fbpx
novembro 11, 2013
0
||||| 0 |||||
258

Como inicializar um empreendimento no setor de resíduos sólidos

Muitos indicativos demonstram que o ano de 2014 promete bater recorde de investimentos voltados a Destinação Final Ambientalmente adequada de resíduos sólidos. A população brasileira apoiada pelo governo federal já deixaram claro que realmente pretendem investir pesado no desenvolvimento sustentável e assim, estimular a reciclagem dos mais diversos resíduos assim como a compostagem ou biodigestão dos resíduos orgânicos. Isso tudo com a inclusão dos catadores de material reciclável ou reutilizável e da população de baixa renda.

Mas Como inicializar um empreendimento no setor de resíduos sólidos? Como transformar uma ideia em um negocio?

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos Sólidos

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Para responder a essa pergunta, elaboramos um passo a passo que você pode ver abaixo:

1° – Informações preliminares

Procure saber se na sua cidade existe algo semelhante com a ideia que você pretende transformar em negócio. Caso positivo, tente descobrir como o empreendimento funciona e se esta gerando lucros. Se possível, visite o local para ter uma visão mais clara do que você quer.

Em se tratando de cidades, precisamos conhecer o mais exato possível sobre as potencialidades do negocio na região onde você pretende implantar. Para isso, nada melhor do que ter um diagnóstico dos resíduos sólidos da cidade como por exemplo o Estudo Gravimétrico exigido pelos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Veja no vídeo abaixo, a importância deste diagnóstico:

2° – Definição do Modelo de Negócios

Caso você tenha convicção que pode estar diante de um grande negócio, procure um consultor especializado para elaborar um Plano de Negócios. Com isso, você diminui significativamente o risco de investir em algo sem viabilidade econômica além de garantir um modelo de negócio que explore ao máximo o potencial de mercado do nicho que você quer investir. Nesta fase serão estudados:

  • A quantidade de resíduos que podem ser processadas diariamente;
  • A identificação da demanda no mercado local por produtos reciclados;
  • A identificação de demanda por possíveis produtos em cidades vizinhas ou mesmo no mercado internacional, principalmente no setor de reciclagem de plásticos;
  • Possíveis modelos de negócios e seus cálculos de viabilidade econômica.
  • Entre outros.

Os resultados desses estudos devem ser apresentados ao empreendedor interessado que poderá então escolher o modelo de negócios que acha ideal para então começar a concepção do projeto.

O Plano de negócios também é uma excelente oportunidade para analisar a capacidade técnica dos profissionais envolvidos em sua elaboração assim como a confiabilidade nos empreendedores principalmente no que se refere a fatores econômicos.

Problemas de entendimento nesta fase podem significar futuras dores de cabeça! No geral podemos dizer, nunca lamente se algo der errado nesta fase e suas relações de negócio acabarem. Com certeza poderia ser muito pior no futuro, onde as relações estariam mais complexas.

O Portal Resíduos Sólidos oferece esse tipo de serviço. Entre em contato por email sem compromisso para ter suas primeiras informações sobre a viabilidade do negócio

3° – Concepção do Projeto

A partir da identificação do modelo de negócio ideal, é hora de trabalhar na concepção do projeto. Nessa fase, será feito o planejamento prático de como o empreendimento deverá ser realizado. Entre os pontos mais importantes dessa fase, podemos citar:

  • Definição do Tipo de empresa a ser aberto;
  • Espaço mínimo necessário para a implantação do empreendimento;
  • Todo o maquinário necessário será identificado, inclusive com fabricantes e fornecedores e seus devidos custos;
  • Definição do treinamento de funcionários para a operação e manutenção do empreendimento;
  • Definição do quadro de funcionários, suas qualificações mínimas e treinamentos posteriores;
  • Planilha com investimento inicial exato e custo operacional;
  • Cálculos de movimentação financeira estimados para os próximos 3 anos;
  • Cronograma de construção do empreendimento;
  • Entre outros.

Este documento deve ser escrito observando-se sua destinação posterior, ou seja, caso o empreendimento seja financiado por alguma intuição financeira, deve-se observar os critérios dos documentos exigidos por esta instituição e adaptar o projeto para tal fim.

4° – Construção do empreendimento

A construção do empreendimento deve seguir a concepção do negócio trabalhada no ponto 3° deste tópico. Qualquer desvio do planejamento inicial deve ser devidamente protocolada em anexo ao documento inicial.

Para os consultores é importante saber que cada uma dessas fases pode ser contratada de forma independente uma da outra, contudo isso depende da negociação a ser feita entre os profissionais da área e os empreendedores.

Mesmo nos casos em que os empreendedores sejam os próprios profissionais da área, é aconselhável seguir essa linha de pensamento.

Para entender melhor como inicializar um empreendimento no setor de resíduos sólidos, clique em uma das figuras do diagrama abaixo:

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment