fbpx
junho 13, 2013
0
||||| 0 |||||
610

Biogás

O Biogás é, como o nome já diz, um gás que tem sua origem em decomposições da matéria orgânica que ocorrem na ausência de oxigênio. Os principais produtos resultantes dessa decomposição são o Metano, o Gás Carbônico e água.

Levando em consideração que existem milhares ou milhões de tipos de matéria orgânica (biomassa) na natureza e cada uma possui composição química diferente uma da outra, a concentração de cada um dos gases que compõem o biogás depende principalmente da matéria orgânica que sofre a decomposição e do meio onde isso acontece. Na maioria das vezes porém, as concentrações principais são dos gases metano e gás carbono.

O metano é um gás que se for liberado livremente na natureza, pode atingir a camada de ozônio tendo um impacto negativo 21 vezes pior do que o gás carbônico. Por isso a simples queima de metano já se caracteriza como um procedimento ambientalmente correto, sendo inclusive fomentada através de políticas que criaram o mercado de venda de créditos de carbono.

O valor energético do biogás depende da concentração de metano existente no mesmo. Um metro cúbico de mentano puro tem um conteúdo energético de 9,97 kWh. Com isso, 1 m³ de biogás que possui uma concentração de 60% de metano tem um conteúdo energético de 6 kWh e possui um conteúdo energético de aproximadamente 0,6 l de Óleo Combustível.

No setor de resíduos sólidos o biogás é uma importante fonte de receita para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos viabilizando em muitos casos projetos sem incentivos fiscais. As principais tecnologias para isso são os aterros sanitários que fazem o aproveitamento energético e os biodigestores.

O biogás pode ser comercializado tanto como fonte de calor para processos industrias como em forma de energia elétrica conseguida através da combustão em motores especiais.

Se o biogás dos resíduos sólidos orgânicos urbanos ou municipais e rurais do Brasil fosse aproveitado, certamente causaria um impacto significativo no setor energético brasileiro assim como no meio ambiente, haja visto que todo o metano poderia ser capturado. Porém da mesma forma que se sabe que é quase impossível alcançar 100% desse potencial não se deve também pensar que nada pode ser aproveitado.

Veja na tabela abaixo os principais componentes do biogás assim como suas concentrações mais frequentes:

composicao do biogas

Continue seu estudo sobre Gestão e Gerenciamento de resíduos sólidos clicando em uma das figuras do fluxograma abaixo.

#gliffydiagram(4624207,l)#

Gostou do tópico? Clique no botão +1 do Google logo abaixo

 

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment