fbpx
julho 26, 2013
0
||||| 0 |||||
1838

A usina de queima de lixo de Bremen na Alemanha

O Portal Resíduos Sólidos é a maior referência sobre resíduos sólidos em língua portuguesa para trabalho acadêmicos

Vista aérea da Usina de Incineração de lixo da cidade de Bremen na Alemanha. Inaugurada em 1969, a usina fez o tratamento de mais de 550.000 toneladas de lixo em 2016 (Foto: SWB)

O que é uma usina de queima de lixo? Como funciona uma usina de incineração de lixo? Conheça a usina de queima de lixo de Bremen na Alemanha. Um exemplo de tecnologia para incinerar rejeitos.

A queima ou incineração do lixo foi uma resposta encontrada ao grande volume de lixo gerado em países desenvolvidos. As primeira usinas de incineração datam da década de 1940, mas a prática da queima é bem mais antiga.

A quantidade de lixo produzido pela população da região de Bremen tinha quase dobrado nos anos 1950. Por outro lado, a disposição em aterros sanitários ou outras formas de recuperação era muito limitado. O desafio era imenso e urgente. Além disso, na época não haviam muitas possibilidades para o reaproveitamento de materiais. Era preciso queimar o lixo.

Para que houvesse viabilidade econômica seria necessário construir a usina de incineração fora do centro urbano. Uma outra questão tão importante quanto a economia era a necessidade de se evitar o tráfego de veículos para a usina. A escolha da localização próximo a Rodovia Federal 27 (Autobahn) foi estratégica. Em 2017, a usina foi responsável pela queima de cerca de 580.000 toneladas de lixo urbano.

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

Conhecer as várias formas de destinação e as adequações às regulamentações é função do profissional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além de entender sobre legislação, é necessário também poder falar sobre tecnologias e negócios com resíduos. O curso ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS é apontado por muitos profissionais como o melhor do mercado.

O que é uma usina de queima de lixo?

Em uma Usina de Queima de lixo, também conhecida como incineração, o tratamento de resíduos é feito através da combustão. Na situação ideal, o próprio lixo é utilizado como combustível para queimar o lixo recém chegado. Porém, a depender da eficiência da tecnologia, será necessário ou não uma fonte alternativa de combustível.

A principal justificativa para a queima de lixo é a diminuição do volume dos resíduos. Dessa forma é possível aumentar a vida útil dos aterros. Uma usina de incineração de lixo jamais pode ser vista como uma forma de disposição, pois gera cinzas.

O sistema de tratamento térmico, conhecido como termovalorização do lixo é uma termoelétrica que utiliza o lixo como combustível.

Como funciona a usina de incineração de lixo de Bremen?

Todo o lixo que chega é descarregado em tanques de armazenagem no subsolo da usina. A chegada dessa material acontece em armazéns fechados sob pressão negativa. Dessa forma é possível evitar que os odores saiam do armazém e incomodem a vizinhança.

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista no setor de resíduos do mundo em língua portuguesa

Fluxograma de funcionamento da Usina de Queima de Lixo da cidade de Bremen na Alemanha. Todo a tecnologia está amadurecida e não libera gases tóxicos para o meio ambiente. (Imagem: SWB)

O preparo e secagem do lixo

Dentro dos tanques de armazenagem, o operador de guindaste começa a fazer a mistura do lixo. O objetivo da mistura é, entre outras coisas, homogeneizar o material e facilitar seu processo de pré-secagem. Muitos desses tanques têm capacidade para armazenar material durante uma semana. Assim a usina ganha autonomia e são compensados os dias em que não há coleta de lixo na região.

No momento adequado, o operador então direciona o lixo para as caldeiras onde será queimado. É nesse momento que a tecnologia pode provar sua eficiência. Usinas de incineração modernas já não precisam de combustível externo para fazer sua operação.

O processo de combustão do lixo

Esse lixo é queimado em caldeiras que vaporizam a água de um sistema fechado de água e vapor com o uso de trocadores de calor e superaquecem esse vapor gerado até uma temperatura de 400°C a 40 bar de pressão. A diferença de pressão entre as caldeiras e a turbina faz com que esse vapor seja então direcionado a turbinas de vapor onde a energia cinética é transformada em energia mecânica e posteriormente em energia elétrica através de um gerador que tem um eixo acoplado à turbina.

Os gases resultantes do processo de combustão estão a uma temperatura bastante elevada. Eles são utilizados superaquecer vapor que movimenta as turbinas responsáveis pela geração de energia elétrica. A energia térmica residual é utilizada para secar material e para pré aquecimento da água no ciclo de água/vapor.

Modernização da usina

Depois de vários processos de modernização dos sistemas que resultaram em sistemas de tratamento de gases altamente efetivos e um aumento da potência elétrica para 50 MW, a usina tem hoje uma capacidade de processamento de 550.000 toneladas de lixo por ano com o calor específico de 10,5 MJ/kg. Com isso o projeto abastece a cidade com 270 GWh por ano com energia elétrica e 270 GWh por ano de energia térmica que é usada no aquecimento de casas e indústrias na cidade de Bremen. Hoje a Usina de Queima de lixo de Bremen é uma das mais modernas do mundo e exemplo de aplicação dessa tecnologia no setor. As cinzas são coletadas e destinadas ao aterro sanitário da região.

No vídeo abaixo é possível conhecer um pouco mais sobre a usina de incineração de lixo da cidade de Bremen. O vídeo está em alemao, mas é possível visualizar as diferentes etapas do processo de tratamento térmico de lixo.

Um pouco mais sobre o contexto da usina de queima de lixo de Bremen na Alemanha

A usina de queima de lixo de Bremen na Alemanha foi construída nos anos 60 e teve seu início de operação em 1969. Naquela época a queima de lixo foi vista com grande euforia como a melhor solução para o tratamento de resíduos sólidos em todo o mundo.

A empresa SWB, a quem essa usina pertence,  possui vários outros empreendimentos no setor de resíduos sólidos e emprega mais de 2.400 pessoas com um faturamento anual de mais de 1 bilhão de euros (2013). Constantemente oferece cursos de qualificação para todos os seus funcionários e contribui para o desenvolvimento social e tecnológico da cidade.

Com a mudança de conceitos ambientais e o incentivo a tecnologias mais limpas, o setor de reciclagem tem aumentado significativamente e as leis severas do país não permite mais que resíduos sólidos que possam ser reciclados sejam tratados termicamente. Com isso, as usinas de queima de lixo começaram a enfrentar seus novos desafios de alimentação da central com lixo para manter os parâmetros de operação da central, que não podem variar devido ao risco de desgaste dos componentes de alto valor agregado. Algumas dessas usinas encontraram na importação de resíduos a solução para se manter em operação. Hoje a Alemanha é um dos países que mais importa resíduos de outros países para o tratamento térmico.

Usinas de tratamento de resíduos têm contato direto com profissionais da área de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Esses profissionais podem garantir uma parte dos resíduos que serão destinados às usinas. Uma das atividades dos profissionais é justamente apontar a destinação adequada dos resíduos de seus clientes. Com o curso de ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS você está preparado para atuar no mercado.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment