fbpx
junho 2, 2015
||||| 0 |||||
566

Diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Alto Alegre do Maranhão

Diagnóstico de resíduos sólidos municipais

Conheça como foi realizado o diagnóstico dos resíduos sólidos de Alto Alegre-MA, e como a análise de gravimetria dos resíduos sólidos pode abrir as oportunidades de negócios neese setor.

Quais as principais características do município de Alto Alegre/MA? Quais as responsabilidades quanto ao serviço de coleta? Como está organizado o sistema de coleta de Resíduos Sólidos do Município? Como foi realizado a análise de gravimetria dos resíduos da cidade? Quais as conclusões obtidas?

Um dos grandes problemas enfrentados no centros urbanos é decorrente do descarte inadequado do lixo urbano. O lixo urbano possui uma composição dos mais variados tipos de resíduos. Conhecer sua composição é um fator indispensável para propor medidas corretas para sua disposição final ambientalmente correta.

Existe uma grande demanda por profissionais que realizam este tipo de serviço. Isso porque, somente profissionais qualificados conseguem propor medidas para o reaproveitamento para cada tipo de resíduo. Quer conhecer como aproveitar esse cenário e se tornar um profissional com uma carreira de sucesso nesse mercado?

Então não perca mais tempo e aproveite todas as oportunidades que existem próxima a você. Ao realizar o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS você se qualificará no melhor método de caracterização dos diferentes tipos de resíduos. Com isso, você poderá obter dados importantíssimos para elaboração dos PMGIRS. Venha e construa seu futuro profissional com quem já atua no mercado nacional e internacional de resíduos.

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

Quais as principais características do município de Alto Alegre/MA?

De acordo com (IBGE 2010) o município de Alto Alegre do Maranhão possuía uma população de 24.599 habitantes. Desse montante, 12.274 da população residente são homens e 12.325 são mulheres. Deste total, aproximadamente 78% da população é da Zona Urbana e apenas 22% Zona Rural (PNUD). O município possui uma área territorial de 383,305 km², com densidade demográfica de 64,18 hab/km² (IBGE 2010). Sua principal atividade econômica é agropecuária. O município de Alto Alegre do Maranhão possui produtores agrícolas (agricultura familiar, extensiva) e pecuaristas (pequeno, médio e grande porte).

Quais as responsabilidades quanto ao serviço de coleta?

Em nossas atividades domésticas geramos resíduos sólidos, que popularmente denominamos lixo  (COSTA, 2013). Resíduos gerados em domicílios juntamente com aqueles provenientes dos serviços públicos de limpeza, são denominados Resíduos Sólidos Urbanos – RSU.

Os serviços de coleta consistem em atividades que visam reunir os resíduos sólidos convenientemente acondicionados (embalados) objetivando seu transporte. A coleta dos resíduos requer planejamentos operacionais de acordo com a quantidade e tipo de resíduos a serem coletados. Devido a complexidade da sua composição, isso já deve ser realizado no próprio local onde o mesmo é gerado. Ao município compete a gestão dos resíduos sólidos domésticos, comerciais e dos públicos. Já aos demais tipos de resíduos são de responsabilidade dos próprios geradores (BARROS, 2012).

O princípio da responsabilidade compartilhada está presente na PNRS em seu Artº 30. Este constitui um conjunto de atribuições que visam a efetividade da responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos (resíduos sólidos). Com isso, todos estão envolvidos na responsabilidade compartilhada, pois ela está inserida em todas as etapas da vida do produto. Isso porque abrange desde o processo da extração de matéria prima  fabricação, venda, consumo até a disposição final dos resíduos. Portanto, poder público, fabricantes, importadores, distribuidores, os comerciantes e os consumidores, possuem suas responsabilidades de acordo com a devida proporcionalidade. Assim, um dos princípios da boa gestão de resíduos sólidos, é que todos os geradores sejam responsáveis.

Como está organizado o sistema de coleta de Resíduos Sólidos do Município?

No ano de 2015, 60% da população do município, eram atendidos pelo sistema de coleta de resíduos domiciliares (RDO). Portanto, cerca de 40% do município não era acobertado com este tipo de serviço. Deste montante, 20% da área urbana não era atendido por se tratar de às áreas de habitações precárias e invasões.

O município de Alto Alegre possui o número aproximado de 5.849 domicílios, 19 ruas (sede), e estabelecimentos comerciais. A coleta de resíduos domiciliares (RDO) e resíduos públicos urbanos (RPU) é executado simultaneamente. No ano de 2014, foram coletados cerca de 4.091,39 toneladas de resíduos. Isso corresponde a uma média de 11,209 t/dia, e/ou 0,717 kg/dia/ab.

No município a disposição final de resíduos sólidos é realizada em vazadouro a céu aberto (lixão). A coleta é mista, e o município ainda não possuía em Maio de 2015, um sistema formalizado de coleta seletiva. Porém, existem 15 catadores individualizados de resíduos recicláveis e o PMGIRS prevê a criação de Associação de Catadores.

Como foi realizado a análise de gravimetria dos resíduos da cidade?

Para verificar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos da cidade foi utilizado o método de quarteamento.

No que compete às amostragem realizadas dos veículos coletores de resíduos:

  • Foram realizadas 3 amostragens e efetuada a Média amostral;
  • Para cada amostragem foram realizadas três coletas/veículo, utilizando um contêiner 120 L;
  • Uma balança de medida máxima de 150 kg;

Realizou-se 03 amostragens totais utilizando-se um contêiner plástico de 120 litros para armazenamento e transporte dos resíduos até a balança. Foram pesados o total geral, e posteriormente realizou-se a segregação dos materiais por tipo (orgânico, metal, vidro, plástico). Foram realizado as médias, obtendo-se um percentual da composição dos resíduos coletados. Em média 21,67 dos resíduos são de natureza orgânica, 13,50 de plástico, 4,17 de metal, 2,33 de vidro e 2,07 de rejeitos.

O valor encontrado da massa total da média amostral é igual a 43,74 kg. O volume de cada amostra 0,12m³ (120L), o que totaliza uma massa específica igual a 364,47 kg/m³. A capacidade dos caminhões coletados é de 12m³. De acordo com massa específica acima citada, totaliza-se uma quantidade de massa por caminhão de 4.373,67 kg. Com isso, obtemos um total de 13.121,0 kg/dia de resíduos, considerando que foram utilizados 03 veículos. A quantidade populacional do município estimada pelo (IBGE 2014) é igual a 26.056,00. Porém, somente 15.633,6 são assistidos pela coleta domiciliar. Portanto, de acordo com os valores da coleta foi obtido a média de produção diária por habitante (0,728 kg). Deve-se levar em consideração que a coleta é realizado diariamente, exceto aos domingos, totalizando 317 dias.

Quais as conclusões obtidas?

A cidade de Alto Alegre do Maranhão – MA, possui uma economia voltada à atividade agropecuária. Naturalmente a quantidade de material orgânico presente no estudo gravimétrico atinge valores aproximados de 50%. Os valores indicam um potencial para tratamento de material orgânico por meio da compostagem.

É considerável os valores encontrados no diagnóstico de gravimetria em relação ao plástico. Isso pode ser um indicativo de retorno econômico e social para uma criação de associação/cooperativa de catadores de resíduos.

A PNRS, prega a integração dos catadores de materiais recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada. A necessidade de tal integração conseqüentemente gera a necessidade da criação de cooperativas ou associação de catadores de resíduos sólidos. O que está bem claro na PNRS, que fala sobre o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas.

No vídeo abaixo o autor do artigo faz uma apresentação extrovertida de todo o trabalho:

Não perca mais tempo e aproveite todas as oportunidades que existem próxima a você. Ao realizar o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS você se qualificará no melhor método de caracterização dos diferentes tipos de resíduos. Com isso, você poderá obter dados importantíssimos para elaboração dos PMGIRS. Venha e construa seu futuro profissional com quem já atua no mercado nacional e internacional de resíduos

Referências

  • COSTA, Beatriz Souza, et al. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos: direitos e deveres. 1 ed. Rio de Janeiro: editora Lumen Juris, 2013.
  • BARROS, Raphael Tobias de Vasconcelos. Elementos de Resíduos Sólidos. 1ª ed., Belo Horizonte:Tessitura, 2012.

Palavras chave:

diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos ipea 2017; diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos ipea 2015; diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos ipea 2016; geração de resíduos sólidos no brasil ibge; composição gravimétrica dos resíduos sólidos no brasil; resíduos sólidos urbanos pdf; panorama dos resíduos sólidos no brasil 2018; diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos 2016; alto alegre do maranhão mapa; alto alegre do maranhão notícia; prefeitura de alto alegre do maranhão; alto alegre do maranhão 2017; alto alegre do maranhão cep; prefeitura de alto alegre do maranhão telefone; quantos habitantes tem em alto alegre do maranhão; alto alegre do maranhão fotos.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email