fbpx
junho 6, 2013
1
||||| 0 |||||
718

Biodigestor Rural de Oyten-Alemanha

Como funciona um biodigestor rural? Como montar um projeto comercial com biodigestor rural? Como desenvolver projetos sustentáveis no agronegócio? Qual o segredo para se fazer um bom negócio com biodigestores? O Biodigestor Rural de Oyten-Alemanha nos mostra como resolver essas questões.

O formato atual dos negócios na agropecuária obedece um padrão enraizado e muitas vezes difícil de ser melhorado. Além disso, a logística e infraestrutura do transporte, a Infraestrutura de Armazenamento e o sistema tributário desafiam os produtores. Soluções integradas e baseadas em sustentabilidade foram o caminho adotado por países desenvolvidos para garantir lucratividade nos negócios.

Portal Resíduos Sólidos - www.portalresiduossolidos.com

Biodigestor de Oyten na Alemanha. A solução mais lucrativa para empresários do agronegócio em pequena escala. (Foto: Gleysson B. Machado)

Especialistas mostraram aos agricultores de Oyten na Alemanha que ao juntar os problemas individuais seria possível criar um grande negócio. Através de um biodigestor foi possível garantir o tratamento dos seus resíduos e a aquisição barata de biofertilizantes. Além de suprir toda sua demanda por energia, comercializam o excedente com uma empresa de floricultura local. A fórmula do sucesso foi dada por um especialista em negócios sustentáveis.

Seja um consultor especializado em PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES AUTOMATIZADOS

Atual cenário do agronegócio no mundo

Os empresários do agronegócio têm desafios muito parecidos em todo o mundo. A produtividade do agronegócio pode aumentar com o devido investimento em máquinas e ferramentas, automatização e tecnologia. Mas em alguns países, os problemas com logística e infraestrutura do transporte impedem de ser mais competitivo.

A estrutura de armazenagem precisa acompanhar o aumento e desenvolvimento da produção. Em países como o Brasil, há um déficit do sistema de armazenagem. Além disso, a tributação pode impedir que o agronegócio seja competitivo.

A solução pode vir através da integração da problemática, ou seja, o problema de um pode ser a solução de outro.

O Biodigestor rural de Oyten-Alemanha

O uso da tecnologia no campo permite melhor eficiência na produção. Isso significa que é possível produzir cada vez mais utilizando menos recursos. O resultado é um aumento significativo na lucratividade do empreendimento.

O Biodigestor rural de Oyten-Alemanha foi a solução ideal para 3 fazendeiros da região. Eles precisavam alimentar seus animais e baixar os custos com energia em suas propriedades. Os resíduos orgânicos gerados por suas atividades aliado ao cultivo de milho garantiram substrato suficiente para a geração de energia. O primeiro problema tinha sido superado. Agora toda a demanda por energia tinha custo de produção.

Os empresários do agronegócio têm desafios muito parecidos em todo o mundo. A produtividade do agronegócio pode aumentar com o devido investimento em máquinas e ferramentas, automatização e tecnologia. Mas em alguns países, os problemas com logística e infraestrutura do transporte impedem de ser mais competitivo.

Um sistema de logística próprio resolveu um outro problema de custo. Como os resíduos passaram a ser matéria prima, o custos com destinação de resíduos foram praticamente zerados.

Hoje o biodigestor representa um lucro significativo todos os 3 fazendeiros. O local escolhido para o projeto permite a venda de calor paraa uma propriedade vizinha especializada em floricultura. Eles usam o calor para regular a temperatura da estufa onde as flores são cultivadas.

Características do biodigestor

O Biodigestor rural de Oyten-Alemanha tem uma capacidade elétrica instalada de 500 kW. São 2 fermentadores alimentados por um tanque de dejetos animais e um grande silo de milho.

A legislação alemã não permite aplicação de biofertilizantes no solo durante 180 dias no ano. No inverno, o solo perde a capacidade de absorção de nutrientes e fica saturado de umidade. Dois tanques maiores que os fermentadores garantem o armazenamento de biofertilizantes durante este período.

Vista Aérea do Biodigestor de Oyten na Alemanha – Foto Google Maps

O biodigestor é totalmente automatizado. Um único funcionário trabalha uma vez a cada 2 ou 3 dias para alimentar o tanque de alimentação do fermentador.

Alimentação dos fermentadores

Toda biomassa que chega à central precisa ser pesada e devidamente controlada. Depois de depositado no tanque de alimentação do fermentador, a introdução do substrato funciona de maneira automatizada. Sensores instalados dentro de fermentador indicam a quantidade e o momento exato que o substrato deve ser introduzido no fermentador.

Sistema de segurança contra super produção de biogás

O Fackel é um sistema de segurança para os casos em motor/gerador não esteja em operação. Isso é muito útil em momentos de manutenção periódica da central. O fackel também pode consumir o biogás que eventualmente seja produzido em excesso nos fermentadores.

O biodigestor em Oyten é totalmente automatizado. Existe uma enorme eficiência de produção e garante maior lucratividade para empresários do agronegócio da região.

Aplicação deste modelo de negócio

O modelo de negócio do Biodigestor rural de Oyten-Alemanha pode ser utilizado em países com qualquer potencial no agronegócio. O fundamental aqui é a existência de dejetos em qualquer quantidade, a possibilidade de produção de substrato e demanda energética.

Seja um consultor especializado em PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES AUTOMATIZADOS

A partir deste cenário é adaptar  e dimensionar o projeto de acordo com os números apresentados pelo estudo prévio. O consultor deve ter a habilidade de combinar tipos e quantidade de substratos para suprir a totalidade da energia demandada.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre essa central

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

1 Comments

  • Maria Xavier
    2014-05-25 15:36

    Olá, gostaria de entrar em contacto com o colunista, o Sr Gleysson B Machado afim de obter alguma informação sobre o Biodigestor Rural de Oyten. Desde já muito agradecida

Add Comment