fbpx
maio 5, 2013
0
||||| 2 |||||
10730

Como funcionam os biodigestores

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista em resíduos sólidos do mundo em língua portuguesa

Produção de biogás a partir de dejetos urbanos e rurais .

O que é biodigestão? Como funciona os biodigestores? Como melhorar a eficiência dos biodigestores?

Você já pensou em se tornar um empresário bem sucedido reconhecido internacionalmente? Que bom! Isso demonstra que possui sonhos altos e não tem medo de se arriscar. Agora, para se conseguir o sucesso é preciso superar alguns obstáculos. Por exemplo. No Brasil, os custos com energia elétrica tem sido um gargalo para muitos empreendimentos. O aumento nas tarifas de energia, estão entre as variáveis mais preocupantes no setor. Segundo dados do G1 NOTÍCIAS, entre os anos de 2014 a 2018, a alta acumulado poderá chegar aos 44%.

Como todo empreendedor possui espírito de investidor, investir nessas horas pode ser uma ótima opção. Que tal ampliar seus negócios em uma área muito promissora no Brasil? O que acha de crescer profissionalmente na produção de energia, geração de biofertilizantes e ampliar seus contatos no mundo dos negócios?   

Achou interessante? Então não perca tempo e aproveite as oportunidades de investir nessa área. Conheça o potencial dos BIODIGESTORES URBANOS NO BRASIL, e saiba como entrar nesse mercado altamente promissor.

Invista em biodigestores

Os maiores exemplos de sucesso com os biodigestores urbanos.

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

O que é biodigestão?

Biodigestão é um processo natural de degradação da matéria orgânica realizado por atividade biológica. Este processo pode ocorrer de forma aeróbia (presença do oxigênio) ou anaeróbica (ausência de oxigênio). Na ausência de oxigênio, toda a matéria orgânica é passiva de biodigestão.

Podemos dizer que a biodigestão é uma reciclagem natural, onde as moléculas maiores serão quebradas até se tornarem moléculas menores. Como resultado, é obtido na fase líquida o biofertilizante (rico em nutrientes) e na gasosa o metano (alto poder energético).

Como funciona os biodigestores?

O Biodigestor é formado principalmente por um coletor de biomassa, fermentador e um tanque de armazenamento. Depois de preparada no coletor de biomassa (Substrato), esse material segue diretamente para o fermentador. Esse, tem a função de acelerar o processo de biodigestão dando condições ideais para a ação bacteriana responsável pelo processo.

Na maioria dos casos (depende do substrato usado), esse material passa cerca de 40 dias dentro do fermentador. Depois disso temos o biogás e os biofertilizantes. O biogás pode ser queimado em motores especiais para a geração de energia térmica ou elétrica. O opção escolhida, depende basicamente da necessidade do cliente. Os biofertilizantes são muito ricos em minerais com baixa carga orgânica, sendo assim excelente para uso na agricultura.

Como melhorar a eficiência dos dos biodigestores?

Na fase gasosa temos o biogás, composto basicamente de gás Metano e Carbônico. Dependendo do tipo da biomassa (substrato) usada no processo de biodigestão, podemos ter maior ou menor geração de biogás. Essa variável também influencia nas diferentes concentrações de metano e gás carbônico, como também em gases contaminantes do biogás.

Cada processo técnico de biodigestores, possui uma eficiência específica. A biotecnologia empregado, é o que fará alcançar o máximo de produção do biogás, para os diferentes tipo de biomassa. Na fase líquida temos o biofertilizante de excelente qualidade que pode ser usado na agricultura. Rico em nutrientes, pode ser utilizado como fertilizante para solos.

“O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar” Adriana Araújo Leal

Agora que você sabe o que são biodigestores, já pensou em se tornar um empresário desse ramo no Brasil? Ainda tá com dúvidas? Para te ajudar a compreender melhor esse mercado no Brasil, conheça como trabalhar com os BIODIGESTORES URBANOS NO BRASIL. Não deixe sua insegurança interromper a construção da sua história de sucesso.

Investimento promissor no Brasil

Como trabalhar com biodigestores no Brasil?

Referências

G1 NOTÍCIAS. Conta de luz acumula alta média de 31,5% entre 2014 e 2017, diz estudo. Disponível:<https://g1.globo.com/economia/noticia/conta-de-luz-acumula-alta-media-de-315-entre-2014-e-2017-diz-estudo.ghtml>. Acesso: 26 de agosto de 2018.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment