Ciclo de Vida do Produto

Ciclo de vida do produto

Conheça a importância da Análise do Ciclo de Vida do Produto para a reciclagem dos resíduos.

O que é Ciclo de Vida do Produto? Qual a importância do Ciclo de vida do Produto? Entenda a importância desse instrumento para a reciclagem dos resíduos.

Em alguns casos, a composição dos resíduos tem sido um problema para o seu tratamento ambientalmente correta. Em virtude disso, novos produtos estão sendo elaborados pensando no seu tratamento quando este, se transformar em resíduo. Neste sentido, processos como a reciclagem poderão ser beneficiados com a elaboração desses novos produtos.

Neste panorama, a análise do Ciclo de Vida do Produto apresenta-se como um dos principais instrumentos incentivadores a reciclagem. Acredita-se que com a implementação dessa responsabilidade aos fabricantes, aumente a eficiência dos processos da reciclagem.

Quer ampliar seus conhecimentos sobre os processos de reciclagem de resíduos? Então aproveite as oportunidade do mercado e veja COMO GANHAR DINHEIRO COM RESÍDUOS SÓLIDOS. Não perca mais tempo e venha se transformar em um profissional de referência do mercado.  

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

O que é o Ciclo de Vida do Produto?

Corresponde a análise de todo o processo de existência de um determinado produto. Para isso, é analisado desde a escolha da matéria prima até a disposição final do resíduo. De acordo com o Art. 3º e inciso IV da PNRS, Ciclo de Vida do Produto corresponde á uma:

“Série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final”.

Dentro desse conceito, é importante diferenciar a destinação final da disposição final de resíduos. Veja a definição desses conceitos segundo a PNRS, disponível no Título I do capítulo II da Lei 12.305/10:

Destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e o aproveitamento energético […].

Disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros […] de modo a evitar riscos à saúde pública, segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

Qual a importância do Ciclo de vida do Produto?

Ter consciência do ciclo de vida do produto é tão importante quanto o tratamento dos resíduos em si. Isso porque, na medida que técnicas de logística reversa são implantadas, pode-se reduzir significativamente a quantidade de resíduos gerados.

Entenda um pouco sobre ciclo de vida e potenciais de geração de renda com ele no vídeo abaixo:

A responsabilidade compartilhada prevista na PNRS diz que todos os geradores de resíduos tem que se responsabilizar por seu destino. Inclusive a questão de arcar com despesas e metodologias para resolver a questão do destinação final dada aos mesmos. Para muitos, esta questão é vista como um grande problema. Mas para empreendedores com visão, esta apresenta-se como uma ótima chance de investimento no setor.

Quer ampliar seus conhecimentos sobre o mercado de resíduos sólidos? Então aproveite as oportunidade do mercado e veja COMO GANHAR DINHEIRO COM RESÍDUOS SÓLIDOS. Não perca mais tempo e venha se transformar em um profissional de referência do mercado.

Texto editado em 10 de outubro de 2018, pelo Gestor Ambiental Hilquias Sabino Barros.

Palavras chave:Quais são as fases do ciclo de vida de um produto? O que é vida útil de um produto? O que é o CVP? O que é um ciclo de vida de um projeto? ciclo de vida do produto exemplos; ciclo de vida do produto 5 fases; ciclo de vida do produto marketing; ciclo de vida do produto pdf; ciclo de vida do produto introdução exemplos; ciclo de vida do produto coca cola; ciclo de vida do produto havaianas; ciclo de vida do produto ppt.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment