fbpx
maio 22, 2013

Continuidade do I Seminário de Apoio aos Municípios para elaboração de PMGIRS PMSB

Diretamente do Hangar Centro de Convenções da Amazônia estamos dando continuidade a cobertura do o I Seminário de Apoio aos Municípios para Elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS e Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB do Estado do Pará. Iniciando hoje pela manha com a I Oficina intitulada Diretrizes, procedimentos e atividade necessárias para a instituição do PMGIRS de acordo com a Lei 12.305/2010 e Programa do Governo do Estado do Pará em que o Profº Dr. Fernando Norat  explicou a  metodologia de apoio aos municípios divididas em etapas com responsabilidades dos municípios e dos técnicos da UFPA, sendo este último com orientador dos municípios para elaboração dos seus planos.

Em seguida deu-se inicio a segunda oficina do dia sobre o Diagnostico da situação atual do manejo e controle de resíduos sólidos no município, com a Profª Drª Maria Valdivea Costa Norat.

O curso de elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos oferecido pelo Portal Resíduos Sólidos é o curso mais completo do mercadoDestaque aqui para importância da realização do Diagnostico por parte do município, ou seja, a Universidade não fará o Diagnostico dos Resíduos Sólidos gerados nos municípios do Estado ou daqueles que aderiam ao Programa Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Mais uma vez o município é que dará conta da parte que acho a mais importante do Plano que é o Diagnóstico.

Bom, agora eu me pergunto, como um município que não possui em seu quadro de recursos humanos, pessoal capacitado poderá fazer a análise gravimétrica dos resíduos?

Como fazer o levantamento planialtimétrico ou a escolha do melhor local para implantação de um aterro sanitário sem um Engenheiro Ambiental ou Sanitarista ou mesmo um Geólogo ou técnico em Agrimensura, como?

comercio de reciclaveis, compra e venda de reciclaveis, reciclagem de residuos, Curso EXCLUSIVO que revela todos os segredos sobre a compra e venda de recicláveis. Sua vida nunca mais será a mesma depois que descobrir isso.

Sem entrar no mérito que depois disso tudo, seja qual for a forma de destinação ambientalmente adequada dos resíduos no município, este deverá e é passível de Licenciamento Ambiental.

Portanto, acredito que ainda estamos a passos de tartarugas neste quesito. Ainda falta pessoal capacitado nas prefeituras para elaboração dos planos tanto de Residuos Sólidos quanto de saneamento. Não desmerecendo aqueles que já possuem, mas ainda temos um déficit muito grande de pessoal nas prefeituras de quase todos os municipios do Estado do Pará capacitados para tal.

Após o almoço, foi apresentado o termo de adesão ao Programa de Apoio aos Municípios para Elaboração de Planos Municipais de Saneamento e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Além do termo de referência do programa, que contém as diretrizes do Programa.

Apresentado também a equipe da SEIDURB e da UFPA responsável pelo acompanhamento, dividindo a equipe por Região de Integração do Estado.

Ressalta-se aqui que esta equipe não irá nos municípios fazer o levantamento, muito menos ensinará como fazer, por exemplo, a análise gravimétrica dos resíduos.

A maioria das perguntas da plateia foi direcionada a esta falta de pessoal capacitado.

O Profº Paulo Norat tentou responder que o Programa do Governo do Estado é de dar apoio e não de elaborar o Plano, sendo de competência de cada município realiza-lo. Tratou ainda da Definição das alternativas de projetos, programas e responsabilidades, cronograma com objetivos e metas de investimento.

E para finalizar o I Seminário foram respondidos alguns questionários sobre a oficina e o evento. Além da adesão voluntária dos municípios ao Programa Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Nosso comprometimento em participar do evento e informar a vocês, por meio deste Portal, o que está ocorrendo chegou ao fim.

Mas calma, calma, não acabou. Estaremos de olho no desenrolar dessa história.

Até breve.

Share this:
Tags:

About Paula Pinheiro

Paula Pinheiro

  • Email

Add Comment