fbpx
julho 26, 2013
0
||||| 0 |||||
734

A Usina de Compostagem de Bremen na Alemanha

A Usina de Compostagem de Bremen na Alemanha utiliza duas tecnologias diferentes para tratar os resíduos orgânicos verdes e domiciliares. (Foto: Gleysson B. Machado)

O que é uma usina de compostagem? Como funciona a usina de compostagem de Bremen na Alemanha?

O lixo orgânico é o principal causador de poluição de corpos d’água nas cidades. Se a quantidade de matéria orgânica for muito alta, existe uma alta demanda biológica por oxigênio. Ao se decompor em corpos d’água, o oxigênio é reage e acaba ficando escasso. Isso causa a morte de peixes e outros animais que dependem da água para sobreviver.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Apesar do lixo orgânico ser um dos principais vilões do setor de resíduos sólidos, seu tratamento pode ser algo lucrativo. A compostagem surge como uma grande alternativa. O processo é bastante conhecido. Apesar disso, são raras as oportunidades de vermos empreendimentos de compostagem a nível comercial.

Identificar as oportunidades de tratamento e negócio lucrativos é função do Profissional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O Virapuru Training Center oferece o melhor TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do mercado segundo especialistas do mercado.

O que é uma usina de compostagem?

Em uma Usina de Compostagem, resíduos orgânicos passam por um processo de aceleração da decomposição na presença de oxigênio. Como resultado final do processo, são gerados compostos orgânicos e gases CO2. A depender da tecnologia utilizada, o composto orgânico é muito apreciado na agricultura.

Para que isso ocorra de maneira eficiente é necessário ter um controle biológico do material. Na usina de compostagem de Bremen, a decomposição aeróbia acontece de duas formas.

Como funciona a usina de compostagem de Bremen na Alemanha?

A Usina de Compostagem de Bremen processa mais de 40.000 toneladas de resíduos sólidos orgânicos por ano oriundos de podas de árvores, gramas, lixo verde assim como resíduos orgânicos domiciliares gerados na cidade de Bremen e arredores. A usina está instalada em uma área de aproximadamente 3 hectares localizada estrategicamente ao lado do aterro sanitário da cidade.

Todos esses tipos de resíduos são coletados pela própria empresa no sistema de coleta seletiva. Neste caso, a separação dos resíduos acontece na própria fonte.

A empresa Kompostierung Nord GmbH (KNO) responsável pelo projeto pertence ao grupo Nehlsen e abastece o mercado com diferentes tipos de adubo orgânico para toda a Alemanha com adubos de qualidade comprovada por órgãos responsáveis.

Além da compostagem, a empresa investiu na aquisição de centrais eólicas para a geração de energia.

Tipos de tecnologias utilizadas para a compostagem de resíduos orgânicos

Milhares de micro-organismos são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica sob uma temperatura interior controlada de 70°C. Nesta temperatura todos os organismos prejudiciais à decomposição são mortos.

Existem dois sistemas de compostagem, um para os resíduos verdes e outro para os resíduos domiciliares.

Como funciona a Compostagem de Resíduos Verdes (gramas, podas de árvores e afins)?

Os resíduos verdes são triturados por máquinas especiais e depois separados de acordo com o seu tamanho. O tratamento acontece a céu aberto. Depois de triturados e misturados, os resíduos são amontoados em pilhas de até 3 m de altura. As pilhas são colocadas em um solo perfurado. Assim a circulação de oxigênio dentro das mesmas é facilitado. O resultado dessa técnica é um aumento significativo de eficiência no processo.

Depois do processo, o composto é então filtrado e impurezas são retiradas.

Como funciona a Compostagem de Resíduos Orgânicos domiciliares?

Os resíduos orgânicos domiciliares são tratados em um depósito completamente fechado, impedindo que os odores alcancem o meio ambiente. A mistura das pilhas acontece de forma automatizada. Um guindaste comandado por computador se encarrega de misturas toda a matéria orgânica em um espaço de cerca de 250 m². Com um sensor conectado ao guindaste, o sistema reconhece a altura das pilhas e se encarrega de homogeneizar o processo. A temperatura do depósito é controlada de forma diferenciada em vários pontos. Isso permite um controle ideal do processo independente de onde as pilhas se encontram.

Por ano são processadas mais de 23.000 toneladas de resíduos orgânicos domiciliares nesta central. Todos os gases gerados no processo de compostagem dentro do depósito são retirados pela tubulação do sistema de filtragem. Do lado de fora, biofiltros construídos em containers fazem a neutralização dos odores. São utilizadas bactérias que se alimentam os gases gerados na compostagem.

Com a automação completa do sistema, os funcionários não precisam ir a sala de controle todos os dias. No final do processo, o composto é então filtrado e separado de acordo com o tamanho desejado pelo cliente. Partes muito grande são trituradas novamente.

Certificação e controle de qualidade do processo

A empresa submeteu seu sistema a um processo de certificação. A qualidade do seu composto gerado é garantida com o certificado RAL (Bundesgütegemeinschaft Kompost e.V.). Este certificado é especialmente indicado para uso principalmente para a agricultura.

Como trabalhar com compostagem de resíduos orgânicos

Para trabalhar com compostagem de resíduos orgânicos é necessário conhecer o mercado. O profissional ou empreendedor precisa conhecer os tipos de resíduos e as formas de tratamento. Aqui a palavra chave é Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O Virapuru Training Center oferece o melhor TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do mercado segundo especialistas do mercado.

Palavras Chave: usina de compostagem como funciona, projeto usina de compostagem, como montar uma usina de compostagem, usina de compostagem resumo, usina de compostagem vantagens e desvantagens, usina de compostagem brasil, usina de compostagem de lixo organico, usinas de compostagem em sp

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment