fbpx
agosto 10, 2018
||||| 0 |||||
209

Debate da Band revela candidatos sem propostas ambientais para as eleições 2018 no Brasil

Portal Resíduos Sólidos é o mais especializado no setor em lingua portuguesa

Debate da Band revela que candidatos a presidência do brasil em 2018 não trazem propostas para o meio ambiente

Desde a sanção da Lei 12.305/2010 o Brasil vive um dilema: Como implementar uma política ambiental que transforme o país em uma economia forte e sustentável? Milhares de gestores públicos gastam um tempo enorme para apresentar desculpas. Pouquíssimos apresentam soluções. Mesmo assim, a maior parte das soluções apresentadas são insatisfatórias. Infelizmente o Debate da Band revela candidatos sem propostas ambientais para as eleições 2018 no Brasil. Qual o motivo?

A grande maior parte da sociedade brasileira enfrenta algum tipo de problema devido a destinação inadequada de lixo. Seja por pontos de acúmulo de lixo nas ruas ou por água contaminada de chorume. Os problemas se estendem também às questões sociais, onde o setor de resíduos pode gerar muitos empregos. Por que a maior parte das pessoas não consegue enxergar valor no lixo?

Em países desenvolvidos, o setor de resíduos é utilizado para diminuir os problemas sociais. Na recicladora de eletroeletrônicos de Frankfurt/M na Alemanha, depois de se 1h de qualificação, qualquer um pode trabalhar.

O que falta no conceito de Esquerda e Direita?

As eleições presidenciais no Brasil de 2018 estão altamente politizadas. Influenciados pela grande mídia brasileira, o povo se divide basicamente em esquerda e direita. A idéia é tratar das questões econômicas e das questões sociais. Dessa forma, a sociedade se preocupa somente em desenvolver a economia para tratar problemas sociais, como o desemprego. Nesse conceito o meio ambiente não entra como uma questão tão relevante, se torna opcional. O Brasil repete um vício maldito de outros países ao pensar e agir dessa forma.

Em países como a China, a economia foi fortemente estimulada, com isso gerou-se milhões de empregos. Como não havia uma regulamentação específico para o meio ambiente, este foi esquecido. Hoje a China é um dos maiores poluidores do mundo e a população em geral precisa conviver com gases tóxicos. Em 2014, o Ministério chinês da Proteção Ambiental publicou uma nota que mostrava Pequim como uma das cidades mais poluídas do mundo (UOL).

O Portal Resíduos Sólidos é site mais especializado no setor de resíduos da língua portuguesa

Pequim é uma das cidades mais poluídas do mundo. Para muitos é imprescindível sair as ruas com uma máscara bucal para se proteger da poluição do ar

Professor Amarildo Ferrari

Você aprenderá sobre A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Acondicionamento e tipos de Resíduos, Tratamento e disposição final dos Resíduos, A logística reversa e a Situação dos resíduos sólidos no Brasil

Como entender o desenvolvimento sustentável como conceito político?

O desenvolvimento sustentável considera igualmente as questões econômicas, sociais e ambientais. Nesse sentido, para um projeto ser aprovado, não basta somente gerar lucro e emprego, é necessário respeitar o meio ambiente. Como um dos maiores problemas ambientais da humanidade é a geração de lixo, o Gerenciamento de Resíduos é essencial.

O Brasil assinou inúmeros termos internacionais se comprometendo com as questões ambientais. Muitas vezes até, o Governo brasileiro libera recursos financeiros para projetos ambientais incríveis. No Debate da Band realizado no dia 09.08.2018 isso não foi manifestado. Pelo contrário, neste debate existiam candidatos defendendo a exploração e entrega da Amazônia, a maior riqueza do Brasil.

Mas de quem é a responsabilidade pela implementação de políticas ambientais?

Para alívio de muitos, no Brasil existe uma grande consciência ambiental. Isso é um fator decisivo para a mudança. Como as Leis já existem, restam agora serem cumpridas. Aqui começam os desafios para os novos e inovadores profissionais. Se a Lei existe, então um povo consciente consegue implementá-la. O mais difícil é aprovar a Lei.

Para trabalhar nesse sentido é preciso estar devidamente qualificado. As oportunidades são incríveis para quem conhece a legislação, tecnologias e sabe transformar problemas em negócios. Entre os principais geradores de oportunidades em gerenciamento de resíduos podemos citar o comércio e a indústria em geral.

Desafio rápido: Procure um de nossos cursos e se imagine qualificado naquela área. Você acha que teria melhores chances no mercado de resíduos sólidos?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email