fbpx
fevereiro 4, 2014
0
||||| 0 |||||
527

Gravimetria estimada dos resíduos sólidos da cidade de LAGAMAR-MG

Descubra como transforma o lixo em dinheiro através da gravimetria!

Qual a Gravimetria estimada dos resíduos sólidos da cidade de LAGAMAR-MG? Entenda o que é Gravimetria e descubra como realizá-la em pequenos municípios.

A maioria dos pequenos municípios brasileiros se vêem na mesma situação, poucos recursos para investimentos e contas no vermelho. Dessa forma raros são os municípios que dispõem de recursos para aplicar em soluções aos resíduos sólidos. Assim as atuais administrações caem no ciclo vicioso de empurrar essa “bomba” para o próximo prefeito. Como o consultor(a) ambiental pode abrir os olhos do poder público e apontar soluções com baixo investimento inicial?

Através do diagnóstico quantitativo e qualitativo dos resíduos sólidos é possível projetar geração de renda baseada na venda de recicláveis. Além de gerar emprego e inclusão social aos catadores o mercado de resíduos sólidos também protege o meio ambiente. Dessa forma atende de maneira satisfatória os três pilares do desenvolvimento sustentável.

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.” Isaac Newton

Veja o TCC do Biólogo Rodrigo Rodrigues Braga em DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA.  Aprenda com as dicas exclusivas e as use como inspiração para resolver os problemas dos pequenos municípios.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Área de Estudo

O município de Lagamar, com área territorial de 1.473 km², está localizado na região Nordeste de Minas Gerais. Faz limite com os municípios de Lagoa Grande, Vazante, Coromandel, Patos de Minas e Presidente Olegário. Lagamar está distante 482 km de Belo Horizonte.

O município de Lagamar no Estado de Minas Gerais (Fonte: Wikipedia).

Programa “Sustentabilidade na Prática”

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, na cidade de LAGAMAR-MG, iniciou-se antes mesmo do sancionamento da Lei. Pois o governo de Minas Gerais criou o programa minas sem lixões, que iniciou em março deste mesmo ano. Através de um ciclo de debates com o foco no tema “sustentabilidade na prática”, estimulou a troca de informações na área de saneamento. Assim a programação incluiu palestras, visitas a centrais de triagem e compostagem, aterros sanitários e Estações de Tratamento de Esgoto.

Esse programa tinha o objetivo de orientar agentes na gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos e tratamento de esgoto, com foco na melhoria da qualidade ambiental. Outro tema da série “Sustentabilidade na Prática” seria a Deliberação Normativa 118/2008 do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM. A qual determina o fim dos lixões por meio da implementação de uma série de medidas. A saber: o recobrimento periódico de rejeitos com terra e proibição de catadores de recicláveis no local. Bem como a adoção de critérios para escolha de área, como distância mínima de cursos d’água e de núcleos habitacionais.

A Usina de Triagem e Compostagem – UTC em questão consistem na separação manual da matéria orgânica, materiais recicláveis, rejeitos e resíduos especiais presentes no lixo. A parte orgânica é destinada ao pátio de compostagem onde é submetida a um processo de conversão biológica em adubo. Já os recicláveis são vendidos, gerando renda para o município. Por fim, o que não pode ser aproveitado e aterrado em valas de rejeitos (aterro controlado).

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos

A PNRS em seu Art. 9º preconiza a seguinte ordem de prioridade na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Os altos custos de investimento para implantação e manutenção inviabilizam a adoção de alguns sistemas, como a incineração. Sendo assim, resta considerar para o município as opções da Reciclagem e Compostagem. Lagamar apresenta a experiência de implantação da coleta seletiva, apontando os principais desafios de mobilização da comunidade. Dos cerca de 7,6 mil habitantes da cidade, mais de 5 mil são beneficiados com a coleta seletiva. Assim o projeto obteve avanços com a criação de cursos de artesanato com pneus para famílias de baixa renda. Dessa forma ocorreu a triagem dos pneus, em seguida foi destinado como matéria prima para essa produção artesanal.

O município coleta, diariamente, duas toneladas de resíduos. Dessa forma realiza a separação dos recicláveis em 22 diferentes tipos – estratégia que aumenta o valor da venda e facilita a comercialização. Este empreendimento compõe-se de um conjunto de estruturas físicas edificadas. Ou seja, galpão de recepção e triagem de lixo, pátio de compostagem, galpão para armazenamento de recicláveis. Bem como unidades de apoio, por exemplo, escritório, almoxarifado, instalações sanitárias/vestiários, etc. Outras unidades também fazem parte da usina, como valas de aterramento de rejeitos e de resíduos de saúde. Como também as unidades para tratamento dos efluentes gerados, no empreendimento é utilizado o sistema fossa/sumidouro.

Foi elaborado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que contemple melhorias para a  otimização dos serviços. Abordou-se aspectos referentes à limpeza urbana, geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final. Além do enfoque no programa de coleta seletiva, reciclagem, acompanhado de educação ambiental nas escolas e na comunidade. A fim de reduzir o volume de resíduos dispostos em valas, aumentando assim a sua vida útil.

Estimativa da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos coletados na cidade de Lagamar – MG.

Localizada na região sudeste com população estimada de 7.600 habitantes segundo dados do IBGE. Dados gravimétricos retirados da PNRS de acordo com a região em estudo.

Gravimetria estimada dos resíduos sólidos da cidade de LAGAMAR-MG

Cidade: Lagamar- MG

Região: Sudeste

População: 7.600

Ano: 2010

Fonte: IBGE

Trabalho de Conclusão do Curso de Gravimetria

Rodrigo Rodrigues Braga

Ciências biológicas (UNIPAM)

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment