fbpx
maio 26, 2014
0
||||| 3 |||||
11612

Destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos

Destinação ambientalmente correta

Conheça como realizar a destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos e torne-se um profissional de excelência.

O que é destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos? Que fatores influenciam na definição desse termo? Conheça todas as definições do setor de resíduos e torne-se um profissional de excelência.

A geração de resíduos sempre esteve presente em todas as atividades realizadas pelo homem. Devido a um maior contingente populacional, a geração de lixo tem aumentado cada vez mais, gerando sérios impactos ambientais. A legislação brasileira é clara sobre os procedimentos legais ao se tratar do descarte do lixo. É preciso que ao descartar os resíduos, o mesmo receba uma destinação final ambientalmente correta. Este é um dos passos necessários para alcançar o comprometimento sustentável.

Mas como geralmente não existe uma homogeneidade de resíduos, como escolher o melhor modelo de destinação final? Neste caso, é necessário conhecer o tipo de resíduos gerado e as tecnologias disponíveis na região. Profissionais do setor asseguram solucionar esse problema elevando o nível de sustentabilidade da empresa. Quer se profissionalizar na área com maior tendência de crescimento profissional?  

Conheça de forma prática e interativa todas as possibilidades de destinação de resíduos, no TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Neste treinamento você aprenderá muito mais do que conceitos. Você se tornará um profissional de excelência com reconhecimento internacional.     

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

O que é destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos?

A partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos o destino do lixo no Brasil passou a ter uma maior importância.  A legislação brasileira determina penalidades para quem descumprir a lei. Agora, os responsáveis pela má destinação de resíduos poderão pagar multas e até penas de reclusão de até 3 anos. Mas você sabe exatamente o que significa uma destinação correta de resíduos? Segundo a PNRS brasileira, em seu artigo 3° e inciso VII, destinação final ambientalmente adequada é definida da seguinte forma:

“Destinação de resíduos que inclui a reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações. Estas deverão ser admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final. Para isso, deverá ser observando normas operacionais específicas para evitar danos ou riscos à saúde pública. Como também à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos”

A primeira coisa que se deve entender nesta definição é que só pode haver destinação para resíduos que foram gerados. A partir da geração o resíduo pode tomar diversos caminhos, sejam eles a reciclagem, a incineração, a compostagem, dentre outros. Para limitar mais o uso do termo “destinação”, foi acrescido então o termo “final”, eliminando assim o trânsito infinito desses resíduos.

Ao acrescentar também o termo “ambientalmente adequado”, o conceito começa a abranger legislações vigentes no país, neste caso o Brasil. A Lei 12.305/2010 e o Decreto 7.404/2010, são as legislações mais importantes do setor no país. A Destinação Final Ambientalmente Adequada de resíduos engloba processos que vão da reutilização até a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos. Vale lembrar que a reutilização de resíduos possuem uma vida útil e não é possível mantê-las em trânsito infinitamente.

Que fatores influenciam na definição desse termo?

A definição e posterior regulamentação da destinação final de resíduos é resultado de estudos específicos de cada país. Esta, sofre influência da tecnologia local, da cultura, das influências do setor privado sobre as decisões do Governo dentre outros. O Brasil definiu e regulamentou o termo em 2010. Mas ainda hoje (2018), existem muitos países que não possuem regras para este setor.

Há uma necessidade de influenciar no desenvolvimento sustentável do planeta como um todo. Foi neste sentido que a ONU criou instrumentos para ajudar países interessados a desenvolver uma Política própria de resíduos sólidos. O Municipal Solid Waste Management é dos instrumentos que objetiva facilitar a transferência de tecnologia entre os países. O Brasil fez uso dessa ferramenta para desenvolver sua legislação. Hoje, o país dispõe de uma política totalmente respaldada internacionalmente.

Quer obter muita mais informação e se tornar um profissional desse setor? No TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, você aprenderá a transformar problemas como esse, em negócios lucrativos. Não perca mais tempo! Venha e aproveite todos os benefícios que o treinamento proporcionará em sua vida profissional.   

Palavras chave:

O que significa a destinação final ambientalmente adequada? O que é disposição de resíduos sólidos? O que é disposição do lixo? O que é o gerenciamento de resíduos?; destinação final de resíduos sólidos; disposição final ambientalmente adequada; disposição de resíduos sólidos; disposição final de resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários; o destino dos resíduos sólidos no brasil; disposição final significado; gerenciamento de resíduos sólidos; política nacional de resíduos sólidos.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment