Documentário: Produzindo energia sem impacto ao meio ambiente

Que caminhos o Brasil pode seguir para continuar produzindo energia, sem causar grande impacto ao meio ambiente? Este é o tema do vídeo Geração Energia, a nova produção da TV Câmara que mistura a linguagem de documentário com animação. No vídeo, o personagem Geraldo (um cidadão brasileiro preocupado com o futuro do planeta) conta a história da busca do homem por fontes de energia e as consequências dessa busca para a humanidade. Em meio a vários questionamentos, o vídeo busca apontar caminhos para que o Brasil seja auto-suficiente no setor energético e, ao mesmo tempo, proteja o meio ambiente.

Participam do documentário o criador do pró-álcool, Bautista Vidal; o especialista em energia nuclear do IPEN, professor José Augusto Perotta; o diretor-executivo do Greenpeace no Brasil, Marcelo Furtado; além de empresários, representantes do governo, do Congresso Nacional e de diversos setores da sociedade civil ligados à questão energética.

Atualmente, cerca de 80% da energia mundial é fornecida por fontes fósseis (como petróleo, carvão e gás). Residências, automóveis, indústrias, hospitais, comércio e redes de transporte dependem, em sua maioria, dessas fontes. No entanto, além de se tratarem de fontes não-renováveis, essas matrizes representam uma grande ameaça ao meio-ambiente. São poluidoras, contribuindo para agravar o chamado efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. No Brasil, cerca de 55% da oferta total de energia vem dos combustíveis fósseis. O restante são energias renováveis, o que nos coloca em situação privilegiada. No entanto, o Brasil ainda é considerado um dos vilões do aquecimento global por conta do desmatamento e das queimadas na Amazônia.

Veja o vídeo do documentário abaixo:

Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Dulce Queiroz
Edição e Finalização: Rubens Duarte
Criação e Animação do personagem “Geraldo”: Leonardo Veloso
Videografismo: Ernani Pelúcio
Produção: Pedro Henrique Sassi, Rita Andrade e Ana Beatriz Arruda
Narração: Fabrício Rocha
Voz do Geraldo: Rubens Duarte
Trilha Sonora Original: Alberto Valério.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Centro de Treinamento
Gleysson B. Machado

Palestras e Workshops

Em diversos países o tema energia e meio ambiente é a preocupação central dos governos. Por isso, em diferentes tipos de eventos normalmente envolvendo uma

veja Mais »