fevereiro 5, 2014
0
||||| 0 |||||
1231

Atividades Geradoras de Resíduos Sólidos

Atividades geradoras de resíduos sólidos

Quais atividades econômicas de uma cidade, que mais geram resíduos sólidos?

O que são os resíduos sólidos? O que é lixo? Quem são os geradores de resíduos sólidos? Quais as atividades geradoras de resíduos sólidos? Quais as responsabilidades dos geradores de resíduos? O que é um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)?

O lixo ainda é sem dúvida alguma um dos maiores problemas sociais da atualidade. São milhares de cidades e comunidades que ainda sofrem as consequências do descarte inadequado. Como resolver?

Se você gosta de vencer desafios e oferecer soluções onde muitos só reconhecem o problema, parabéns. Você é um empreendedor. Ser empreendedor independe de você ter uma empresa ou não neste momento. Significa que você tem prazer em vencer desafios e o mercado de resíduos precisa da sua capacidade. Mas como oferecer as melhores soluções? Como ser um agente que cumpre as leis, gera renda e trabalho e ainda consegue ganhar dinheiro com o lixo?

Já pensou em trabalhar nessa área? Esse é o sonho de muitas pessoas, porém nem todos conseguem. Você saberia responder quais atividades econômicas de uma cidade que mais geram resíduos? Não sabe? Talvez precise entender mais sobre o assunto. O motivo é o pouco entendimento sobre as necessidades do setor. você se importa com o meio ambiente e gostaria de ganhar dinheiro gerando emprego? É hora de conhecer mais sobre  Gerenciamento de Resíduos Sólidos para empresas do setor público e privado.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

O que é o gerenciamento de resíduos sólidos? O que é o manejo de resíduos sólidos? O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Conheça o caminho para se transformar em um profissional reconhecido

O que são os resíduos sólidos? O que é lixo?

Lixo é todo e qualquer material descartado por alguém que não reconhece seu valor. A partir do momento que você admite a possibilidade de valor no lixo, este passa a ser resíduo sólido. Ou seja, esse processo é puramente psicológico.

É de extrema importância despertar a consciência ambiental em todos os cidadãos de uma sociedade. Atividades escolares sobre resíduos sólidos costumam ser bastante eficientes para este fim.

Na figura abaixoé possível descrever os três conceitos. Você conseguiria identificá-los? Comente no final dessa postagem, o que é A,B e C.

Em que momento um produto vira resíduo?

Quem são os geradores de resíduos sólidos?

Toda atividade humana gera resíduos. Não importa se é uma atividade doméstica, escritório de advocacia ou indústria de alimentos. Isso inclui também todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde o design até o comercialização do produto.

Em qualquer país, o poder público é responsável pela Gestão de Resíduos. Para facilitar seu trabalho, este divide os geradores em Grandes e Pequenos Geradores de Resíduos Sólidos. O objetivo dessa divisão é para poder responsabilizar cada um pela destinação adequada do lixo produzido.

Quais as atividades geradoras de resíduos sólidos?

Entre as principais atividade geradores de resíduos sólidos temos as atividades industriais. Para fabricar um produto, é preciso obter matéria prima.  Quanto mais for necessário extrair da natureza, maior a quantidade de resíduos gerados. A embalagem do produto tem a função de proteger o mesmo para um transporte seguro. Quando o produto chega nas lojas, as primeiras embalagens são descartadas. Quando um consumidor compra, o produto é embalado novamente para seguir seu destino. Ao chegar no destino final, as embalagens são novamente descartadas.

Por gerar a maior quantidade de resíduos, os grandes geradores de resíduos sólidos precisam comprovar sua destinação adequada.

Quais as responsabilidades dos geradores de resíduos?

O setor público cria uma gestão de resíduos que identifica e responsabiliza os geradores. Os grandes geradores precisam comprovar a destinação do lixo através de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Enquanto isso, os pequenos geradores de resíduos devem cumprir suas obrigações estabelecidas no Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

O que é um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)?

No Brasil, a Lei 12.305/2010 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos exige PGRS de grandes geradores. Diversas regulamentações da CONAMA demonstram como deve ser feito o manejo de resíduos sólidos no país.

Grandes Geradores de Resíduos Sólidos devem elaborar um PGRS para obter o licenciamento ambiental. Esse trabalho consiste no levantamento, avaliação e mapeamento dos empreendimentos ou atividades mais significativos. Entre os principais pontos, podemos citar:

  • A abrangência se refere a área ocupada pela atividade que pode envolver mais de um município;
  • A expressão na economia é relevante ou, ainda,
  • Quando o impacto ambiental decorrente extrapola o âmbito local ou municipal de acordo com as vocações econômicas do Estado.

O objetivo deste levantamento é identificar os principais geradores de resíduos sólidos quanto à origem e quanto à periculosidade. Quanto à origem podem ser urbanos, comerciais e prestadores de serviços, resíduos dos serviços públicos de saneamento básico e industriais. Além disso temos resíduos de serviços de saúde, da construção civil, agrossilvopastoris, resíduos de serviços de transportes e de mineração. Quanto à periculosidade podem ser classificados em perigosos e não perigosos.

Um bom agente Ambiental se incomoda com rios cada vez mais poluídos, cidades com lixo nas ruas e pessoas desempregadas. Como o bom Gerenciamento de Resíduos Sólidos pode ajudar a construir um ambiente mais sustentável?

O que é o gerenciamento de resíduos sólidos? O que é o manejo de resíduos sólidos? O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Conheça o caminho para se transformar em um profissional reconhecido

Texto editado em 30 de agosto de 2018, pelo Gestor Ambiental Hilquias Sabino Barros.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment