fbpx
setembro 14, 2013
0
||||| 0 |||||
539

Como será o futuro do Brasil se a Politica Nacional de Resíduos Sólidos der certo

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é com certeza muito inovadora para o país. Essa Política estabelece novos conceitos e atitudes, o que causa muito espanto em muitos.

Um dos pontos mais felizes da Lei 12.305/10 é sem dúvida encontrado em seu Art. 9° que estabelece a ordem de prioridade no gerenciamento dos resíduos na seguinte forma:

Não Geração, Redução, reutilização, Reciclagem, Tratamento e Disposição Final Ambientalmente adequada dos Resíduos Sólidos.

Essa ordem de prioridade foi retirada da experiencia de outros países como por exemplo a Alemanha e se é assim, então podemos ver na Alemanha como será o futuro do Brasil se a Politica Nacional de Resíduos Sólidos der certo.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosApesar de ser inovadora no Brasil, esses princípios já são conhecidos e aplicados no velho continente europeu, em especial nos países do centro e do norte da Europa. A Alemanha ocupa um papel de destaque na implementação desse novo conceito de lidar com o meio ambiente, tentando economizar os recursos naturais ao máximo aumentando a eficiência no uso dos mesmos. São vários os programas de Não Geração de Resíduos encontrados nas cidades alemães. Esses programas tem um impacto significativo na economia dos recursos financeiros necessários para o setor. Entre as medidas mais encontradas nesse sentido, vemos a cobrança das cidades para que as empresas invistam em qualificação profissional de seus funcionários e programas de eficiência no uso de matéria prima. Como as empresas pagam impostos em função da quantidade de lixo que geram, quanto menos lixo gerar, menos vão ter que pagar.

comercio de reciclaveis, compra e venda de reciclaveis, reciclagem de residuos,

Curso EXCLUSIVO que revela todos os segredos sobre a compra e venda de recicláveis. Sua vida nunca mais será a mesma depois que descobrir isso.

Na cidade de Bremen, onde o Portal Resíduos Sólidos organizou com sucesso uma excursão técnica e visitou diversas centrais, podemos constatar o grande negócio e geração de emprego no gerenciamento de resíduos.

O sistema de coleta seletiva está presente em toda a cidade. Várias empresas reciclam os mais variados tipos de resíduos e cada uma delas possui o seu próprio sistema de coleta. O restante do lixo é então coletado pela empresa Entsorgung Nord (ENO), uma empresa do grupo Nehlsen do qual visitamos algumas centrais.

Os resíduos que não foram separados em sua fonte são levados até a usina de triagem de embalagens semiautomática da empresa Nehlsen. Nessa central os resíduos são separados em função de seu tamanho e depois do seu tipo. A partir da central de triagem, os resíduos seguem então para a reciclagem ou para a usina de queima de lixo.

No aterro sanitário é proibido receber resíduos sólidos orgânicos e recicláveis. O restante dos resíduos é dividido em três categorias de acordo com sua periculosidade. As taxas para a disposição de resíduos no aterro varia de € 20 a 120, de acordo com a categoria de periculosidade. Para se ter uma ideia, os as cinzas resultantes da usina de queima de lixo da cidade são os resíduos mais caros para a disposição final. Pagam € 120 por cada tonelada. O resultado disso é um aterro sanitário recebendo menos de 7% dos resíudos gerados na cidade de Bremen e arredores, sem cheiro e com vida útil prolongada.

O sistema de gerenciamento de resíduos na cidade é um sucesso que já é exportado para outros países da Europa e até mesmo da África, como é o caso de Angola. “Ainda existe um enorme potencial de crescimento dos negócios dentro da Europa” diz a Sra. Wagner, representante da empresa Nehlsen. Isso demonstra que a Alemanha percebeu o potencial de geração de renda no setor e tem como estratégia, ter ciência moderna para explorar todo o mercado europeu, que ainda necessita de investimentos em inúmeros países. No momento, o setor de resíduos sólidos é um dos que mais crescem e geram lucros dentro da Europa.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

Diferente da Alemanha, o Brasil é um país que talvez ofereça até mais lucratividade. Isso se observa pelo seu grande potencial agropecuário e a gigantesca necessidade de investimentos em todo o país. Como o desenvolvimento sustentável e a economia circular são ciências relativamente novas no mundo, existem oportunidades de lucratividade em praticamente todos os continentes. Podemos dizer tranquilamente que a demanda por soluções no planeta é muito maior que a oferta.

Nesse sentido, existe uma espécie de concorrência entre os países que buscam soluções. Todos estão interessados em investimentos do exterior, porém, somente os países que possuem políticas claras atraem realmente grandes investidores.

Visto como um grande problema por inúmeros gestores municipais no Brasil, a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS é na verdade um oportunidade de se criar um sistema atraente para esses investidores sejam brasileiros ou não. Ao seguir exatamente o que recomenda a PNRS, esses municípios passam a estar na mira de grandes empresas investidoras. Em casos extremos, todo o investimento necessário para o correto gerenciamento de resíduos pode vir dessas empresas, não causando nenhuma necessidade de investimento por parte dos municípios. Nestes casos, há de se observar que a prefeitura não pague taxas absurdas para tais empresas.

A elaboração dos PMGIRS é porem um processo complexo que exige alta qualificação por parte de quem esta elaborando. Percebendo isso, o Portal Resíduos Sólidos – PRS reúne profissionais do Brasil e do Exterior e oferece cursos de qualificação para consultores, funcionários públicos e interessados neste tipo de trabalho. Neste sentido, o curso de Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos é muito importante para se ter a noção exata do plano. Quem faz o curso, termina com o esqueleto do Plano que deverá então ser preenchido de acordo com o diagnóstico legal, financeiro e gravimétrico local. As pessoas ou empresas que fazem este curso, também podem se tornar parceiras do PRS, trabalhando em conjunto na aplicação de metodologias e tecnologias modernas para o setor.

A melhor maneira de identificar o modelo de negócio ideal com viabilidade econômica é através da elaboração de um Plano de Negócios especifico por profissionais competentes. O Portal Resíduos Sólidos oferece esse serviço para os mais diversos negócios do setor de resíduos. Para saber mais, entre em contato por email ([email protected]).

Gostou do tópico? Então clique no botão +1 do Google logo abaixo

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment