fbpx
junho 2, 2015
||||| 0 |||||
288

Diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Alto Alegre do Maranhão

O Diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Alto Alegre do Maranhão foi elaborado como base do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o município. A análise deste trabalho foi apresentada como Trabalho para a Conclusão do curso de Diagnóstico dos Resíduos Sólidos – Gravimetria oferecido no Portal Resíduos Sólidos.

O município de Alto Alegre do Maranhão/MA, possui distância da capital do Estado, São Luis do Maranhão de aproximadamente 205 km, e está localizado entre as coordenadas UTM: 555000 e 585000 “E” a 9520000 e 9550000 “N”, com SEDE municipal situada na coordenada UTM: 560885 “E” e 9534544 “N”.

A Gravimetria dos resíduos é fundamental para se entender qualquer atividade no setor de resíduos sólidos. O Portal resíduos Sólidos é o mais completo em análises gravimétricasAs principais vias de acesso ao município de Alto Alegre do Maranhão/MA, são as BR´s 135 passando por Matões do Norte, seguindo por São Mateus chegando ao município e 316 passando por Pio XII, seguindo por Bacabal chegando ao município. Assim temos como municípios limítrofes os seguintes: ao Norte com o município de São Mateus; Coroatá ao Nordeste; a Oeste com os municípios de São Luiz Gonzaga e Bacabal e ao Sul com o município de Peritoró e ao Sudoeste São Luiz Gonzaga.

De acordo com (IBGE 2010) o município de Alto Alegre do Maranhão possuía uma população de 24.599 habitantes sendo 12.274 população residente de homens e 12.325 população residente de mulheres. Deste total aproximadamente 78% da população situada na Zona Urbana e apenas 22% Zona Rural (PNUD). Com estimativa de crescimento para o ano de 2014 chegando a 26.056 habitantes (IBGE 2010). O município possui uma área da unidade territorial (km²) 383,305, com densidade demográfica (hab/km²) igual a 64,18 (IBGE 2010). Sua principal atividade econômica é agropecuária. O município de Alto Alegre do Maranhão tem em seu território o número 268 produtores agrícolas (agricultura familiar, extensiva) e pecuaristas (pequeno, médio e grande porte) conforme informações obtidas na secretaria municipal de agricultura do município.

O sistema de coleta de Resíduos Sólidos do Município de Alto Alegre do Maranhão

Segundo COSTA (2013. 24p.), em nossas atividades domésticas geramos resíduos sólidos, que popularmente denominamos lixo. Esses resíduos gerados em domicílios na área urbana, além daqueles provenientes dos serviços públicos de limpeza urbana, como varrição de ruas, praças, limpeza de bueiros, etc., são denominados Resíduos Sólidos Urbanos – RSU.

Localizacao Geográfico do Município de Alto Alegre no Estado do Maranhao

Localização Geográfico do Município de Alto Alegre no Estado do Maranhão

Professor Amarildo Ferrari

Você aprenderá sobre A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Acondicionamento e tipos de Resíduos, Tratamento e disposição final dos Resíduos, A logística reversa e a Situação dos resíduos sólidos no Brasil

Os serviços de coleta consistem em atividades que visam reunir os resíduos sólidos convenientemente acondicionados (embalados) objetivando seu transporte. A coleta dos resíduos sólidos deve refletir planejamentos operacionais que estejam de acordo com a quantidade e tipo de resíduos a serem transportados. Já iniciando no próprio local onde o mesmo é gerado, assim devido a sua complexidade, a coleta consiste numa tarefa de fundamental importância. Ao município compete a gestão dos resíduos sólidos (domésticos, comerciais e dos públicos), uma vez que os demais tipos de resíduos são de responsabilidade dos próprios geradores (BARROS, 2012. 98p e 99p).

O princípio da responsabilidade compartilhada está presente na PNRS (Artº 30)  e constitui conjunto de atribuições que visam a efetividade da responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos (resíduos sólidos), a todos os envolvidos desde no processo extração de matéria prima, fabricação, venda, consumo até a disposição final dos resíduos. Portanto, desde o poder público, fabricantes, importadores, distribuidores, os comerciantes, titulares do serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e inclusive os consumidores, possuem suas responsabilidades de acordo com a devida proporcionalidade de geração e classificação dos resíduos sólidos. Assim, Segundo BARROS (2012. 98p e 99p) um dos princípios da boa gestão de resíduos sólidos – adotado pela lei brasileira – é que todos os geradores são responsáveis.

O Trabalho de Gravimetria de Resíduos realizado de modo prático

O Trabalho de Gravimetria de Resíduos realizado de modo prático

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do município, em fevereiro de 2015, 60% da população do município, ou seja, 15.633,6 habitantes são atendidos pelo sistema de coleta de resíduos domiciliares (RDO) e resíduos públicos urbanos (RPU), em média são percorridos entre 180km/200 km diários. . Portanto, o sistema de coleta municipal não é realizado em aproximadamente 40% do município. No qual, 20% do déficit corresponde à zona rural e 20% à zona urbana devido às áreas de habitações precárias e invasões, tais como: bairro recém-formado, por enquanto denominado, Bairro da Invasão.

O município de Alto Alegre do Maranhão possui o número aproximado de 5.849 domicílios, 19 ruas (sede), e estabelecimentos comerciais, onde são realizadas as coletas de resíduos diariamente. Sendo a coleta de resíduos domiciliares (RDO) e resíduos públicos urbanos (RPU) executado simultaneamente. Segundo o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município, o montante de resíduos sólidos urbanos (RSU= RDO + RPU) coletados no ano de 2014 foi de 4.091,39 toneladas o que corresponde a 11,209 t/dia, e/ou 0,717 kg/(dia.hab).

No município a disposição final de resíduos sólidos é realizada em vazadouro a céu aberto (lixão). A coleta é mista, não possuindo ainda (Mai/2015) o município o sistema formalizado de coleta seletiva. Porém, existem 15 catadores individualizados de resíduos recicláveis e o PMGIRS prevê a criação da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos.

A gravimetria dos resíduos de Alto Alegre do Maranhão

De acordo com estudos de gravimetria presente no PMGIRS de Alto Alegre do Maranhão – MA foram realizadas amostragens dos resíduos que já se encontravam no vazadouro a céu aberto, e  resíduos depositados logo após a coleta em determinada rota.

Para verificar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos da cidade foi utilizado o método de quarteamento descrito na norma brasileira ABNT NBR 10007/2004.

No que compete as amostragem realizadas dos veículos coletores de resíduos:

  • Foram realizadas 3 amostragens e efetuada a Média amostral;
  • Para cada amostragem foram realizadas três coletas/veículo, utilizando um contêiner 120 L;
  • Uma balança de medida máxima de 150 kg;

No quadro seguinte, tem-se a distribuição e composição amostral dos resíduos sólidos coletados assim que depositados os resíduos no vazadouro a céu aberto. Onde se realizou 03 amostragens totais utilizando-se um contêiner plástico de 120 litros para armazenamento e transporte dos resíduos até a balança, pesou-se o total geral, posteriormente realizou-se a segregação dos materiais por tipo (orgânico, metal, vidro, plástico) e fez-se as médias, obtendo-se um percentual da composição dos resíduos coletados. Em média 21,67 dos resíduos são de natureza orgânica, em segundo lugar têm-se o plástico com 13,50, seguido do metal com 4,17, vidro com 2,33 e rejeitos com 2,07.

TABELA 01 - Gravimetria dos Resíduos da Cidade de Alto Alegre do Maranhão

TABELA 01 – Gravimetria dos Resíduos da Cidade de Alto Alegre do Maranhão

Dessa forma, segue abaixo os resultados alcançados, representados graficamente em percentual para melhor entendimento.

Composição Gravimétrica dos resíduos do município de Alto Alegre

Composição Gravimétrica dos resíduos do município de Alto Alegre no Maranhão

O valor encontrado da massa total da média amostral é igual a 43,74 kg, sendo o volume de cada amostra 0,12m³ (120L), o que totaliza uma massa especifica igual a 364,47 kg/m³. A capacidade dos caminhões coletados é de 12m³, e de acordo com massa especifica acima citada, totaliza-se uma quantidade de massa por caminhão de 4.373,67 kg, totalizando 13.121,0 kg/dia de resíduos, levando-se em consideração que foram utilizados 03 veículos, fechando a coleta/dia.  A quantidade populacional do município estimada pelo (IBGE 2014) é igual a 26.056,00. Porém, somente 15.633,6 são assistidos pela coleta domiciliar. Portanto, de acordo com os valores da coleta dia (13.121,0/15.633,6=0,728kg/dia/hab), deve-se levar em consideração que a coleta é realizado diariamente, exceto aos domingos, totalizando 317 dias, assim temos:

Quantidade de Resíduos levantadas no Município

Quantidade de Resíduos levantadas no Município

A Secretaria de Infraestrutura do Município de Alto Alegre do Maranhão informou os valores de 4.091,39 t/ano. Porém, na análise gravimétrica foram 4.159,36 t/ano, o que traduz uma pequena diferença, devido aos critérios de arrendondamento utilizados nos cálculos da Secretaria Municipal acima citada.

No que compete as amostragem realizadas dos resíduos presentes no vazadouro a céu aberto:

  • Foram realizadas 3 amostragens;
  • Para cada amostragem foram realizadas três coletas, utilizando um contêiner 120 L;
  • Uma balança de medida máxima de 150 kg;

No quadro seguinte, tem-se a distribuição e composição amostral dos resíduos sólidos coletados no vazadouro a céu aberto, porém, recém depositados. Onde se utilizou um contêiner de 120 litros para transporte e armazenamento dos resíduos até a balança, assim coletou-se 03 amostras totais, pesou-se o total geral, posteriormente realizou-se a segregação dos materiais por tipo (orgânico, metal, vidro, plástico) e fez-se as médias, obtendo-se um percentual da composição dos resíduos coletados. Em média 16,33 dos resíduos são de natureza orgânica, em segundo lugar tem-se o plástico com 11,17, seguido do metal com 3,67 e vidro com 2,50. Dessa forma, segue abaixo os resultados alcançados, representados graficamente em percentual para melhor entendimento.

Quadro da composicao amostral dos resíduos sólidos coletados no vazadouro

Quadro da composição amostral dos resíduos sólidos coletados no vazadouro

Segue abaixo foto ilustrando o início da segregação de resíduos sólidos no vazadouro de Alto Alegre do Maranhão, para serem pesados, com o objetivo da realização do diagnóstico gravimétrico.

Preparação das amostras

Preparação das amostras

Conclusão:

A cidade de Alto Alegre do Maranhão – MA, possui uma economia voltada a atividade agropecuária. Naturalmente a quantidade de material orgânico presente no estudo gravimétrico atinge valores aproximados de 50% devido a ausência de atividade industrial de médio e grande potencial. Levando-se em consideração que a coleta é mista, tendo resíduos derivados da capina, roçagem e polda lançados no vazadouro . Os valores indicam um potencial para tratamento de material orgânico por meio da compostagem.

É considerável os valores encontrados no diagnóstico de gravimetria em relação ao plástico, que indicam retorno econômico e social para uma criação de uma associação/cooperativa de catadores de resíduos. Lembrando que o município possui 15 catadores individualizados.

Na PNRS, na Lei 12.305/10, em seu artigo 7º inciso XII que discorre sobre – integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A necessidade de tal integração conseqüentemente gera a necessidade da criação de cooperativas ou associação de catadores de resíduos sólidos. O que está bem claro na Lei 12.305/10, no artigo 8º, inciso IV – o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

No vídeo abaixo o autor do artigo faz uma apresentação extrovertida de todo o trabalho:

Referências:

  • COSTA, Beatriz Souza, et al. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos: direitos e deveres. 1 ed. Rio de Janeiro: editora Lumen Juris, 2013.
  • BARROS, Raphael Tobias de Vasconcelos. Elementos de Resíduos Sólidos. 1ª ed., Belo Horizonte:Tessitura, 2012.
Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email