fbpx
maio 11, 2014
0
||||| 0 |||||
329

Aconteceu na IFAT 2014

A maior feira de saneamento ambiental do planeta aconteceu na cidade de Munique na Alemanha entre os dias 5 e 9 de maio de 2014. A IFAT 2014 contou com a presença de mais de 135.000 visitantes (60.000 estrangeiros) de mais de 170 países. A grande surpresa foi a maior presença de empresários, gestores públicos, estudantes e interessados vindos do Brasil. Será que o Portal Resíduos Sólidos ajudou nisso?

Mas afinal de contas, o que aconteceu na IFAT 2014? As maiores empresas do setor de saneamento ambiental, com grande foco em resíduos sólidos estiveram presentes oferecendo soluções tecnológicas para Gestão de resíduos sólidos e matérias-primas; Tratamento de água e de águas residuais; Distribuição de água e esgotos; Proteção costeira, contra enchentes e poluição em corpos hídricos; Resíduos Sólidos e Reciclagem; Energia a partir de resíduos; Limpeza de ruas, operação e serviços rodoviários; Tratamento Remediação do solo; Tratamento e purificação do ar; Proteção e redução de ruídos; Medição, controle e equipamentos de laboratório; Serviços variados; Ciência, pesquisa, transferência de tecnologia; Etc …

Modelo de uma Planta para o tratamento de esgoto com geração de energia através de sistemas de biodigestão

Modelo de uma Planta para o tratamento de esgoto com geração de energia através de sistemas de biodigestão

Foi interessante notar que existe um consenso entre os profissionais da área que tratam os resíduos sólidos como fonte de matéria prima secundária como uma coisa do cotidiano. Para estes profissionais, destinar resíduos sólidos para aterros sanitários é jogar dinheiro fora.

Além de fabricantes de tecnologias, também estavam presentes grandes comerciantes de matéria prima a nível internacional e claro que os chineses marcaram uma forte presença. Inúmeros representantes de empresas asiáticas estiveram presentes buscando parcerias com empresas do mundo inteiro, presentes na feira.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELP que é representante oficial da  International Solid Waste Association – ISWA no Brasil mandou seus representantes para promover um evento no setor de resíduos que acontecerá no Brasil. Entre os representantes foi bem interessante conhecer pessoalmente o Diretor Executivo Carlos Roberto Vieira da Silva Filho.

Gleysson B. Machado e Carlos durante a IFAT 2014

Gleysson B. Machado e Carlos Roberto Vieira da Silva Filho durante a IFAT 2014

Aproveitamos a ocasião para fazer parcerias com empresas de tecnologias e também com instituições de pesquisa responsáveis pela transferência de tecnologia. Podemos fortalecer a área de tratamento de água e esgoto para cidades com menos de 50.000 habitantes assim como tecnologias de reciclagem de resíduos específicos e hospitalares. O Portal Resíduos Sólidos sai da IFAT fortalecido com parcerias técnicas e mais conhecimentos estratégicos de ciência e mercado global.

Fique ligado, a próxima IFAT na Alemanha acontece em 2016 na cidade de Munique.

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment