fbpx
maio 15, 2013
0
||||| 1 |||||
2203

Coleta Seletiva na Alemanha

A coleta seletiva consiste na separação dos resíduos na fonte onde os mesmo são gerados. O principal objetivo desse método é aumentar o volume de materiais recicláveis ou reaproveitáveis coletados, diminuindo o desperdício ocasionado muitas vezes pela dificuldade de separa-los depois que os mesmos seguem para sua destinação final.

Para que isso ocorra corretamente, se faz necessário oferecer meios de educação ambiental ao público envolvido, seja a população, os trabalhadores de uma firma ou o bairro de uma cidade.

Separar o lixo na fonte de geração só faz sentido se existir a possibilidade de aproveitar os resíduos separados, caso contrário, os resíduos separados podem ir parar em um aterro sanitário ou mesmo um lixão onde serão misturados novamente. Mesmo não havendo na própria cidade centrais para o tratamento desse lixo, os mesmo podem ser enviados a outras cidades para serem tratados.

O poder público pode subsidiar (dar uma forcinha financeira) no empreendimento caso o mesmo não seja financeiramente auto-sustentável. Com isso a administração pública ganha gerando empregos e fazendo inclusão social.

Na Alemanha surgiu uma lei que obrigava os fabricantes e os comerciantes a fazerem a coleta seletiva de garrafas plásticas de todas as espécies. No momento que surgiu a lei, muitos reclamaram. Mas logo apareceu uma solução muito interessante que gerou muito emprego e geração de renda para todos, se tornando um negócio bem lucrativo para quem investiu.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Algumas empresas criaram máquinas coletoras de garrafas plásticas. Essas máquinas conseguem identificar os objetos, aceitando alguns e recusando os que não são apropriados.

A rede de supermercados se organizou e compraram maquinas para coletar garrafas plásticas e latas de alumínio.

Entao, os clientes do supermercado pagam cerca de € 0,20 a mais pelas bebidas e quando trazem as garrafas ou latas de volta ao supermercado, colocam nas devidas máquinas para receberem seu dinheiro de volta. Recebem então um cupom que pode ser utilizado na compra de mercadorias neste supermercado ou trocado por dinheiro vivo. Dessa forma, as pessoas juntam as garrafas em casa e depois de um tempo, quando já se acumularam bastante garrafas elas levam para o supermercado para trocar.

Um fator interessante nesse sistema é que as pessoas que não ligam muito para isso, e jogam as garrafas fora, financiam o bem estar de pessoas mais pobres, que juntam essas garrafas para trocar nos supermercados.

O sucesso desse sistema foi tanto que se espalhou por toda a Alemanha e em muitos países da Europa.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

O valor agregado desse plástico é maior porque se trata de um material reciclável mais limpo.

Veja no vídeo como funciona

 

Gostou do tópico? clica no botão +1 do google e ajude adivulgar

Share this:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment