fbpx
agosto 18, 2014
0
||||| 1 |||||
703

Dia Nacional Do Campo Limpo

O agronegócio tem se mostrado no Brasil como uma grande “alavanca” da economia nacional. Este, por sua vez, estimulado pelo governo no período da Revolução Verde entre as décadas de 1960 e 1970, propôs drásticas mudanças na agricultura nacional contendo o “melhoramento de sementes” e consequentemente o uso em larga escala dos chamados agrotóxicos. No entanto o uso indiscriminado deste insumo se mostrou em danosas consequências para o meio ambiente como já alertava Rachel Carson em seu histórico livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), na mesma época.

Não bastasse o mau uso desse agroquímico, muitas vezes as embalagens (resíduos sólidos) também são lançados no meio ambiente, contrariando a Lei Federal nº 7.802/89 (alterada pela Lei 9.974/00), que ordena em seu artigo 6º § 2o que os usuários destes produtos devem efetuar a devolução das embalagens no período de até um ano, a partir da data de compra, no local onde comprou ou nos postos ou centrais de recolhimento.

Tendo em vista o alcance de uma logística reversa eficiente desse resíduo sólidos no país foi criado o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos – INPEV no ano de 2001 com a associação de várias empresas, visando uma cadeia que realmente apresentasse bons resultados.

Conforme dados do Inpev atualmente são destinadas corretamente cerca de 94% das embalagens de agrotóxicos, sendo referência e exemplo para países desenvolvidos como França, Canadá, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

Dessa forma o Sistema Campo Limpo, visando uma conscientização ainda maior no Brasil, criou o chamado Dia Nacional do Campo Limpo – DNCL a ser realizado nas Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos todo o ano no dia 18 de Agosto, conforme Lei Federal nº 11.657/08. O Dia Nacional do Campo Limpo consiste em um dia de evento onde as centrais de recebimento de embalagens vazias promovem, nas próprias unidades, nas escolas ou em locais públicos, diversas ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, como apresentações de peças teatrais, palestras, plantio de árvores e distribuição de materiais educativos.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Dia Nacional do Campo Limpo na cidade de Carpina promovida pela ARPAN. Fonte: ARPAN

Dia Nacional do Campo Limpo na cidade de Carpina promovida pela ARPAN. Fonte: ARPAN

O INPEV espera que esse ano participem 112 centrais, comemorando os 10 anos de existência do DNCL. O estado de Pernambuco participa com duas Centrais de Recebimento, uma no município de Carpina e outro em Petrolina. Em Carpina, a Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários – ARPAN, na pessoa do gerente Sérgio Ricardo Leão, é o responsável pela realização desse dia que conta com atividades variadas e com a participação de estudantes de escolas municipais, sempre no mês de Agosto.

A reportagem do Record News Rural no vídeo abaixo resume um pouco a importância desse dia para a educação ambiental no nosso país.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do DNCL.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

Jonathas Marques
Graduando em Gestão Ambiental/IFPE

Técnico em Segurança do Trabalho/ETEASD

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment