A região do Médio Vale de Itajaí sai na frente para aproveitar as riquezas e benefícios com projetos autosustentáveis. Parcerias entre associações de municípios brasileiras e agencias internacionais de inovação e sustentabilidade prometem agitar o setor de resíduos sólidos no sul do Brasil.
Em sua busca pela sustentabilidade a AMMVI -Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – realiza sua 5° Fórum Regional de Resíduos Sólidos Urbanos do Médio Vale do Itajaí e 2º Seminário Brasileiro-Sueco sobre Gestão de Resíduos e Projeto Vinnova. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio de 2013 e contará inclusive com palestrantes suecos, sendo destacados como principal atracão do evento.
Segundo a AMMVI, pesquisadores suecos estiveram em janeiro de 2013 na região onde visitaram várias associações de catadores de material reciclável ou reutilizável alem de estudarem o potencial da região para o setor de resíduos sólidos.
“A Ammvi pretende usar a experiência de Borás, considerada a cidade mais limpa do mundo – para construir soluções para a realidade local e avançar mais rapidamente no sistema integrado e sustentável de gestão de resíduos”, observa. Segundo ela, na cidade sueca menos de 1% do que é descartado pela população é depositado em aterros sanitários, os outros 99% são reciclados ou transformados em energia elétrica ou gás natural.
