Banco de dados sobre residuos solidos

Referente ao trabalho de elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Brasil, a recepção, encaminhamento de informações e toda Sistemática de organização das informações locais ou regionais é responsabilidade do titular dos serviços públicos. Os municípios, ou o consórcio intermunicipal, são obrigados a disponibilizar o PGIRS no SINIR, Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, além de, anualmente, disponibilizar informações sobre os resíduos sob sua esfera de competência.

A Gravimetria dos resíduos é fundamental para se entender qualquer atividade no setor de resíduos sólidos. O Portal resíduos Sólidos é o mais completo em análises gravimétricasO relacionamento do município ou consórcio público se dará tanto com o SINIR como com o SINIS, Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico, que constituirão Banco de dados sobre resíduos sólidos e procedimentos integrados. O PGIRS definirá a compatibilização da disposição legal com as peculiaridades, necessidades e capacidades locais, adotando as estratégias e metas necessárias.

A abordagem dada à questão no Plano de Gestão pode ser de avanço gradual e progressivo, prevendo-se os investimentos no tempo para a construção desta capacidade gerencial específica. Em um primeiro momento, para cumprimento estrito da previsão legal, prever-se:

  • encaminhamento do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ao SINIR, que deverá ser implantado até dezembro de 2012, sob coordenação do Ministério do Meio Ambeinte do Brasil – MMA;
  • recepção e análise dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de suas atualizações, rotina anual de renovação da informação (Sistema Declaratório) a cargo dos grandes geradores.
  • Em um segundo momento, um banco de dados informatizado pode ser implantado, agregando, além das informações já citadas:
  • sistematização e registro das informações coletadas no período da construção do diagnóstico para o Plano de Gestão;
  • inclusão dos dados referentes aos programas e ações implementados a partir da aprovação do plano (sobre recursos humanos, equipamentos, infraestrutura, custos, resultados etc.).

Através do curso de elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos você entende como o setor público pode arrecadar mais e investir mais no municípioAo final, em um processo mais sofisticado, prever-se, além dos itens anteriormente citados e de sua análise conjunta, a integração do banco de dados relativo aos resíduos sólidos, com bancos de dados de outras áreas da administração municipal ou do conjunto de municípios compromissados com um consórcio público:

Aprenda a quantificar e classificar os resíduos de acordo com a Lista Europeia dos Resíduos e da ABNT NBR 10004/2004.
  • informações sobre finanças (contribuintes, atividades econômicas, receitas e despesas, entre outras);
  • informações sobre habitação e obras (tipologia, eventos construtivos, geração de resíduos);
  • informações sobre o setor saúde (instalações, nível de ocupação, geração de resíduos);
  • informações sobre planejamento urbano (demandas para ampliação de serviços e outros aspectos).
Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)
Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)

A integração entre os diversos bancos de dados existentes pode ser atingida com maior facilidade pela estrutura única estabelecida em um Consórcio Público e, constituindo um Sistema de Informações Integrado é uma iniciativa estratégica para implementação progressiva de um serviço público eficiente. (Guia PGIRS – MMA)

A divulgação de informações sobre a gravimetria dos resíduos de um município, ou seja, a análise quantitativa e qualitativa dos resíduos, utilizando mecanismos de comunicação como a internet, possibilita que investidores identifiquem a quantidade de um determinado tipo de resíduo naquela cidade, como por exemplo plástico, ou vidro, papel, construção civil, … e se interesse em empreender no município. O empreendedor precisa no mínimo saber a quantidade e o tipo de resíduo para poder dimensionar a usina e escolher a tecnologia correta como mostrado no vídeo abaixo:

Para municípios que ainda têm dificuldade de fazer a gravimetria, o Portal Resíduos Sólidos oferece qualificação online e treinamento presencial para funcionários da prefeitura ou estudantes e interessados no tema.

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS deverá construir as diretrizes, estratégias, metas, programas e ações específicas para outros quesitos além dos resíduos propriamente ditos, atendendo ao conteúdo mínimo previsto na legislação federal e às necessidades impostas pelas peculiaridades e capacidades locais, Também nestes itens as diretrizes estabelecerão as linhas norteadoras e as estratégias os meios para sua implementação, definindo-se as ações e os programas para atingimento das metas eleitas, a serem compartilhadas com os agentes pertinentes a cada setor.

Conheça algumas dessas ações e programas específicos clicando nos itens abaixo:

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Reciclagem, Como reciclar papel, Reciclagem de papel, reciclagem de vidro, reciclagem do lixo, reciclagem de plástico, reciclagem com garrafa pet, lixeiras para reciclagem, tipo de reciclagem, reciclagem no brasil, reciclagem simbolo,
CORE 4P
Gleysson B. Machado

Reciclagem

Qual é o conceito de reciclagem de resíduos sólidos? Para que serve a reciclagem? Qual é a importância da reciclagem para o meio ambiente? Qual

veja Mais »