radioativos

A princípio, quando os materiais são separados, é mais fácil avaliar o que pode ser reaproveitado e direcionar para a reciclagem. Dessa maneira, as principais formas de coleta são:

    • Porta a porta: Os veículos disponibilizados pelas prefeituras recolhem os resíduos separados em horários diferentes da coleta habitual.
    • Postos de Entrega voluntária: São contêineres disponibilizados em pontos das cidades com o objetivo estimular a entrega voluntária de materiais recicláveis.
    • Pontos de troca: Programas em que materiais reciclados podem ser trocados por descontos ou vale-compras.
    • Programa Interno de Coleta Seletiva:Programa realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com associações de catadores
    • Catadores de materiais recicláveis: Os catadores coletam o lixo reciclável e entregam à cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Usinas de reciclagem

Em primeiro lugar, as usinas de reciclagem tem como atividade principal transformar materiais recicláveis em matéria-prima para a indústria. Assim esses centros têm como objetivo recebem os resíduos sólidos de empresas e catadores após a coleta seletiva.

A primeira etapa do processo de transformação de materiais recicláveis chama-se recepção. Nessa etapa os caminhões responsáveis pela coleta descarregam os resíduos em áreas de recebimento. Em seguida, nessa área os resíduos sólidos passam por um sistema de captação e drenagem de chorume.

Na Central de triagem há a separação dos resíduos de acordo com as suas características. Desse modo, quanto mais organizados estiverem os resíduos, maior será o seu valor agregado. A triagem de resíduos pode ser feita manualmente, sendo os resíduos separados enquanto passam por esteiras transportadoras. Pode haver também um sistema automatizado, composto por equipamentos especiais,como por exemplo, separadores magnéticos.No processo de triagem os materiais são escolhidos para a reciclagem de acordo com a demanda das indústrias. Por fim, os materiais recicláveis mais comuns são os papéis, plásticos, vidro e metal.

Somente os materiais em bom estado são levados para a prensa, onde são compactados e vendidos para indústrias recicladoras. Enquanto o restante é encaminhado para os aterros sanitários.  

Quais são os tipos de reciclagem?

As indústrias recicladoras podem aplicar 3 modelos de transformação de resíduos sólidos. Dessa forma,  a escolha depende do tipo de resíduo e da demanda da economia local.

A reciclagem mecânica é um processo comum no mundo inteiro. Essa técnica consiste em transformar o material sem alterar a sua estrutura. Geralmente os plásticos são reciclados desse modo para dar origem a novas embalagens, pisos ou mangueiras. Esse procedimento se dá em quatro etapas:

  • Fragmentação: Em primeiro lugar, os resíduos são levados para um moinho onde são pulverizados.
  • Lavagem e separação: Após a pulverização, os fragmentos são lavados com água e se separam devido à diferença de densidade.
  • Secagem: Em seguida, os fragmentos são levados para grandes secadoras, onde entram em contato com o ar quente.  
  • Extrusão: Por fim, após a secagem, os fragmentos são aquecidos e levados para uma rosca onde são formados filamentos. Esses filamentos são resfriados, cortados numa granuladora e embalados.

A reciclagem energética é realizada pela queima dos resíduos que não foram prensados após o processo de triagem. Visto que a queima desses materiais pode substituir o óleo diesel e garantir o funcionamento da usina.  

A reciclagem química é feita pela separação das moléculas que compõem o material. Consiste na quebra dos polímeros para que voltem a ser monômeros. A saber, há diferentes formas de se realizar essa etapa:

  • Hidrogenação:  Utilização de oxigênio e calor para a quebra das cadeias que compõem os polímeros.
  • Gaseificação: Geração de gases a partir do aquecimento de resíduos.  
  • Pirólise: Decomposição de materiais em ambientes com baixa ou nenhuma concentração de oxigênio
  • Quimólise: Utilização de metano, água e glicol para a quebra de polímeros

Por que devemos reciclar?

A reciclagem do lixo evita colapso na saúde pública, uma vez que a má disposição de resíduos ajudam a espalhar doenças. Além disso, a assepsia dos ambientes evita a contaminação do solo e dos cursos d’água. Desse modo, o direcionamento de materiais para usinas de reciclagem evita a sobrecarga dos aterros e diminui a quantidade de lixões. Assim sendo, o reaproveitamento de materiais evita o esgotamento da matéria prima disponível no planeta e movimenta a economia.

Que tipos de resíduos sólidos podem ser reciclados?

A reciclagem envolve o reaproveitamento de materiais que têm um tempo muito longo de decomposição. A seguir alguns exemplos materiais que podem ser reciclados:

  • Papel: Na indústria de Reciclagem de papel, esse material é triturado, gerando uma pasta de celulose. Há peneiração para a retirada de impurezas e adição de compostos químicos para retirar as tintas. O refinador melhora a ligação entre as fibras, para que o material possa ir para as máquinas de fabricação.
  • Plásticos: A Reciclagem de plásticos pode ser mecânica ou química. Na reciclagem mecânica o objetivo é a confecção de novos produtos. A reciclagem química tem como objetivo recuperar as resinas que compõem esse material.
  • Vidro: O processo de Reciclagem de vidro envolve o seu derretimento. Os vidros reciclados são misturados com outros materiais e compõem 60% da composição de garrafas.
  • Metais: Esses materiais são direcionados para usinas de fundição. Quando atingem o ponto de fusão, são moldados em placas metálicas e cortados na forma de chapa de aço.   
  • Resíduos orgânicos: A matéria orgânica é reciclada através da compostagem. Os microrganismos presentes convertem a matéria orgânica em húmus, que serve como adubo para plantações.
  • Pneus: Os pneus são cortados em lascas e purificados com sistema de peneiras. As lascas são moídas e há a adição de vapor d’água e produtos químicos para a retirada de enxofre. 

Os pneus são fabricados com derivados do petróleo. No Brasil, são descartados 450 mil toneladas por ano de forma irregular. Dessa forma, os pneus se transformam em reservatórios de mosquitos da dengue. No entanto, a matéria prima do pneu pode ter muitas utilidades. Uma delas é a pavimentação de estradas. Quer saber mais a respeito? Leia sobre RECICLAGEM DE PNEUS clicando aqui!

Saiba a importância da reciclagem

REFERÊNCIAS:

Atualizado em 23/08/18 por Gabriela Lamendola, bacharel licenciada em Ciências Biológicas e pós graduada em Gestão Ambiental.

PORTAL RESÍDUOS SÓLIDOS. Central de triagem

PORTAL RESÍDUOS SÓLIDOS. Reciclagem de papel

PORTAL RESÍDUOS SÓLIDOS. Reciclagem de plásticos

PORTAL RESÍDUOS SÓLIDOS. Reciclagem de vidro

BLUEVISION. Mecânica, energética ou química? Como os tipos de reciclagem funcionam?

FRAGMAQ. Como funciona uma usina de reciclagem. 

FRAGMAQ. Entenda o conceito de reciclagem energética e suas principais características

IMPACTO AMBIENTAL. Como funciona uma cooperativa de reciclagem?

MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE. Reciclagem.

MOVIMENTO PLÁSTICO TRANSFORMA. Etapas do processo de reciclagem do plástico.

PENSAMENTO VERDE. Como funciona uma usina de reciclagem.

PENSAMENTO VERDE. Reciclagem energética de resíduos sólidos. 

PENSAMENTO VERDE. Saiba como funciona uma cooperativa de reciclagem

RESOL. Manual de gerenciamento integrado de Resíduos Sólidos

SANTANA, J. A. S.; SILVA, C. E..Modelo de layout de sistema produtivo para usinas de reciclagem de resíduos inorgânicos sólidos para pequenos municípios. Revista Ibero‐Americana de Ciências Ambientais,Aracaju, v.1, n.1, p.67‐90, 2010

SETOR RECICLAGEM. O que é coleta seletiva

SETOR RECICLAGEM. Reciclagem de metal

SISTEMA DE LIMPEZA URBANA. Coleta seletiva

Palavras Chave: tudo sobre reciclagem, tipos de reciclagem, exemplos de reciclagem,trabalho sobre reciclagem, reciclagem resumo,importancia da reciclagem reciclagem no brasil, reciclagem cores, reciclagem de papel, reciclagem de metal, reciclagem de vidro, usinas de reciclagem, central de triagem.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment