fbpx

Gestão e Gerenciamento de Resíduos

 

A gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos são essenciais para o desenvolvimento sustentável. Profissionais que trabalham nessa área têm um mercado gigantesco para explorar.

O que é o gerenciamento de resíduos?  O que é a gestão integrada de resíduos sólidos? Qual a diferença entre Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos? O que é o manejo de resíduos sólidos? O que é um agente de gestão de resíduos sólidos? gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos?

Os lixões continuam sendo alternativas para a disposição de resíduos em inúmeras cidades no mundo. Os lixos nas cidades dão um aspecto sujo e mostram o descaso do setor público com a saúde pública. Apesar de todos os problemas causados, a falta de planejamento ainda é uma realidade.

Estudos mostram que em alguns casos, isso ocorre devido a falta de mão de obra qualificada no mercado. Sinais como este são excelente para identificar os melhores mercados. Onde existem problemas, faltam profissionais qualificados. Já parou para pensar nisso?

Todas as vezes que você identificar problemas causados pelo lixo na sua cidade, você vai pensar em um potencial negócio que poderia ser seu. Como saber mais? Se qualifique em Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Virapuru Training Center.

O que é o gerenciamento de resíduos?

De uma forma resumida, o gerenciamento de resíduos é o ato de dar soluções para todo e qualquer problema causado pelo impacto dos resíduos. Essas soluções podem ser de ordem metodológica ou tecnológica e precisam atender as exigências legais de cada país.

No Brasil, o Gerenciamento de Resíduos Sólidos é definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos da seguinte maneira:

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso X – Gerenciamento de Resíduos Sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei;

Para comprovar a destinação ambientalmente adequada, uma instituição precisa elaborar seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

O que é o manejo de resíduos sólidos?

O manejo de resíduos sólidos pode ser entendido como um conjunto de atividades relativas aos resíduos e que fazem parte portanto do próprio gerenciamento de resíduos. Se levarmos ao pé da letra, não encontramos a palavra manejo na legislação européia. No Brasil ela é sempre encontrada junto aos serviços de limpeza urbana, como no exemplo abaixo:

Lei 12.305/2010 Art. 18.  A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.

O que é a gestão integrada de resíduos sólidos

Os termos utilizados dependem da definição dada em cada país ou região. Vejamos as definições dadas na Comunidade Européia e no Brasil.

DIRECTIVA 2008/98/CE Art. 3° Inciso 9 «Gestão de resíduos», a recolha, o transporte, a valorização e a eliminação de resíduos, incluindo a supervisão destas operações, a manutenção dos locais de eliminação após encerramento e as medidas tomadas na qualidade de comerciante ou corretor;

No Brasil, a Lei 12.305/2010 define Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da seguinte maneira:

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XI gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável;

A gestão Integrada deve ser implementada pelos municípios e inclui todas as etapas e segmentos do setor. O município deve ser o maestro do setor. Deve criar um cenário favorável e estimular a entrada de empresas que farão os investimentos em destinação de resíduos.

Qual a diferença entre Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

A Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos envolve portanto o setor público e o privado. Sendo que quando falamos em Gestão Integrada, nos referimos ao setor público. Gerenciamento de resíduos se refere ao setor privado e de instituições.

A Gestão Integrada portanto é de responsabilidade do gestor público municipal no Brasil. Dessa forma, é incorreto falar em gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.

O que é um agente de gestão de resíduos sólidos?

https://virapuru.com/cursos/treinamento-em-gerenciamento-de-residuos-solidos/

Profissionais de Gerenciamento de Resíduos Sólidos são procurados por empresas, instituições e pela gestão pública para ajudar a resolver problemas com a destinação de resíduos

O profissional qualificado a trabalhar com gestão e gerenciamento de resíduos é chamado de agente. Ele é encarregado de elaborar um plano de gestão ou gerenciamento ou garantir a aplicação de um plano existente. No entanto, o gerenciamento de resíduos sólidos nas empresas é o local de trabalho mais comum deste profissional.

