fbpx
agosto 22, 2013
0
||||| 0 |||||
95

Documentário: Produzindo energia sem impacto ao meio ambiente

Que caminhos o Brasil pode seguir para continuar produzindo energia, sem causar grande impacto ao meio ambiente? Este é o tema do vídeo Geração Energia, a nova produção da TV Câmara que mistura a linguagem de documentário com animação. No vídeo, o personagem Geraldo (um cidadão brasileiro preocupado com o futuro do planeta) conta a história da busca do homem por fontes de energia e as consequências dessa busca para a humanidade. Em meio a vários questionamentos, o vídeo busca apontar caminhos para que o Brasil seja auto-suficiente no setor energético e, ao mesmo tempo, proteja o meio ambiente.

Participam do documentário o criador do pró-álcool, Bautista Vidal; o especialista em energia nuclear do IPEN, professor José Augusto Perotta; o diretor-executivo do Greenpeace no Brasil, Marcelo Furtado; além de empresários, representantes do governo, do Congresso Nacional e de diversos setores da sociedade civil ligados à questão energética.

Atualmente, cerca de 80% da energia mundial é fornecida por fontes fósseis (como petróleo, carvão e gás). Residências, automóveis, indústrias, hospitais, comércio e redes de transporte dependem, em sua maioria, dessas fontes. No entanto, além de se tratarem de fontes não-renováveis, essas matrizes representam uma grande ameaça ao meio-ambiente. São poluidoras, contribuindo para agravar o chamado efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. No Brasil, cerca de 55% da oferta total de energia vem dos combustíveis fósseis. O restante são energias renováveis, o que nos coloca em situação privilegiada. No entanto, o Brasil ainda é considerado um dos vilões do aquecimento global por conta do desmatamento e das queimadas na Amazônia.

Veja o vídeo do documentário abaixo:

Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Dulce Queiroz
Edição e Finalização: Rubens Duarte
Criação e Animação do personagem “Geraldo”: Leonardo Veloso
Videografismo: Ernani Pelúcio
Produção: Pedro Henrique Sassi, Rita Andrade e Ana Beatriz Arruda
Narração: Fabrício Rocha
Voz do Geraldo: Rubens Duarte
Trilha Sonora Original: Alberto Valério.

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment