fbpx
janeiro 23, 2015
||||| 0 |||||
709

Empresas em Curitiba precisam de empresas e profissionais qualificados em resíduos sólidos

Com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos cada vez mais efetiva em cidades brasileiras, empresas em Curitiba precisam de empresas e profissionais qualificados em resíduos sólidos.

De acordo com a legislação local, cada propriedade tem direito a descartar semanalmente a quantidade de 600 litros de resíduos recicláveis e mais 600 litros de resíduos orgânicos o equivalente a pouco mais de 85 litros diários. A partir da determinação por lei, prestadores de serviços, órgãos públicos e o comércio em geral da região central de Curitiba estão sendo fiscalizados e orientados em relação ao descarte de resíduos sólidos. Quem produzir uma quantidade superior, deverá obrigatoriamente contratar uma empresa devidamente regulamentada para a prestação dos serviços de coleta e transporte até um local onde se possa dar a destinação correta dos resíduos, de acordo com o seu tipo e quantidade.

Curso de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Portal Residuos SolidosQuem for notificado tem um prazo de 15 dias para contratar uma empresa especializada na coleta e transporte de resíduos e 30 dias para apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS na Secretaria do Meio Ambiente da cidade.

Tutorial GRS

Além disso, a Lei determina que os proprietários dos empreendimentos tenham seus devidos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, demonstrando inclusive sua capacidade de gestão dos próprios resíduos.

comercio de reciclaveis, compra e venda de reciclaveis, reciclagem de residuos,

Curso EXCLUSIVO que revela todos os segredos sobre a compra e venda de recicláveis. Sua vida nunca mais será a mesma depois que descobrir isso.

“Há dois meses estamos fazendo este trabalho de maneira intensificada na região central e depois ele será estendido a outros setores da cidade”, explicou o chefe de seção da Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Clóvis Bispo Ribeiro. “O trabalho surtiu efeito e hoje uma grande parte dos estabelecimentos está regularizada. Muitos que estavam irregulares estão se adequando”, disse. De acordo com Ribeiro, a implementação das medidas conta com o apoio maciço da população.

Pelo fato de ser um serviço prestado ao setor privado, a licitação é dispensável ou mesmo inexistente. Qualquer empresa devidamente habilitada poderá oferecer seus serviços de coleta e transporte de resíduos. Outras empresas deverão se habilitar e construir usinas de triagem e reciclagem, tudo de forma particular. Por ser uma exigência legal, parte das empresas podem contar inclusive com o apoio da gestão pública municipal que pode ser desde benefícios fiscais, financeiros ou físicos. Essa medida dá um impulso fundamental para o desenvolvimento do setor de resíduos na cidade.

Centro da metrópole Curitiba No Paraná (Foto: Wikipédia)

Centro da metrópole Curitiba No Paraná (Foto: Wikipédia)

 

Além disso, são necessários diversos profissionais para auxiliar a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para as empresas da cidade. Este profissional poderá criar um vínculo de prestação de serviços com as empresas contratantes. Se qualifique e atue no mercado fazendo o curso online de Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira.

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor:

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

As leis e regulamentações podem ser conferidas abaixo:

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email