Existe uma enorme demanda por profissionais qualificados nesta área. A constatação dessa demanda é feita em uma simples visita a uma cidade ou empresa. Problemas causados pela má destinação de resíduos são um indicativo importante para a necessidade de contratação de profissionais realmente qualificados.

As experiências acumuladas com os Portal Resíduos Sólidos e Portal do Biogás resultaram na criação do Virapuru Training Center. O Virapuru oferece um treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos para profissionais do ramo. O objetivo é treinar esses profissionais para que eles possam viabilizar negócios com resíduos obedecendo às determinações legais. O profissional aprende mais sobre legislação, tecnologias e negócios com resíduos.

Como fazer gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos?

A sustentabilidade é caracterizada pelo seu tripé que considera os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Desta forma, qualquer política sustentável deve levar em consideração esses princípios.

Antes de buscar as melhores tecnologias, o gestor deve conhecer muito bem os Aspectos Legais que regem o setor de resíduos sólidos na sua região, tanto na esfera municipal, estadual como nacional.

No Brasil a Lei 12.305/2010 rege o setor de resíduos sólidos e define a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos sólidos da seguinte maneira:

Não geração; Redução; Reutilização; Reciclagem; Tratamento dos resíduos sólidos e Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

A consultoria para gestão de resíduos é um serviço prestado por profissionais com ampla experiência em gerenciamento de resíduos sólidos.

Se você quer explorar este mercado, conheça o Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Centro de Treinamento Virapuru. Você aprenderá a elaborar e implementar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além disso, saberá reconhecer as demandas do mercado por usinas de reciclagem, compostagem, biogás, e tratamento de resíduos. Saberá como dar início à uma empresa de comércio de recicláveis. Poderá se tornar um empresário do ramo ou prestar serviços à investidores. Ao final do treinamento você se sentirá como uma águia reconhecendo oportunidades em longa distância.

8 Comments

  • Daniel da Silva Pinto
    2014-05-17 17:04

    Olá tenho uma empresa de gestão de resíduos metálicos e recentemente abri uma empresa de transporte de resíduos sólidos industriais a Newamb e gostaria de elaborar um projeto de resíduos para minha cidade.

    • gleysson
      gleysson
      2014-05-18 15:49

      Olá Daniel, parabéns pela iniciativa. É muito importante para os municípios a participação de todos. Se precisar de ajuda, pode contar com a gente

  • Gabriel Fernando Peixe Sant' Ana
    2014-10-01 22:43

    Gleysson estou realizando meu TCC, e gostaria se possível realizar meu texto com base em suas idéias sobre esse texto de 123456789101112 Gestão e Gerenciamento de Resíduos, e quero saber também, qual é o autor? e quando foi escrito?

    • gleysson
      gleysson
      2014-10-20 09:29

      Oi Gabriel, eu sou o autor deste artigo

  • antonio claudio alves de oliveira
    2014-11-02 13:06

    gostaria de mais informações

  • Francisco Gonçales Neto
    2015-03-10 23:15

    Estou cursando Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos,estou no meio do curso e estou super satisfeito com o conteúdo, com o sistema, com a abrangência…..Parabéns GLEISSON, vamos em frente meu irmão e que ¨DEUS¨te abençoe eternamente AmÉM????.

  • Maria de Fátima Miranda Lopes de Carvalho
    2016-03-29 04:04

    Olá!
    Parabéns pelo trabalho. Mas preciso saber o autor, ano, local e outro dados para fins de referências.Estou fazendo um trabalho voltado para os RS dos hospitais das três esferas de poder do estado do Pará. Pois precisamos nos unirmos para acabar e/ou minimizar os impactos ambientais causados pelos RS.A cidade já sofre muito com isso.

    • Renata Leite
      2016-11-28 17:20

      Maria, no final de toda postagem, há a descrição do autor do texto. Espero ter ajudado.

Comments are closed.