fbpx
novembro 23, 2014
0
||||| 7 |||||
2204

Aproveitamento energético do gás de aterro no Brasil

Qual o aproveitamento energético do gás de aterro sanitário no Brasil? Qual o potencial de produção de energia a partir do gás de aterro sanitário em São Paulo? Qual a viabilidade econômica do projeto de aproveitamento energético do gás de aterro sanitário no Brasil? 

O que os aterros sanitários e emissão de gases do efeito estufa tem a ver com produção de energia limpa? Pois é, tem se discutido muito sobre como a expansão das cidades pressiona a demanda por recursos e energia. Em decorrência disso, há o crescimento da produção de resíduos sólidos e das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Por outro lado nos debates vem à tona a preocupação com o meio ambiente. Dessa forma, quais medidas a serem tomadas para equilibrar a balança a favor da sustentabilidade?

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Na perspectiva da gestão dos resíduos sólidos brasileira, a destinação ambientalmente adequada mais utilizada é a técnica de aterro sanitário. Em suma, consiste na disposição e aterramento dos resíduos sólidos. Assim utilizando-se técnicas de engenharia para a drenagem e tratamento do chorume concomitante com a eliminação dos GEE.

“Saiba que são suas decisões, e não suas condições, que determinam o seu destino.” (Tony Robbins)

O aproveitamento energético do gás de aterro sanitário tem por definição explorar o potencial energético do metano (CH4). Em síntese, é o processo que se inicia com o captação do biogás por um sistema de tubulação. Em seguida se abastece uma central termelétrica que transforma o gás metano em energia elétrica mediante a combustão.

O metano é o principal gás gerado a partir da decomposição anaeróbia da matéria orgânica confinada dentro do aterro sanitário. A fim de entender COMO FUNCIONA UM ATERRO SANITÁRIO avance para o próximo artigo.

Qual o aproveitamento energético do gás de aterro sanitário no Brasil?

No Brasil ao todo são 206 projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) registrados na UNFCCC (Abril/2018). Por certo 26 deles são de usinas de aproveitamento energético do gás de aterro sanitário.

Contando com 119 MW de capacidade de potência instalada respondendo por 0,07% da capacidade total. Com estimativa de acréscimo de 40 MW para o ano de 2017, de acordo com a ANEEL(Dez/2016).

O Projeto Aproveitamento do Biogás de Aterro Sanitário NovaGerar, Nova Iguaçu, foi pioneiro em aproveitar recursos do mercado de carbono. Previa-se assim reduzir 14 mil t de gás carbônico equivalentes em 21 anos ao gerar 654 mil MWh de energia elétrica.

Qual o potencial de produção de energia a partir do gás de aterro sanitário em São Paulo?

O estado de São Paulo conta com uma população de 45.094.866 pessoas distribuídas em 645 municípios (IBGE, 2017). Por certo 601 possuem o aterro sanitário próprio (IQR: Adequado) e/ou envia os resíduos para aterros particulares em outros municípios. Segundo o Inventário Estadual dos Resíduos Sólidos Urbanos (CETESB, 2016), produziu-se 38.994,8 ton/dia de RSU no estado. Assim com base nesses dados é possível debater quais são os aterros que receberam a quantidade mínima de resíduos sólidos (> 200 ton/dia). Para que seja possível a comercialização de energia recuperada do aterro, como demonstrado no estudo de FREITAS e MAKIYA (2012).

Empregando-se a metodologia das autoras supracitadas e atualizando as informações, temos a seguinte relação com 26 aterros sanitários.

Tabela 1: Aterros do Estado de São Paulo que podem ser feita a recuperação de energética de biogás. Fonte: FREITAS e MAKIYA Adaptado.

De acordo com a Tabela 1 foram destinados 34.140,36 ton/dia aos 26 aterros sanitários. Esse montante de resíduos sólidos tem potencial de produção máxima de 6.113.524.319 m³/ano de biogás. Ainda por cima a geração de energia líquida a partir desse volume abasteceria cerca de 1.925.700 família/mês. Por exemplo isso equivale a população da cidade do Rio de Janeiro.

Agora você consegue avistar o potencial dos aterros sanitários na produção de energia a partir de biogás no estado? Que tal abranger esse estudo para o seu estado? Para aprofundarmos mais a nossa conversa sobre o tema entenda Como funciona um Aterro Sanitário.

Qual a viabilidade econômica do projeto de aproveitamento de gás de aterro no Brasil?

O Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), prevê a compra da eletricidade do biogás de aterro. Inesperadamente nenhum projeto foi apresentado devido ao preço não ser atrativo o suficiente, e também ao alto índice de nacionalização.

Todos os créditos de carbono gerados em projetos financiados pelo PROINFA são atribuídos à Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobrás. Esse fato certamente pesou na decisão dos empreendedores do setor. Apesar da viabilidade técnica, devem ser discutidas políticas de incentivo econômico visando melhorias, para viabilizar a implantação de novos projetos.

Portanto, construir um aterro sanitário com o objetivo principal de vender energia elétrica a partir do biogás é economicamente inviável. Dessa maneira, entende-se que o aproveitamento energético do gás de aterro deve ser encarado como uma atividade secundária ou complementar.

O modo ideal de gerar biogás a partir da matéria orgânica é com uso de biodigestores automatizados. Pois todo o processo é controlado a fim de evitar desperdícios, garantindo a eficiência e a lucratividade.

Acesse o artigo: Biodigestores – Princípio, tipos e viabilidade econômica e entre para um seleto grupo de empreendedores do setor. Aprenda como ganhar dinheiro com a geração de biogás no Brasil com projetos consolidados que são sucesso na Europa.

Vídeo Aula sobre Biogás de Aterro Sanitário

Vídeo Aula sobre Biogás de Aterro Sanitário

REFERÊNCIAS:

Artigo atualizado em 25 de maio de 2018, por André Luís Ferreira, Engenheiro Ambiental e Sanitarista.

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment