fbpx
abril 28, 2020
||||| 0 |||||
203

DESCUBRA O SEGREDO PARA A VIABILIDADE DE NEGÓCIOS COM RESÍDUOS SÓLIDOS

O que você precisa saber sobre Legislação Global de resíduos sólidos? Como saber a melhor forma de tratamento de resíduos? Como funciona o mercado de resíduos sólidos? Como oferecer viabilidade econômica de um projeto em resíduos?

Mesmo com a proibição decretada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, muitos lixões perduram em vários municípios do Brasil.  Essa situação expõe as falhas na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. A gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos caminham em passos lentos, nos 5.570 municípios e no Distrito Federal. 

Essa situação colocou o Brasil na  56ª posição do ranking, dentre os 156 países mais sustentáveis do mundo. Dados que foram divulgados em 2018, pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Diante dos impactos causados pela disposição inadequada dos resíduos sólidos percebe-se a contribuição dos mesmos para o alcance desse resultado.

Promulgada em 2010, a PNRS ainda não foi o suficiente para eliminar o passivo ambiental causado pelos resíduos sólidos. Fato intrigante devido a qualidade dos instrumentos legais instituídos pela PNRS. A Lei 12.305/2010 é reconhecida por muitos especialistas da área ambiental como Lei de primeiro mundo. 

Portanto, é garantido que, a implementação adequada da PNRS elevará o Brasil ao nível dos países europeus. Posicionará o país no topo do ranking dos países mais sustentáveis do mundo. O país eliminará os lixões a céu aberto e reduzirá a quantidade de aterros sanitários. Os recursos naturais serão preservados. Elevará o nível de qualidade de vida e saúde da população. Fortalecerá a economia através da geração de emprego e renda por meio da indústria da reciclagem. Enfim, os problemas ocasionados pelos resíduos sólidos serão resolvidos e o meio ambiente preservado!!! Consegue visualizar tudo isso? Parece um sonho não é mesmo? Pode até ser, mas é um sonho que pode se tornar realidade!

Então, o que estamos esperando para realizar esse sonho? Para atender uma lei de primeiro mundo é preciso soluções e profissionais de primeiro mundo. Para atender a essa demanda, estão sendo formados profissionais capacitados tecnicamente e conhecedores da Legislação Global dos Resíduos Sólidos.

Profissionais estão sendo preparados para atuarem até mesmo no mercado internacional. Capacitados para identificar as soluções adequadas para cada tipo de resíduo. Preparados para reconhecer as oportunidades de negócio em cada segmento do mercado. Seja por aumentar a vida útil de um aterro sanitário ou implantar a coleta seletiva. Incentivar a reutilização de materiais ou diminuir os custos operacionais. Profissionais especializados em desenvolver plano de negócios e estudos de viabilidade econômica para o mercado de resíduos sólidos.

Essas são apenas algumas informações sobre o mercado de resíduos sólidos. Esse artigo serve para nortear o trabalho desse profissional.

O que você precisa saber sobre Legislação Global de resíduos sólidos?

É através da legislação que os países estabelecem seus instrumentos legais para executarem a gestão e o gerenciamento de seus resíduos. A legislação determina o conjunto de regras que definem as tecnologias e os procedimentos que podem ou não ser utilizados. Isso significa que a política vai definir o tom do mercado. 

 O gerenciamento de resíduos sólidos é um trabalho pragmático. Não adianta fazer planos complexos para o tratamento dos resíduos, sem que haja tecnologias ou permissão para isso. Portanto, é imprescindível que, além do conhecimento técnico, o profissional de gerenciamento de resíduos entenda muito sobre legislação.

O objetivo da legislação ambiental é fomentar o TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE. Quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos é atendida, a sociedade encontra o ponto de equilíbrio ambiental. Isso significa que os aspectos sociais, econômicos e ambientais são atendidos. 

Como saber a melhor forma de tratamento de resíduos?

A melhor forma de tratamento de resíduos sólidos está explícita na legislação ambiental de cada país. Os gestores públicos brasileiros buscaram nos exemplos de sucesso de outros países as bases para a elaboração da nossa PNRS. 

O Artigo 9º da Lei 12.305/2010 estabelece uma ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos. Começando pela não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e finalizando com  disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Note que o último item é a disposição final. A lei não permite que os materiais que podem ser reutilizados sejam encaminhados para o aterro sanitário. Sabendo que o tratamento de resíduos tem prioridade em relação à disposição final, o profissional deve buscar alternativas lícitas. Se a lei proíbe incineração, por exemplo, o empreendedor jamais deve cogitar utilizá-la, ou terá fracasso nos negócios. 

Como funciona o mercado de resíduos sólidos? 

O  mercado de resíduos se divide em 4 setores. Há o setor de ciência, que é a inteligência do mercado. Nele são desenvolvidas tecnologias de tratamento de resíduos. Há o mercado de reaproveitamento de resíduos, que abrange o comércio de materiais usados. Outro setor do mercado é coleta e transporte, responsável pela coleta e destinação de resíduos. Há também o mercado de usinas de destinação, que investe na fase posterior à coleta.

Considerando esses 4 setores do mercado de resíduos, podemos ver que há uma infinidade de oportunidades. Cada área tem o seu conhecimento específico e todas se complementam. Quem tem habilidade para vendas, trabalha no comércio de recicláveis. Os engenheiros trabalharão com as máquinas. Cada um desempenhando a sua função para levar o desenvolvimento sustentável para as cidades.

Há muitas pessoas se qualificando para dar consultoria na área de resíduos. A gestão e o gerenciamento desses materiais são a porta de entrada para vários tipos de negócios. Esse tipo de profissional é qualificado para trabalhar em qualquer parte do mundo, porque possui conhecimento na legislação europeia. O Virapuru Training Center é responsável por formar os melhores profissionais do mercado.

Um exemplo de qualificação de sucesso é o nosso aluno Marcos Medeiros, Com a promulgação da Lei Distrital 5.610/2016 de Brasília, o Colégio Militar  onde ele lecionava tornou-se responsável pelos resíduos gerados,  Marcos foi surpreendido e indicado para gerir essa obrigação. Nesse momento ele buscou a capacitação para cumprir as legislações ambientais e elaborou um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Graças ao conhecimento adquirido pelo Virapuru Training Center, Marcos ultrapassou barreiras. Hoje é um empreendedor no Mercado de Resíduos Sólidos.

Como oferecer viabilidade econômica de um projeto em resíduos?

A viabilidade econômica de um projeto de resíduos depende de vários fatores. Além da legislação, é preciso avaliar o contexto em que o município está inserido. Qual é a composição e quantidade dos resíduos gerados? Existem usinas de reciclagem e tratamento suficientes?

O profissional capaz de elaborar estudos de viabilidade econômica de um projeto de resíduos precisa saber fazer negócios e análise gravimétrica. Os dados quantitativos e qualitativos de resíduos irão servir para dimensionar a usina. A capacidade de negociação servirá para avaliar os preços do mercado de resíduos e obter lucro.

Se o profissional não for capaz de fazer uma análise gravimétrica de qualidade, os investidores interessados no projeto terão prejuízo. O mercado de resíduos sólidos é estável e lucrativo para quem souber lidar com ele. Por isso, o segredo para ter sucesso em qualquer projeto, é conhecimento

A Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos é uma ferramenta eficiente. Traz benefícios ao meio ambiente, à saúde pública e à economia do país. Que profissional está habilitado para destinar, de forma ambientalmente adequada, todos os tipos de resíduos? Seja você a solução que as cidade brasileiras e os empreendimentos locais estão precisando!

 

 

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Website
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email