julho 26, 2013
0
||||| 0 |||||
186

A Usina de Triagem de Bremen

A Usina de Triagem de Bremen pertence a empresa Nehlsen e separa principalmente os resíduos de embalagens de vários produtos. Este são então enviados diretamente para as empresas parceiras do projeto que aproveita os resíduos como matéria prima secundária e garantem assim uma economia significativa na aquisição de matérias primas para essas empresas.

A usina tem uma capacidade de processamento de 160 toneladas de lixo diariamente, isso significa que são separados mais de 3.500 sacos contendo lixos de embalagens por hora. O processo de separacao é semi automático. Em um primeiro momento é feito por máquinas e depois por pessoas.

Os segredos do mercado de resíduos sólidos completamente revelados em um único curso.No primeiro processo os sacos de lixo são rasgados e o lixo pode então ser separado de acordo com o seu tamanho ou peso. Dessa forma são separados metais, diferentes tipos de plástico, vidros, embalagens tetrapak, filmes, embalagens de alumínio, etc … A maior parte dessa material passa por uma peneira gigante (siebtrommel) onde os resíduos são separados de acordo com o seu tamanho. Um sistema a base de magnetismo separa os metais que passa por uma esteira. Outro sistema separa os resíduos metálicos não ferrosos.

Um sistema a base de laser separa os filmes de plástico com tiros de ar comprimido. Outro sistema consegue separar vários tipos de plásticos como Polipropileno (PP), Polietileno (PE), Polistirol (PS) e Politereftalato de etileno (PET). A empresa possui sua própria fabrica de papeis que aproveita todos os resíduos de papel como matéria prima para a fabricação. Os papéis vendidos são 100% produzidos de material reciclado.

No vídeo abaixo, mostramos um pouco mais sobre essa usina.

Vídeo Aulas com conteúdo exclusivo. Faça sua assinatura agora mesmo.

Em 1993 a capacidade de processamento da central de triagem da empresa era de 5.000 toneladas de lixo por ano. Depois de uma reforma e aumento de capacidade em 2006, a central passou a processar 40.000 toneladas de lixo por ano recebendo diariamente mais de 160 toneladas.

No vídeo abaixo você pode ver o funcionamento de uma central de separação de plásticos da empresa Grüner Punkt muito semelhante ao processo usado pela empresa Nehlsen. As duas empresas atuam em parceria. O vídeo esta em alemao mas é possível ver o funcionamento da central.

O Portal Resíduos Sólidos organiza excursões técnicas para visitar centrais de triagem de resíduos na Alemanha para grupos a partir de 5 pessoas. Para saber mais sobre a programação e valores entre em contato por email ([email protected]).

Se você deseja conhecer esse projeto, não deixe de participar da Excursão Técnica de Qualificação e Demonstração de Tecnologias para o Setor de Resíduos Sólidos na Alemanha organizada pelo Portal Resíduos Sólidos em setembro de 2013.

Se gostou do projeto dê um voto positivo clicando no botão +1 do Google logo abaixo.

 

Como aprofundar o conhecimento em Resíduos Sólidos?

Você é um entusiasta das questões ambientais e se orgulharia se o seu trabalho gerasse emprego e renda. Além disso, seria muito bom se fosse uma atividade lucrativa. Não tenha dúvidas. A Área de resíduos é a área onde você pode explorar o seu potencial e defender uma boa causa. Para atuar no setor de resíduos você precisa ter conhecimento de causa. A Área VIP do Portal Resíduos Sólidos oferece conteúdo de altíssima qualidade de forma exclusiva e a baixíssimo custo. É hoje a forma mais barata de chegar ao conhecimento técnico de profissionais consolidados. Você é o seu maior projeto na vida. Invista no seu autodesenvolvimento.  
Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment