Dia Nacional Do Campo Limpo

O agronegócio tem se mostrado no Brasil como uma grande “alavanca” da economia nacional. Este, por sua vez, estimulado pelo governo no período da Revolução Verde entre as décadas de 1960 e 1970, propôs drásticas mudanças na agricultura nacional contendo o “melhoramento de sementes” e consequentemente o uso em larga escala dos chamados agrotóxicos. No entanto o uso indiscriminado deste insumo se mostrou em danosas consequências para o meio ambiente como já alertava Rachel Carson em seu histórico livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), na mesma época.

Não bastasse o mau uso desse agroquímico, muitas vezes as embalagens (resíduos sólidos) também são lançados no meio ambiente, contrariando a Lei Federal nº 7.802/89 (alterada pela Lei 9.974/00), que ordena em seu artigo 6º § 2o que os usuários destes produtos devem efetuar a devolução das embalagens no período de até um ano, a partir da data de compra, no local onde comprou ou nos postos ou centrais de recolhimento.

Tendo em vista o alcance de uma logística reversa eficiente desse resíduo sólidos no país foi criado o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos – INPEV no ano de 2001 com a associação de várias empresas, visando uma cadeia que realmente apresentasse bons resultados.

Conforme dados do Inpev atualmente são destinadas corretamente cerca de 94% das embalagens de agrotóxicos, sendo referência e exemplo para países desenvolvidos como França, Canadá, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

Dessa forma o Sistema Campo Limpo, visando uma conscientização ainda maior no Brasil, criou o chamado Dia Nacional do Campo Limpo – DNCL a ser realizado nas Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos todo o ano no dia 18 de Agosto, conforme Lei Federal nº 11.657/08. O Dia Nacional do Campo Limpo consiste em um dia de evento onde as centrais de recebimento de embalagens vazias promovem, nas próprias unidades, nas escolas ou em locais públicos, diversas ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, como apresentações de peças teatrais, palestras, plantio de árvores e distribuição de materiais educativos.

Dia Nacional do Campo Limpo na cidade de Carpina promovida pela ARPAN. Fonte: ARPAN
Dia Nacional do Campo Limpo na cidade de Carpina promovida pela ARPAN. Fonte: ARPAN

O INPEV espera que esse ano participem 112 centrais, comemorando os 10 anos de existência do DNCL. O estado de Pernambuco participa com duas Centrais de Recebimento, uma no município de Carpina e outro em Petrolina. Em Carpina, a Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários – ARPAN, na pessoa do gerente Sérgio Ricardo Leão, é o responsável pela realização desse dia que conta com atividades variadas e com a participação de estudantes de escolas municipais, sempre no mês de Agosto.

A reportagem do Record News Rural no vídeo abaixo resume um pouco a importância desse dia para a educação ambiental no nosso país.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do DNCL.

Jonathas Marques
Graduando em Gestão Ambiental/IFPE

Técnico em Segurança do Trabalho/ETEASD

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Aspectos Ambientais
Gleysson B. Machado

O mercado de crédito de carbono

Durante a 3a Conferência das Partes (COP-3) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima propôs-se, no Protocolo de Quioto, a utilização de instrumentos

veja Mais »
Aspectos Econômicos
Gleysson B. Machado

Novas oportunidades de negócios

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, todos os geradores que gerem resíduos não comparáveis ao resíduo domiciliar serão responsabilizados pela destinação

veja Mais »