fbpx
julho 26, 2013
0
||||| 0 |||||
311

Conheça a Usina de Triagem de lixo de Bremen na Alemanha

A usina de triagem de resíduos sólidos de Bremen na Alemanha, é uma usina especializada na separação de embalagens de produtos como sacos plásticos, tetra pak e outros. (Foto: Gleysson B. Machado)

O que é uma Usina de Triagem de lixo? Como funciona uma usina de separação de lixo? Conheça o exemplo da Usina de Triagem de Bremen.

Toneladas e mais toneladas de lixo são jogadas fora todos todos os dias em milhares de cidade pelo mundo. Apesar de no lixo estar contido muito valor, ou seja dinheiro, nem sempre é possível aproveitá-lo. O não aproveitamento dos resíduos também contribui significativamente para o surgimentos de lixões a céu aberto. Por consequência, os lixões acabam se tornando um problema social de grande impacto.

Como reverter esse quadro? O fator que define se haverá ou não reaproveitamento é a taxa de pureza dos resíduos. Com a taxa é possível definir exatamente a composição gravimétrica de resíduos misturados. Em geral vale, quanto puro estiver um resíduo, maiores as chances de comercialização. Da mesma forma, o valor em que o material será vendido pode também aumentar para resíduos puros.

Para trabalhar com separação de resíduos é necessário saber medir e classificar os resíduos. O ideal é conhecer pelo menos duas classificações como a brasileira e a européia. No curso online DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA você trabalha com qualquer cenário possível. Gravimetria em lixões, sistema de coleta de lixo, cooperativas, pontos de acúmulo de resíduos não serão mais problemas para você.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

O que é uma Usina de Triagem de lixo?

O primeiro processo de separação que devemos fazer é mental. Separamos lixo em resíduos e rejeitos, ou seja, ao contrário dos rejeitos, nos resíduos existem formas de reaproveitamento.

A partir do reconhecimento de valor em uma parte do lixo, podemos então partir para a parte prática. Uma Usina de Triagem de lixo é um local onde retira do lixo, materiais que possam ser reaproveitados para algum fim. A depender da qualificação dos funcionários e objetivos do empreendimento, são retirados diferentes materiais. Assim sendo, uma usina pode retirar desde somente papelão até diversos tipos de materiais. Tudo vai depender de como o empreendedor da usina pretende reaproveitar o material que foi separado.

Como funciona uma usina de separação de lixo?

Em uma usina de separação de lixo, o material chega através de um determinado meio, é então inicialmente armazenado. Após um processamento manual, semi-automático ou totalmente automatizado os materiais são separados na usina de triagem conforme a classificação desejada.

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista em resíduos do mundo em língua portuguesa

Como funciona uma usina de triagem de lixo? O material chega e é armazenado. Depois disso, passa por um processo manual ou automático que extrai do lixo, os materiais com valor que a usina se especializou em separar e comercializar

Tudo o que não puder ser reaproveitado é então classificado como rejeito. É muito importante frisar que rejeito representa somente a incapacidade da usina em reaproveitá-los. Assim, um material chamado de rejeito em uma usina, pode ser matéria prima em uma outra usina.

Em geral as usinas automáticas funcionam da seguinte forma: Em um primeiro momento os sacos plásticos são rasgados por máquinas. Após isso, os resíduos são direcionados a esteiras onde se encontram diversos sensores para cada tipo de material. O processo de separação ocorre por diferentes princípios como a gravidade, energia cinética, magnetismo, entre outros. A separação mais fina aqui é realizada depois por pessoas.

As usinas de triagem de resíduos manuais conseguem empregar um grande número de pessoas. Nelas, todo o processo de separação é feito pelas mãos dos funcionários. Estes devem ser devidamente qualificados para assim, reconhecer os diferentes materiais. Em muitos países são o principal ponto de inclusão social de catadores de material reciclável ou reutilizável.

Como funciona a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Bremen na Alemanha

A Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Bremen pertence a empresa Nehlsen. Na Usina são separados principalmente os resíduos de embalagens de produtos comerciais. Estes são então enviados diretamente para as empresas parceiras do projeto. Os resíduos são aproveitados como matéria prima secundária em processos industriais. Com isso, garantem uma economia significativa na aquisição de matérias primas para essas empresas. Como consequência final, o preço dos produtos finais tendem a ficar mais competitivos.

A usina tem uma capacidade de processamento de 160 toneladas de lixo diariamente. Isso significa que são separados mais de 3.500 sacos contendo lixos de embalagens por hora. O processo de separação é semi automático.

No primeiro processo os sacos de lixo são rasgados e o lixo pode então ser separado de acordo com o seu tamanho ou peso. Dessa forma são separados metais, diferentes tipos de plástico, vidros, embalagens tetrapak, filmes, embalagens de alumínio, etc … A maior parte desse material passa por uma peneira gigante (siebtrommel) onde os resíduos são separados de acordo com o seu tamanho. Um sistema a base de magnetismo separa os metais que passa por uma esteira. Outro sistema separa os resíduos metálicos não ferrosos.

Um sistema a base de laser separa os filmes de plástico com tiros de ar comprimido. Outro sistema consegue separar vários tipos de plásticos como Polipropileno (PP), Polietileno (PE), Polistirol (PS) e Politereftalato de etileno (PET). A empresa possui sua própria fábrica de papéis que aproveita todos os resíduos de papel como matéria prima para a fabricação. Os papéis vendidos são 100% produzidos de material reciclado.

No vídeo abaixo, mostramos um pouco mais sobre essa usina.

Para empreender ou trabalhar com triagem de resíduos sólidos, é fundamental ter conhecimento profundo sobre gravimetria de resíduos sólidos. O curso online DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA é na opinião de profissionais, o melhor treinamento do mercado nessa área. Você aprende a qualificação e quantificação dos resíduos em sistemas estáticos (lixões) ou dinâmicos (sistema de coleta). Assim consegue fazer um verdadeiro mapa da mina dos resíduos sólidos.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment