Diagnóstico dos Resíduos – Competências e responsabilidades

COMPARTILHE

No capítulo “Diagnóstico dos Resíduos – Competências e responsabilidades” as responsabilidades pelo manejo de cada resíduo precisam estar devidamente reconhecidas. Um quadro de referência precisa ser desenvolvido destacando os agentes com responsabilidade pelo serviço público a ser prestado (limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos domiciliares), responsabilidade pública enquanto gerador público e responsabilidades privadas nos níveis da geração, transporte e recepção de resíduos.

Devem também ser destacadas as responsabilidades por processos de logística reversa já definidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, mesmo que não localmente implantados, e as responsabilidades pela elaboração e implementação de Planos de Gerenciamento de Resíduos, como definidos na Lei 12.305/2010.

O quadro de referência auxiliará na definição dos interlocutores com os quais deve ser construído o diálogo para o planejamento das ações. Ele pode ser estendido e envolver as responsabilidades pelas instalações de processamento citadas em item anterior. A discussão das responsabilidades, a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, deverá considerar que a inobservância de suas diretrizes sujeitará os infratores às sanções legais, em especial às fixadas na Lei Federal 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e seu Decreto Regulamentador 6.514/2008.

Abaixo, uma sugestão de como fazer o Quadro de Referência

Entenda mais sobre o Diagnóstico de Resíduos necessário a um Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos no quadro abaixo:

Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

NOSSOS CURSOS

LEIA TAMBÉM

Um frigorífico sustentável é uma poderosa combinação de eficiência energética, gestão responsável de resíduos e fontes renováveis. Ao adotar tecnologias inovadoras, como usinas de biogás e biodigestores, esses frigoríficos reduzem seu impacto ambiental, diminuem custos operacionais e fortalecem sua reputação como líderes na indústria alimentícia sustentável.
ENBC 3P
Gleysson B. Machado

PROJETO FRIGORÍFICO SUSTENTÁVEL – FRIGOSUS

O que são e como funcionam os frigoríficos? Quais os principais problemas ambientais? Quais os principais custos? Como uma usina de biogás poderia resolver os problemas e aumentar a lucratividade de frigoríficos? Quais os benefícios para a imagem dos frigoríficos? Como transformar um frigorífico comum em sustentável? 

veja Mais »

Facebook