fbpx
julho 16, 2013
0
||||| 0 |||||
911

Biodigestor em Rio Verde /Goiás – Ciência e Tecnologia potencializam o desenvolvimento da cidade

Rio Verde é uma cidade de Goiás que segundo o IBGE em 2007 possuía uma população de 149.382 habitantes. No ano de 2010 o tamanho da população da cidade aumentou 15,1% e passou para 176.424 habitantes. Com uma economia fortemente baseada no agronegócio, tendo inclusive grandes nomes da indústria brasileira instalada na cidade, Rio Verde poderia se transformar em um exemplo de sustentabilidade ao fechar o ciclo produtivo e implantar tecnologias para o tratamento de resíduos sólidos.

Em especial o tratamento de resíduos sólidos orgânicos urbanos e rurais através da implantação de um biodigestor alemão poderiam levar a cidade a uma economia extrema no consumo de energia elétrica ou gás, ambos essenciais na economia da cidade que conta com grandes frigoríficos e indústrias agrícolas. Além disso, o biodigestor é uma excelente oportunidade de negócio podendo atrair investidores da região, do Brasil e até mesmo de fora do Brasil.

Contudo, para garantir investimentos no setor Rio Verde precisa de uma política clara para os resíduos sólidos que se manifesta através do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, este também é uma exigência do Ministério do Meio Ambiente brasileiro através da Política Nacional de Resíduos Sólidos como condição para que o município continue tendo acesso aos recursos do governo federal para o setor de resíduos sólidos.

A alta viabilidade econômica do tratamento de resíduos sólidos orgânicos no município é comprovada através dos cálculos apresentados no vídeo abaixo onde faço várias considerações sobre a cidade, sua economia e estrutura assim como a quantidade de resíduos sólidos orgânicos estimados. De acordo com meus cálculos preliminares, a implantação de um biodigestor na cidade de Rio Verde poderia dar uma renda bruta mensal ao investidor entre R$ 38 mil e incríveis quase R$ 200 mil.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

A completa viabilidade deste projeto pode ser definitivamente constatada através de um bom diagnóstico dos resíduos da cidade assim como de um Plano de Negócios.

Como o Brasil é um país com um setor de agronegócio muito forte e inúmeras cidades brasileiras possuírem perfil semelhante ao de Rio Verde, O Brasil oferece oportunidade de grandes negócios para todos. A alta geração de resíduos orgânicos aliada a tecnologia quase nula de aproveitamento dos mesmos, atrai também investidores internacionais que só precisam de uma política clara para investir em qualquer cidade do país.

Faça essas informações chegarem aos empresários de sua cidade clicando no botão +1 do Google logo abaixo.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment