fbpx
junho 18, 2013
0
||||| 0 |||||
2299

Coleta Seletiva

Oportunidade de negócio com a coleta seletiva

Conheça os benefícios e as oportunidades de negócio que a coleta seletiva pode proporcionar a sua empresa ou município.

O que é coleta seletiva? Qual importância de separar os diferentes tipos de resíduos? Como facilitar a implantação da coleta seletiva? Qual a importância econômica da implantação da coleta seletiva em um município? Qual cidade que pode ser usada como modelo de implantação da coleta seletiva de papel? Como se tornar um profissional de sucesso na área de resíduos sólidos?

Você já deve ter ouvido muitas vezes, que lixo só traz problemas. Isso são pensamentos replicados por pessoas que desconhecem o verdadeiro valor do lixo. Quando bem gerenciado, o lixo pode ser transformado em uma rica fonte de dinheiro. Mas como fazer isso?

Primeiramente é preciso a implementação de instrumentos que garantam a viabilidade do negócio. Neste aspecto, a coleta seletiva apresenta-se como um dos principais instrumentos que pode garantir uma ótima lucratividade. Mas para isso, é necessário conhecer como o mercado está organizado e quais as melhores oportunidades de negócio.

Quer ser um profissional responsável em analisar o mercado e mostrar as viabilidades e oportunidades de negócio? Amplie seus conhecimentos com o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, e veja como desvendar os segredos de sucesso nesse mercado. Não perca mais tempo e aproveite todas as oportunidades que esse mercado tem a oferecer.

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

O que é coleta seletiva?

O termo é muito conhecido e utilizado das mais diferentes formas. Devido ainda existir interpretações equivocadas com o uso desse termo, merece uma atenção especial. No Brasil, o termo Coleta Seletiva é definido no Art. 3°, inciso V da Política Nacional de Resíduos Sólidos como:

“Coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição”.

Qual importância de separar os diferentes tipos de resíduos?

A separação dos resíduos conforme suas propriedades físicas tem o objetivo de melhorar o acesso aos diferentes tipo de resíduo. Com isso, agrega-se um maior valor aos resíduos quanto a sua destinados ao seu reuso ou a reciclagem. Quanto mais limpos e separados os resíduos, maior será o seu valor agregado, ou seja, o seu valor de mercado.

Apesar de ser uma prática muito boa, a coleta seletiva só faz sentido se houver processos de reaproveitamento dos resíduos. Para incentivar tal método, os municípios devem atrair indústrias de reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. Com a implantação desses empreendimentos na cidade, os gestores poderão justificar a separação de determinados resíduos pela população. Depois desse passo, o município deve empreender em uma forte campanha de educação ambiental para toda a população. Esta campanha deve ser intensiva e bastante abrangente atingindo escolas, empresas, associações, instituições, etc …

Como facilitar a implantação da coleta seletiva?

Para implantar a coleta seletiva nas residências, o governo municipal precisa oferecer alternativas que tornem possível a contribuição da população. A maneira mais eficaz testada por muitos municípios é através de lixeiras com cores diferentes e descrições em cada uma delas. A população então se encarrega de depositar o lixo corretamente dentro das lixeiras adequadas. A coleta de resíduos deve então ser adaptada para o fluxo de cada tipo de resíduo. Para alguns tipos de resíduos, a coleta poderá acontecer algumas vezes na semana ou até mesmo uma vez ao mês.

Qual a importância econômica da implantação da coleta seletiva em um município?

No Brasil a coleta seletiva pode funcionar como um motor de geração de emprego e renda para os Catadores. Assim como também para a população de baixa renda. Ao proporcionar uma fonte de renda a população, a economia do município também é beneficiada. Outro fator importante com a implantação da coleta seletiva na cidade, é a ajuda do Governo Federal. Municípios que desenvolverem sistemas de coleta seletiva integrando os catadores, normalmente possuem acesso mais facilitado a recursos da União.

Qual cidade que pode ser usada como modelo de implantação da coleta seletiva de papel?

Um exemplo de como o sistema de Coleta Seletiva deve ser implantado pode ser encontrado em uma cidade da Alemanha. Na cidade de Offenbach, a gestão pública municipal viabilizou o empreendimento de uma empresa de reciclagem de papel na cidade. Através de políticas específicas, incentivos fiscais e outros benefícios, a empresa foi instalada e alterou o sistema de coleta pública. Essa empresa além de fazer a reciclagem do papel é também responsável pela coleta seletiva deste tipo de resíduo na cidade. Assim, a prefeitura não precisou investir em mais veículos coletores para esta função. A viabilização deste projeto veio através de um bom Plano de Negócios que inclui taxas de coleta e tratamento de resíduos. Vale lembrar que esse sistema não é uniforme em toda a Alemanha. Assim como existem cidades que adotaram métodos diferentes, também existem cidades sem qualquer sistema de coleta seletiva.

Para entender melhor, veja o vídeo abaixo com a definição do conceito de Coleta Seletiva:

Entenda mais sobre os conceitos definidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira (Lei 12.305/2010) clicando nos itens da figura abaixo:

Como se tornar um profissional de sucesso na área de resíduos sólidos?

Quer ser um profissional responsável em analisar o mercado e mostrar as viabilidades de negócio? Amplie seus conhecimentos com o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, e veja como desvendar os segredos de sucesso nesse mercado. Não perca mais tempo e aproveite todas as oportunidades de negócio que esse mercado tem a oferecer.

Palavras chave:

Qual é o significado de coleta seletiva? Como deve ser feita a coleta seletiva?O que é e para que serve a coleta seletiva? Como é feita a coleta seletiva no Brasil? coleta seletiva e reciclagem; importância da coleta seletiva; coleta seletiva no brasil; o que é coleta seletiva de resíduos sólidos; benefícios da coleta seletiva; o que é coleta seletiva e quais são seus benefícios; coleta seletiva cores; coleta seletiva pdf.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment