Como implantar a coleta seletiva sem custos aos Municípios

Como atrair investidores para implantar a coleta seletiva na sua cidade
Conheça como implantar a coleta seletiva sem custos aos Municípios, com criação de emprego e renda para a população.

O que pode influenciar negativamente a escolha do tratamento do lixo? Qual o segredo para implantar um sistema de coleta seletiva? Como viabilizar a coleta seletiva em sua cidade?

Com a criação da PNRS, a coleta seletiva tornou-se um dos instrumento para o desenvolvimento sustentável. Porém, muitos gestores públicos ainda acreditam que a coleta seletiva só trará custos ao município. É preciso mudar esse pensamento ultrapassado sobre a coleta seletiva, mostrando que a situação é outra completamente diferente. Mas como viabilizar a coleta seletiva em sua cidade?

É necessário um olhar mais crítico sobre essa situação de forma que todos conheçam as alternativas viáveis de investimento nesse setor. Com investimentos cada vez maiores, o setor empresarial tem demonstrado que trabalhar com a reciclagem é altamente viável. Parcerias entre o setor público com o privado, apresentam-se como instrumento ideal para concretização de projetos com a coleta seletiva.

Mas como atrair investidores para atuar em seu município? É necessário conhecer as potencialidades do lixo produzido na sua cidade. Com a realização do DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), é possível reconhecer todas as oportunidades de negócios do seu município. Não perca mais tempo e seja você o profissional a criar negócios no seu município. Conheça mais sobre como se tornar um profissional de sucesso nesta área, acompanhando o restante da leitura desse texto.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

O que pode influenciar negativamente na escolha do tratamento do lixo?

A implantação da Coleta Seletiva tem sido tema de muita discussão no Brasil inteiro. Muitos prefeitos argumentam que será preciso investir muito em educação ambiental. Por mais que, se consiga ter um processo eficiente mesmo que isso possa demorar muitos anos. Com esses argumentos, prefeituras como São Bernardo do Campo defendem implantações de soluções técnicas incompatíveis com o desenvolvimento sustentável. Dentre algumas medidas adotadas está exclusão dos catadores de material reciclável e reutilizável do processo. Atitudes mal planejadas como esta, contrariam totalmente os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Com investimentos de mais de RS 600 milhões, a gestão pública do município quer implantar um incinerador de lixo. Em contrapartida, se recusa a pesquisar como outros países implementaram a coleta seletiva sem custo aos municípios. São inúmeros os benefícios quando se há um planejamento conforme os princípios da PNRS. Isso porque há geração de emprego, renda, respeito ao meio ambiente, investimentos em qualificação profissional e enfim, desenvolvimento sustentável.

Qual o segredo para implantar um sistema de coleta seletiva?

Buscando por alternativas de sucesso, vejamos como a Alemanha adotou a coleta seletiva de forma prática e objetiva. Com inteligência, esse sistema foi implantado na Alemanha e com pouco tempo obteve-se grandes resultados positivos.

Para uma melhor compreensão dos leitores do Portal Resíduos Sólidos, foi elaborado uma vídeo aula explicando a metodologia desse sistema. O vídeo é parte do conteúdo apresentado no curso de  “Elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”. O objetivo é mostrar como implementar esse sistema conforme as exigências da PNRS. Em vista disso, ainda conseguir diversos benefícios para o município e a população envolvida.

Por considerar o conteúdo muito importante para o Brasil inteiro, resolvi liberar o vídeo para que todos entendam como funciona. Com o propósito maior para população de baixa renda que ao entender o processo, poderá cobrar soluções das autoridades municipais.

Veja o vídeo:

Essa é uma informação que pode afetar positivamente a vida de muitos brasileiros, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Divulguem esse conhecimento nas redes sociais e mostrem que há soluções aplicáveis para o seu município. Pratiquem o direito de cidadão de vocês.

“A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído” Confúcio

Na sua opinião, você acha a implantação da Coleta Seletiva nos municípios brasileiros é obrigatória ou não? Veja a resposta do Ministério Público de Santa Catarina no vídeo abaixo:

O simples fato de divulgar essas informações, vai fazer com que ela chegue a quem interessa e pode fazer alguma coisa. Os Gestores Públicos.

Milhares de cursos no setores de meio ambiente no Portal Resíduos Sólidos
Com profissionalismo e motivação o curso vai construindo e customizando 30 peças de roupas, utilizando técnicas de costura e de artesanato e mostrando as possibilidades deste Mercado de Nicho de extremo potencial na área da Moda e da Sustentabilidade.

Como viabilizar a coleta seletiva em sua cidade?

Investir na coleta seletiva da sua cidade, significar incentivar a economia municipal com geração de emprego e renda para população. Mas para isso, é necessário inicialmente conhecer as potencialidades do município. Com a realização do DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), é possível reconhecer todas as oportunidades de negócios do seu município. Não perca mais tempo e seja você o profissional a criar negócios no seu município. Aproveite essa oportunidade e mude de vez sua vida profissional.

Palavras chave: projeto coleta seletiva municipal; coleta seletiva projeto implantação; projeto coleta seletiva pdf; implantar coleta seletiva na empresa; como implantar coleta seletiva na cidade; projeto coleta seletiva de lixo; coleta seletiva no brasil; coleta seletiva nas empresas.

Deixe um comentário

Não pare agora, continue lendo

Colunistas
Gleysson B. Machado

Blumenau em busca da sustentabilidade

A região do Médio Vale de Itajaí sai na frente para aproveitar as riquezas e benefícios com projetos autosustentáveis. Parcerias entre associações de municípios brasileiras e agencias internacionais de inovação e sustentabilidade prometem

veja Mais »
Economia Circular
Gleysson B. Machado

O mundo globalizado

O mundo globalizado é a sua realidade hoje em dia, mesmo que você não perceba. Quanto mais tempo você demorar para entender isso, mais você

veja Mais »