junho 13, 2013
0
||||| 0 |||||
1251

Biogás

O Biogás é, como o nome já diz, um gás que tem sua origem em decomposições da matéria orgânica que ocorrem na ausência de oxigênio. Os principais produtos resultantes dessa decomposição são o Metano, o Gás Carbônico e água.

Levando em consideração que existem milhares ou milhões de tipos de matéria orgânica (biomassa) na natureza e cada uma possui composição química diferente uma da outra, a concentração de cada um dos gases que compõem o biogás depende principalmente da matéria orgânica que sofre a decomposição e do meio onde isso acontece. Na maioria das vezes porém, as concentrações principais são dos gases metano e gás carbono.

O metano é um gás que se for liberado livremente na natureza, pode atingir a camada de ozônio tendo um impacto negativo 21 vezes pior do que o gás carbônico. Por isso a simples queima de metano já se caracteriza como um procedimento ambientalmente correto, sendo inclusive fomentada através de políticas que criaram o mercado de venda de créditos de carbono.

O valor energético do biogás depende da concentração de metano existente no mesmo. Um metro cúbico de mentano puro tem um conteúdo energético de 9,97 kWh. Com isso, 1 m³ de biogás que possui uma concentração de 60% de metano tem um conteúdo energético de 6 kWh e possui um conteúdo energético de aproximadamente 0,6 l de Óleo Combustível.

No setor de resíduos sólidos o biogás é uma importante fonte de receita para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos viabilizando em muitos casos projetos sem incentivos fiscais. As principais tecnologias para isso são os aterros sanitários que fazem o aproveitamento energético e os biodigestores.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

O biogás pode ser comercializado tanto como fonte de calor para processos industrias como em forma de energia elétrica conseguida através da combustão em motores especiais.

Se o biogás dos resíduos sólidos orgânicos urbanos ou municipais e rurais do Brasil fosse aproveitado, certamente causaria um impacto significativo no setor energético brasileiro assim como no meio ambiente, haja visto que todo o metano poderia ser capturado. Porém da mesma forma que se sabe que é quase impossível alcançar 100% desse potencial não se deve também pensar que nada pode ser aproveitado.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment