fbpx
julho 16, 2013
0
||||| 0 |||||
1591

Análise de viabilidade econômica de biodigestor alemão para uma cidade com 150 mil habitantes – Biodigestor em Rio Verde/Goiás

Como desenvolver um projeto de implantação de biodigestor para uma cidade como Rio Verde-Goiás? Como fazer uma Análise de viabilidade econômica de biodigestor alemão para uma cidade com 150 mil habitantes? Entenda agora

Você vive em uma cidade de tamanho médio. Gostaria muito de saber se há viabilidade para um projeto de tratamento de resíduos orgânicos. Porém ainda não conhece nenhum exemplo de viabilidade de um projeto. Essa falta de informações de qualidade têm impedido muitos projetos de acontecerem. Mas agora isso chega ao fim.

O potencial de projeto como este é ainda maior em cidades com o agronegócio desenvolvido. Neste caso, é possível combinar o tratamento de resíduos orgânicos urbanos e rurais. Além disso, cidades industrializadas têm uma enorme demanda por energia. Uma outra vertente importante para o projeto é a demanda por biofertilizantes.

Procuramos uma cidade no Brasil em 2013 que tenha essas características. Chegamos então à cidade de Rio Verde no Estado brasileiro de Goiás.

A cidade de Rio Verde em Goiás

Rio Verde é uma cidade de Goiás que segundo o IBGE em 2007 possuía uma população de 149.382 habitantes. No ano de 2010 o tamanho da população da cidade aumentou 15,1% e passou para 176.424 habitantes. Com uma economia fortemente baseada no agronegócio, tendo inclusive grandes nomes da indústria brasileira instalada na cidade, Rio Verde poderia se transformar em um exemplo de sustentabilidade ao fechar o ciclo produtivo e implantar tecnologias para o tratamento de resíduos sólidos.

comercio de reciclaveis, compra e venda de reciclaveis, reciclagem de residuos,

Curso EXCLUSIVO que revela todos os segredos sobre a compra e venda de recicláveis. Sua vida nunca mais será a mesma depois que descobrir isso.

Em especial o tratamento de resíduos sólidos orgânicos urbanos e rurais através da implantação de um biodigestor alemão poderiam levar a cidade a uma economia extrema no consumo de energia elétrica ou gás, ambos essenciais na economia da cidade que conta com grandes frigoríficos e indústrias agrícolas.

Além disso, o biodigestor é uma excelente oportunidade de negócio podendo atrair investidores da região, do Brasil e até mesmo de fora do Brasil.Contudo, para garantir investimentos no setor Rio Verde precisa de uma política clara para os resíduos sólidos que se manifesta através do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, este também é uma exigência do Ministério do Meio Ambiente brasileiro através da Política Nacional de Resíduos Sólidos como condição para que o município continue tendo acesso aos recursos do governo federal para o setor de resíduos sólidos.

Análise de Viabilidade Econômica do projeto de Biodigestor alemão para 150 mil habitantes

A alta viabilidade econômica do tratamento de resíduos sólidos orgânicos no município é comprovada através dos cálculos apresentados no vídeo abaixo onde faço várias considerações sobre a cidade, sua economia e estrutura assim como a quantidade de resíduos sólidos orgânicos estimados.

De acordo com cálculos preliminares feitos no ano de 2013, a implantação de um biodigestor na cidade de Rio Verde poderia dar uma renda bruta mensal ao investidor entre R$ 38 mil e incríveis quase R$ 200 mil. A completa viabilidade deste projeto pode ser definitivamente constatada através de um bom diagnóstico dos resíduos da cidade assim como de um Plano de Negócios.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

Como o Brasil é um país com um setor de agronegócio muito forte e inúmeras cidades brasileiras possuírem perfil semelhante ao de Rio Verde, O Brasil oferece oportunidade de grandes negócios para todos. A alta geração de resíduos orgânicos aliada a tecnologia quase nula de aproveitamento dos mesmos, atrai também investidores internacionais que só precisam de uma política clara para investir em qualquer cidade do país.

Assuntos relacionados

projeto de viabilidade economica pronto, viabilidade economica resumo, estudo de viabilidade economica e financeira pdf, planilha de viabilidade economica, estudo de viabilidade técnica e econômica de um projeto, exemplo de viabilidade de um projeto, livro viabilidade econômico-financeira de projetos pdf, exemplo de estudo de viabilidade de projeto.

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment