Documentário: A situação dos lixões a céu aberto

Lixões a céu aberto
Qual a situação dos lixões a céu aberto no Brasil.

Qual a relação entre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os catadores de materiais recicláveis? Quais as contribuições da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

No Brasil, 3.331 municípios ainda realizam a disposição final dos seus resíduos, em lixões a céu aberto. São nesses ambientes em que muitas famílias sobrevivem com a coleta de materiais recicláveis.  Acabar com os lixões e inserir os catadores na cadeia produtiva da reciclagem, são os desafios que os gestores públicos precisam resolver.

Uma das alternativas viáveis para esse problema é a criação de centros de triagem de resíduos. Com isso, haveria uma redução de rejeitos para a disposição final e os catadores poderiam ser realocados para trabalhar nesses centros. Mas como fazer que projetos iguais a esse sejam desenvolvidos?

Muitos profissionais têm investido nessa área pois tem conseguido lucrar financeiramente e melhorado a vida de muitos catadores. Com o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA a vida de muitos profissionais, empresários e catadores podem ser modificadas completamente. Torne-se um profissional capaz de impactar positivamente a vida de muita gente.  

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

Qual a relação entre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os catadores de materiais recicláveis?

Neste documentário você vai entender a importância do setor de resíduos para a população de baixa renda no Brasil. Mas em especial aos catadores de material reciclável ou reutilizável. O documentário “A situação dos lixões a céu aberto” traz a realidade desses catadores para mais perto de nós. Isso permite uma maior compreensão sobre o tema em uma entrevista sobre um filme feito em 2006.

Quais as contribuições socioambientais e econômicas da PNRS?

CENAS DO BRASIL – 31.01.13: A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma ferramenta fundamental para fomentar o desenvolvimento sustentável no Brasil. Aprovada após quase 20 anos de negociações, a PNRS é a maior referência sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos no Brasil. Foi um grande passo para que instituições, governo, empresas públicas e privadas e o cidadão comum lidem melhor com o LIXO produzido. Com isso, foram criadas medidas norteadoras para a realizar a destinação ambientalmente adequado aos resíduos.

Um dos pontos da política, é a exigência legal para acabar com os lixões a céu aberto até 2014. Como está essa situação? Qual o balanço das ações até agora? Quais os principais desafios para a implantação dessa política para tornar realidade o que está escrito na lei?

Para debater esses aspectos da PNRS foi entrevistado o gerente de projeto do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ronaldo Hipólito. Também fez parte da entrevista a professora da Universidade de Brasília (UNB), Maria Vitória Ferrari.

Quer se tornar um profissional capaz de mudar sua vida financeira ajudando na melhoradia de vida dos catadores? Com o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA você pode alcançar tudo isso e ainda se tornar um profissional reconhecido por promover a mudança de vida das pessoas. Não perca tempo e torne-se o profissional que irá impactar positivamente a vida de muita gente.

Veja o vídeo com o documentário completo:

Palavras chave: O que é o lixão a céu aberto? O que acontece com o lixo no lixão? Como funciona o processo de incineração? Quais são os problemas ambientais causados pelos lixões? lixão resumo; lixões no brasil 2018; o que é lixão a céu aberto; texto sobre lixão; lixão e aterro sanitário; problemas causados pelos lixões a céu aberto; a vida no lixão resumo; quantos lixões existem no brasil.

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Colunistas
Gleysson B. Machado

Blumenau em busca da sustentabilidade

A região do Médio Vale de Itajaí sai na frente para aproveitar as riquezas e benefícios com projetos autosustentáveis. Parcerias entre associações de municípios brasileiras e agencias internacionais de inovação e sustentabilidade prometem

veja Mais »