O Agronegócio Sustentável é o resultado da união entre a produção de alimentos com o respeito ao meio ambiente e a lucratividade. Para conseguir esse equilíbrio é necessário investir em desenvolvimento sustentável visando o lucro. Esse projeto consiste em montar no campo um sistema auto-sustentável de produção baseado na criação de animais combinado com o cultivo de vegetais necessários para alimentá-los e para o consumo próprio além da comercialização dos produtos excedentes.
Analisando a forma de produção atual, vemos que vários fatores influem nos custos de um empreendimento no setor. Na criação de animais por exemplo, a alimentação e nutrição são gastos constantes e decisivos para uma boa produção de carne e leite. Na agricultura existe a forte demanda por adubos e fertilizantes. Aliado a isso, se o produtor industrializar para aumentar o valor agregado de seus produtos, fatalmente terá uma alto consumo de energia elétrica e em alguns casos, de fontes de calor. (fabrica de farinha, processos de esterilização, secagem, …)
O Projeto Fazendeiro Moderno
O projeto Fazendeiro Moderno busca o equilíbrio sustentável na criação de animais combinada com a agricultura, produção de energia e tratamento dos resíduos em respeito ao meio ambiente.
Todos os resíduos orgânicos resultantes dos processos são tratados em um biodigestor para a geração de gás natural e biofertilizantes. Dependendo da necessidade do produtor, o gás natural pode ser usado parcial ou completamente para a geração de energia elétrica. A localização estratégica combinada a autosustentabilidade na produção impactam positivamente na redução de custos operacionais e de logística permitindo uma alta rentabilidade para o empreendedor e preços baixos para comerciantes.

Veja abaixo algumas características do projeto:
- Os alimentos são produzidos na própria fazenda
- Os diferentes produtos agrícolas permitem uma melhor combinação de nutrientes e leva em consideração as diferentes necessidades nutricionais dos animais em suas respectivas fases de crescimento e permitem a criação de vários tipos de animais;
- Todos os resíduos sólidos orgânicos são devidamente tratados em um biodigestor gerando gás natural e biofertilizantes.
- Os biofertilizantes são inteiramente aproveitados para a agricultura própria;
- O gás produzido pelo biodigestor pode ser diretamente usado para processos de queima, como combustível de veículos e para a geração de energia elétrica através de um motor e gerador, dependendo da necessidade do produtor;
- O custo de operação da criação de animais diminui porque a alimentação é produzida na própria fazenda;
- Os produtos oriundos da criação de animais (a carne, leite, peixe, animal vivo, …) ficam mais baratos para o comerciante;
- Com o uso do gás natural como combustível para veículos agrícolas, o custo operacional da agricultura cai significativamente;
- Essa estrutura de empresa dá ao empreendimento uma cara nova que atrai investidores de qualquer parte do país;
Ao fazer um plano de negócios, O projeto Fazendeiro Moderno responde perguntas essenciais para a implantação de um projeto como esse, que são:
- Qual o número ideal e o tipo de animais que devem ser criados?
- Quais os alimentos a serem plantados?
- Qual a área necessária para o empreendimento?
- Qual o tamanho mínimo do projeto?
- Pode ser feito em módulos para depois ser aumentado?
- Um mesmo projeto pode ser implantado em qualquer parte do Brasil?
- Qual o valor do investimento?
- Qual a melhor maneira de financiar?
Consultoria
Entre em contato através do email [email protected] para receber uma proposta gratuita para projetos como esse.