Elaboração do Diagnóstico Geral dos Municípios

O primeiro capítulo do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS (Municipal, intermunicipal ou regional) deverá tratar dos aspectos gerais para a Elaboração do Diagnóstico Geral dos Municípios brasileiros. Interessa traçar um painel descritivo dos principais aspectos do município e da região, entre eles: a questão demográfica, a geografia regional e outros aspectos que se julgue necessário caracterizar.

A Gravimetria dos resíduos é fundamental para se entender qualquer atividade no setor de resíduos sólidos. O Portal resíduos Sólidos é o mais completo em análises gravimétricasÉ também neste capítulo que serão indicados os tipos de fontes de informação que serão usados para o traçado do painel necessário (bancos de dados locais, federais ou estaduais, disponibilizados por instituições especializadas, trabalhos acadêmicos etc.).

Fontes de Informações

As fontes de informação costumam ser classificadas como primárias ou secundárias como mostrado abaixo:

  • Fontes de Informações primárias: Refere-se a dados coletados diretamente na fonte
  • Fontes de Informações secundárias: refere-se ao uso de dados pré sistematizados por alguma instituição ou publicação.
Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Para a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos considera-se que o recurso às fontes secundárias de informação seja suficiente, reduzindo-se a necessidade da composição de informações buscadas especificamente na fonte. O acesso à rede mundial de computadores permitirá, portanto, uma redução significativa do prazo e do custo deste trabalho. Para a delimitação dos dados demográficos é importante recorrer-se aos últimos dados disponíveis na página do IBGE, relativos ao Censo 2010, que constitui a base oficial para qualquer análise que se faça nesta temática.

Quantificacao e Qualificacao dos residuos solidos
Quando você cruzar os dados das quantidades e tipos de resíduos, você enxergará as oportunidades de negócios com usinas de reciclagem e triagem que ainda estão esperando por empreendedores

Da mesma forma, serão fontes importantes de informação algumas pesquisas específicas promovidas pelo Instituto, tais como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD (versão 2009 e anteriores) e a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB (versão 2008 e anteriores). Muitas destas informações já se encontram sistematizadas na página do IBGE Cidades.

A geração de mapas para organização das informações no Diagnóstico, caso não existam mapas regionais e locais, pode ser feita por meio de aplicativos gratuitos oferecidos por órgãos públicos (WebCart do IBGE, TabWin do DATASUS, TerraView do INPE, Ipea Geo do IPEA). É também na página do IBGE que poderão ser encontradas informações descritivas da geografia local – interessa caracterizar o clima dominante, os tipos de solo, a conformação física do relevo, a altitude na região, o sistema hídrico, a divisão em bairros do município diagnosticado e outros aspectos.

Enquanto aspecto geral é importante também a identificação de quais sejam as leis de âmbito estadual que interferirão na gestão dos resíduos – a política estadual para os resíduos sólidos, aspectos sobre dispositivos como o ICMS ecológico e outras disciplinas similares.

 

Considerações:

Os autores do Guia para a elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente consideram suficientes o diagnóstico geral seja feito com fontes secundárias como por exemplo as informações extraídas do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. Contudo, não se pode confundir o diagnóstico geral com a gravimetria dos resíduos municipais para não fragilizar todo o trabalho feito durante a elaboração dos PGIRS.

O diagnóstico dos resíduos sólidos – Gravimetria reúnem dados importantíssimos para potenciais investidores no setor de resíduos na hora de estudar o potencial de negócios nas cidades e também para o dimensionamento das centrais que vão dar a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos.

O volume de dinheiro necessário para empreendimentos no setor de resíduos muitas vezes são da ordem de milhões de reais. O risco de fazer investimentos baseados em dados secundário é tão grande que leva a grande maioria dos investidores a desistirem do empreendimento justamente pelo fato de informações secundárias nem sempre serem confiáveis. Ninguém vai querer apostar tanto dinheiro em empreendimentos que não possuem um estudo gravimétrico de qualidade.

Para auxiliar no precioso processo de levantamento de dados extremamente relevantes para potenciais investidores, o Portal Resíduos Sólidos oferece o curso de Diagnóstico de Resíduos Sólidos – Gravimetria em sua versão online para qualquer cidade brasileira e acessível a qualquer momento. A ideia aqui é qualificar pessoas da própria cidade para este trabalho inicial dando uma visão mais ampla do setor e propiciando a estas pessoas a possibilidade de posteriormente trabalhar na área em suas cidades.

Para Municípios que precisem deste trabalho de uma forma mais intensiva e absoluto controle de qualidade, podemos em um primeiro momento qualificar pessoas com cursos online e posteriormente conduzir o processo de elaboração da gravimetria dos resíduos da cidade com o grupo de pessoas devidamente pré qualificadas para isso. Para mais informações entre em contato por email ([email protected])

Deixe um comentário

Não pare agora, continue lendo