fbpx
janeiro 5, 2015
||||| 0 |||||
300

Expectativas para o setor de resíduos sólidos em 2015

O estímulo crescente ao desenvolvimento sustentável dado por diversos países do mundo, além de ajudarem no equilíbrio do planeta, também criam inúmeras oportunidades de negócios em diversos países. Na Europa, a chamada economia circular já movimenta mais de 350 bilhões de euros por ano. No Brasil, a sanção e aplicação da Lei 12.305 em 2010 já começa a dar resultados em várias cidades. A combinação do desenvolvimento sustentável com leis claras faz com que as expectativas para o setor de resíduos sólidos em 2015 sejam de grandes negócios e geração de emprego em todas as esferas. No geral, vale o seguinte: Quem tem mais conhecimento sai na frente.

Vejamos algumas dessas oportunidades por setores:

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosPlanos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

Milhares de empresas buscam por soluções adequadas para os resíduos gerados em suas atividades. Na Europa e no Brasil, as empresas públicas e privadas são obrigadas a ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que demonstre de maneira objetiva onde os resíduos são gerados e para onde são destinados. Tais planos também obrigam a indicação de um responsável pelo gerenciamento de resíduos da empresa.

Consultores com qualificações especificas podem ingressar neste mercado de serviços que promete movimentar milhões de dólares nos próximos meses. As dicas para interessados nesta área são os cursos de PGRS segundo a PNRS, Gravimetria e Tecnologias de reciclagem de eletrônicos.

Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS

Uma das exigências da Lei 12.305/2010 é que todos os municípios brasileiros elaborem seus PGIRS. O prazo final para a entrega dos planos municipais foi agosto de 2012. Poucos municípios foram capazes de elaborar seus planos e como previsto o Governo Federal brasileiro não prorrogou o prazo para a entrega, tendo como consequência a interrupção no acesso a recursos da União para tais municípios. Esta situação afetou drasticamente milhares de municípios brasileiros que agora precisam correr atrás do prejuízo urgentemente. Em todo o Brasil, a busca por profissionais qualificados para este serviço é muito grande.

www.virapuru.com

Virapuru - Centro de Treinamento em Energia e Meio Ambiente

Nossa dica é que os profissionais que pretendem atuar neste mercado se qualifiquem especificamente para tal fim. Os cursos indicados aqui são Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Gravimetria.

Coleta e Destinação de resíduos

A maior parte das empresas geram quantidades de resíduos que podem ser de alguns quilos até mesmo algumas toneladas por dia. A depender do tipo de resíduo e da legislação atual em vigor, a destinação final é obrigação do gerador. Como a maior parte das empresas precisa se concentrar em sua atividade principal, a solução encontrada na maioria das vezes é a contratação de outras empresas para prestarem o serviço de coleta e posterior destinação final. A coleta e a destinação podem ser feitas pela mesmo empresa, mas não precisa ser dessa forma necessariamente.

No Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Parauapebas e muitas outras, já criaram legislação municipal responsabilizando os grandes geradores pela destinação final ambientalmente adequada dos resíduos gerados por suas atividades econômicas. A definição de “grande gerador” varia de acordo com o município. A boa notícia é que, por serem empresas privadas, a contratação de prestadoras de serviço ocorre de maneira direta e com as leis de mercado vigentes. Assim, novos empreendedores podem participar de um mercado que antes era privativo e restrito a empresas com relações obscuras com a administração pública local.

O mercado está completamente aberto em 2015. Quem abrir uma empresa de coleta pode oferecer seus serviços diretamente a grandes geradores.

Nossa dica é que os empreendedores atuem de maneira estratégicas, oferecendo seus serviços para a coleta de resíduos específicos como papel, plástico, orgânicos, perigosos ou outro qualquer. A elaboração de um Plano de Negócio deve ser considerada para que se possa atuar no segmento com menor nível de concorrência e melhores oportunidades. Além disso, aconselhamos que os empreendedores ou seus funcionários estejam devidamente qualificados para a atividade que pretendem inicializar.

Tratamento de resíduos orgânicos

O crescimento populacional registrado nos últimos anos no nosso planeta traz consigo entre outras coisas, a necessidade de métodos de produção de alimentos mais eficientes, que gastem menos energia, necessitem de uma área menor e utilizem os recursos naturais de forma responsável. Com a globalização, existe uma tendência de regionalização da produção mundial tendo países como o Brasil como grandes produtores de alimentos.

Crescimento Populacional Mundial a longo prazo (Fonte: United Nations Population Division)

Crescimento Populacional Mundial a longo prazo (Fonte: United Nations Population Division)

A geração de resíduos orgânicos acontece portanto desde sua produção, na agricultura até mesmo no seu consumo, tendo os grandes supermercados, restaurantes, churrascarias, feiras e mercados, entre outros, como os grandes geradores de resíduos orgânicos nos centros urbanos. Apesar de ser considerado por muitos leigos como problemático, o tratamento destes resíduos através de biodigestores se tornou um empreendimento que pode ter alta lucratividade a depender de como for definido o modelo de negócio. Estimasse somente no Brasil um mercado para mais de 100.000 biodigestores em um segmento que pode atingir bilhões de reais.

Nossa dica para investidores e empreendedores é a contratação de serviços especializados na elaboração de Planos de Negócio para Biodigestores, já que estes empreendimentos são extremamente particulares. Para consultores, o Curso Online de Elaboração de Planos de Negócio para biodigestores do Portal Resíduos Sólidos é a melhor opção do mercado no momento.

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email