Formas de exercício do controle social

Depois de entender sobre o conceito, é hora de aprender as formas de exercício do controle social no Brasil. O controle social pode ser exercido pelos conselhos de políticas públicas ou diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada.

O controle social exercido pelos conselhos Conforme citado, os conselhos são instâncias de exercício da cidadania, que abrem espaço para a participação popular na gestão pública. Nesse sentido, os conselhos podem ser classificados conforme as funções que exercem. Assim, os conselhos podem desempenhar, conforme o caso, funções de fiscalização, de mobilização, de deliberação ou de consultoria.

A função fiscalizadora dos conselhos pressupõe o acompanhamento e o controle dos atos praticados pelos governantes.

A função mobilizadora refere-se ao estímulo à participação popular na gestão pública e às contribuições para a formulação e disseminação de estratégias de informação para a sociedade sobre as políticas públicas.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

A função deliberativa, por sua vez, refere-se à prerrogativa dos conselhos de decidir sobre as estratégias utilizadas nas políticas públicas de sua competência, enquanto a função consultiva relaciona-se à emissão de opiniões e sugestões sobre assuntos que lhes são correlatos.

A legislação brasileira prevê a existência de inúmeros conselhos de políticas públicas, alguns com abrangência nacional e outros cuja atuação é restrita a estados e municípios.

A instituição de conselhos e o fornecimento das condições necessárias para o seu funcionamento são condições obrigatórias para que estados e municípios possam receber recursos do Governo Federal para o desenvolvimento de uma série de ações.

No caso dos municípios, os conselhos foram criados para auxiliar a prefeitura na tarefa de utilizar bem o dinheiro público. A seguir, alguns exemplos de conselhos que devem ser constituídos pelos municípios:

Conselho de Alimentação Escolar
Conselho de Alimentação Escolar

Para saber mais: Ministério da Educação – 0800 61 6161

Conselho Municipal de Saúde
Conselho Municipal de Saúde

Para saber mais: Disque-Saúde – 0800 61 1997

Conselho do Fundo de Educação Básica - Fundeb
Conselho do Fundo de Educação Básica – Fundeb

Entenda o importante papel dos conselhos e conselheiros municipais no vídeo abaixo apresentado pela Profa. Vera Alves Cepêda – UFSCAR

Para saber mais:

  • Prefeitura de sua cidade.
  • Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Financiamento da Educação Básica – Defineb Esplanada dos Ministérios, bloco L, 5.º andar, sala 510 – CEP 70047-900 – Brasília/DF
  • Ligação gratuita: 0800-616161
  • Endereço eletrônico: [email protected]

Fonte: Série Olho Vivo no Dinheiro Público – Controle Social – Controladoria Geral da União – CGU

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Tudo sobre lixo, residuos solidos e rejeitos no portal resíduos sólidos
1 Geral
Gleysson B. Machado

O que é lixo?

O que é lixo? Como é feita a coleta de lixo? Por que é importante separar o lixo? Como se faz a separação do lixo?

veja Mais »
Controle Social
Gleysson B. Machado

Porque lutar contra a corrupção

Entendendo que o exercício da cidadania requer indivíduos que participem cotidianamente da vida de sua cidade é possível entender porque lutar contra a corrupção. Organizados

veja Mais »