fbpx
agosto 28, 2013
0
||||| 0 |||||
1235

Documentário: Lixo Eletrônico

Apesar de pouco aproveitado no Brasil, o lixo eletrônico pode ser transformado em muitas riquezas e fazem parte do que se conhece no mundo como Urban Minig, ou seja, o minério urbano. Desses resíduos os investidores podem retirar vários tipos de metal, inclusive o ouro.

Neste documentário da TV Brasil você pode conhecer o que acontece com o lixo eletrônico no Brasil.

“O Senado aprovou, em julho, o projeto que cria a política nacional de resíduos sólidos, mas que ainda depende de sanção presidencial para se tornar lei. Segundo dados de defensores da proposta, apenas 13% do lixo eletrônico produzidos são processados corretamente. O fato já havia suscitado críticas da ONU – Organizações das Nações Unidas. De acordo com a entidade, o Brasil é o país emergente que mais gera material eletrônico ultrapassado por habitante e ainda não sabe o que fazer com ele. Hoje, apenas 8% dos municípios brasileiros reciclam seu lixo produzido, e não existe registro da quantidade de resíduos eletrônicos que está contida nesse processo.

O Caminhos da Reportagem desta quinta-feira (26) visitou cinco capitais brasileiras para saber como e por que se acumula tanta sucata. No maior centro consumidor de informática do país, a equipe do programa encontrou o lixo eletrônico em depósitos clandestinos, peças de computador e outros eletrônicos que contêm metais preciosos e perigosos. Ainda sem regras claras sobre a destinação do lixo eletrônico, o Brasil exporta esse material para que outros países façam o tratamento adequado.

A edição mostra também grandes fábricas que já começam a recolher os aparelhos usados. E a conscientização de técnicos, ambientalistas e cidadãos que fazem a sua parte para que esse lixo não polua ainda mais o meio ambiente.”

A extração de matéria prima secundária a partir de resíduos de equipamentos eletrônicos pode ser um grande negócio no Brasil e em países que ainda não possuem recicladoras suficientes para tratar o seu próprio resíduo desde que haja um bom planejamento e se conheça as estratégias de mercado deste setor. Um bom exemplo de funcionamento de uma usina profissional está localizado na cidade de Frankfurt na Alemanha. A recicladora de equipamento eletrônicos de Frankfurt qualifica, treina e emprega pessoas na região além de dar um exemplo de lucratividade. Todas essas etapas estão devidamente explicadas no “Curso Online de Tecnologia de Reciclagem de resíduos eletrônicos” do Portal Resíduos Sólidos.

Veja o documentário:

Reportagem Lucas Rodrigues

Edição Conchita Rocha

Edição de imagens, Arte e Finalização Márcio Stuckert

Horário: Quintas, às 22h; reprise, sábados às 2h.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment