MACAPÁ-AP – GRAVIMETRIA ESTIMADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Diagóstico dos resíduos sólidos
Conheça a cidade de Macapá-AP? Qual a destinação final dos resíduos sólidos? De que forma está organizado o sistema de coleta no município? Como foi realizada a gravimetria estimada para a cidade de Macapá? Dica para se tornar um empreendedor no setor de resíduos.

COMPARTILHE

Macapá-AP. Todos os municípios brasileiros são movidos por alguma atividade econômica. Dentre elas podemos citar a exploração mineral, agricultura, agropecuária, produção têxtil, dentre outras… Agora você já ouviu ou conheceu uma economia municipal movida pelo lixo? Não se espante! É isso mesmo que estou falando. O lixo urbano possui esse potencial de mexer na economia local.O que acontece é que poucos gestores têm interessado em investir nessa área. Talvez por falta de conhecimento da rentabilidade do lixo. Na Alemanha o lixo tem movimentado bilhões de dólares com a implantação da economia circular no país. Já o Brasil tem corrido na contramão desse recurso precioso. Estima-se que o país perde R$ 5,7 bilhões por ano ao não adotar políticas de reciclagem. Ou seja, a um mercado econômico gigantesco para ser aproveitado.Mas como aproveitar esse cenário com toda essa potencialidade no país? Acredite! A oportunidade está te chamando e você não pode perder. A partir do DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA, você pode conhecer a potencialidade de um município ou empreendimento. Aprenda como fazer o diagnóstico de resíduos sólidos e comece a ganhar e dinheiro de forma fácil e muito lucrativa.        

Conheça a cidade de Macapá-AP?

Macapá é a capital e maior cidade do estado do Amapá. Possui uma população de 397.913 habitantes, sendo que apenas 16.976 habitantes residem na Área Urbana. É a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Está localizada no extremo norte do país, a 1.791 quilômetros de Brasília.

Situada no coração da Amazônia, Macapá é um tesouro de diversidade cultural e natural. A cidade oferece experiências únicas, desde explorar o histórico Forte de São José até desfrutar das vistas espetaculares do Rio Amazonas, refletindo a essência vibrante da região Norte do Brasil.
Macapá, a vibrante capital do Amapá, é conhecida por sua rica biodiversidade e o imponente Rio Amazonas. A cidade encanta com sua mistura única de cultura urbana e belezas naturais, destacando-se também pelo famoso Marco Zero, que simboliza a linha do Equador.

Uma boa vocação em Macapá é o comércio, além do extrativismo, turismo, agricultura e indústria. Com localização geográfica privilegiada, tem grandes possibilidades de relações comerciais com a América Central, América do Norte e Europa. A criação da Zona de Livre Comércio de Macapá, possibilitou oportunidades de negócios para a economia do estado. Com isso, fortaleceu a indústria, comércio, serviços e o turismo local.

Aprenda a quantificar e classificar os resíduos de acordo com a Lista Europeia dos Resíduos e da ABNT NBR 10004/2004.

Qual a destinação final dos resíduos sólidos?

A destinação final dos resíduos até o mês de agosto de 2008, era feita em um Lixão à Céu Aberto. Com a sua remediação em dezembro de 2012, passou a ser em Aterro Controlado. Porém em janeiro de 2013, passou a ser um Aterro Sanitário, com estimativa de vida útil em mais de 25 anos. O local recebe uma média de 250 toneladas de lixo domiciliar por dia. O controle é realizada através de uma balança implantada nas intermediações do aterro.

Macapá-AP. A operação de um aterro sanitário envolve etapas cuidadosas. Os resíduos sólidos são depositados no aterro, onde são espalhados em camadas e compactados para reduzir o volume. Diariamente, os resíduos são cobertos com terra para evitar odores e atração de vetores. Além disso, é essencial monitorar a qualidade do ar, água e solo, bem como gerenciar os gases e líquidos gerados pelo aterro.
A operação de um aterro sanitário exige uma equipe qualificada para garantir seu funcionamento adequado. É necessário o monitoramento constante da quantidade e composição dos resíduos, bem como a manutenção das áreas de deposição, compactação e cobertura. Além disso, é fundamental o controle e tratamento dos lixiviados (líquidos percolados) e gases gerados, para evitar impactos ambientais negativos.

No aterro foi estruturado em quatro áreas:  a primeira destinada aos resíduos dos Serviços de Saúde. Esta célula (vala) é revestida por uma manta de 2mm (PEAD). Uma segunda área é destinada a receber entulho oriundo de serviços terceirizados (disk entulho) ou de carros particulares. A terceira para a colocação de pneus recolhidos em borracharias pela vigilância sanitária do município. A quarta é a célula onde há serviços de engenharia para a construção de parte do Aterro.

De quê forma está organizado o sistema de coleta no município?

O Sistema de Coleta é realizado de duas formas. Uma parte é da responsabilidade da Empresa CLEAN Ambiental. Esta é responsável em coletar os resíduos domiciliar, de Varrição, de Resíduos de Feiras e Mercados. O funcionamento da coleta é diária. Cada veículo coletor realizar quatro viagens, sendo duas no período da manhã e duas no período da tarde.

Macapá-AP. O Sistema de Coleta Mista de Resíduos Sólidos unifica diversos tipos de resíduos em um único processo, simplificando o descarte para os cidadãos. No entanto, a mistura pode comprometer a qualidade da reciclagem devido à contaminação dos materiais, exigindo triagem avançada.
A Coleta Mista de Resíduos Sólidos abrange plásticos, papel, vidro e orgânicos em uma única coleta. Embora conveniente, a contaminação entre os materiais pode desafiar a eficácia da reciclagem e demandar tecnologias de separação mais sofisticadas.

A outra parte é da responsabilidade da PMM/SEMUR – Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística a coleta e o transporte. A mesma é responsável pela coleta dos resíduos de entulhos e da construção civil, mecanizada. O serviço é realizado em duas caçambas em que ambas realizam duas viagens para a disposição do material no aterro.  À SEMUR ainda é responsável pelos resíduos de capina, totalizando oito toneladas/dia.

Existe um projeto piloto da Coleta Seletiva no município. Este trabalho está sendo realizada nos bairros Cabralzinho e Universidade, através de 1 (um) veículo próprio. O material é destinado (doado) aos catadores.

Como foi realizada a gravimetria estimada para a cidade de Macapá?

Por não existir um PMGIRS no município de Macapá, o estudo gravimétrico foi realizado conforme dados obtidos na prefeitura. Em levantamento realizado em 2012, cerca de 75.774,42 (ton./ano) de resíduos foram coletados em Macapá. Com uma população de 397.913 habitantes (IBGE/2010), obteve-se um equivalente de produção em 0,52 kg/hab./dia. Para isso, o referido estudo se baseou nos resíduos domiciliar, feiras e mercados, áreas de difícil acesso e de varrição.

A análise gravimétrica considerou o estudo realizado no ano de 2008 pela PMM/SEMUR. Neste estudo foi constatado os seguintes resultados:

  • Matéria Orgânica (61,0%);
  • Papel/Papelão (11,7%);
  • Plástico (15,0%);
  • Metais Ferrosos (3,60%);
  • Vidro (2,30%);
  • Couro (1,91%);
  • Madeira (1,75%);
  • Trapos (1,10%);
  • Borracha (0,93);
  • Alumínio (0,60%)
  • Cobre (0,10);
  • Outros Materiais (0,01%).

Diante dos dados exposto, estima-se que cerca de 96,21% dos resíduos possuem potencial de serem reaproveitados. Desta forma, 35,21% seriam destinados para reciclagem com aproximadamente 72.854,69 toneladas/ano. Os resíduos orgânicos correspondentes a 61% do material, poderia ser aproveitados na compostagem com disponibilidade de 126.218 toneladas/ano. O material produzido na compostagem, poderiam ser aproveitado nas áreas verdes de praças e viveiros do município. Outra forma seria a comercialização do composto pelos carapirás, aumentando sua renda familiar.

Dica para se tornar um empreendedor no setor de resíduos

Por ter sido um trabalho realizado com dados estimados pelo IBGE como pela Prefeitura, se faz necessário um diagnóstico atual. Porém, os as informações demonstram um potencial de investimento em usinas de reciclagem ou tratamento de resíduos orgânicos. Agora uma dica quentíssima que quero passar para você. O cenário está montado esperando somente você para se tornar o ator principal da história do seu município. Aproveite todos os benefícios do DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA, e mude sua história profissional. Apresente-se para o mundo pelo reconhecimento do seu trabalho de valorização social, econômico e ambiental.  Autor:Reginaldo de Souza Picanço

Palavras chave: trabalhos sobre resíduos sólidos; trabalho sobre residuos solidos; residuos solidos artigos científicos; tcc sobre política nacional de resíduos sólidos; monografia pronta sobre resíduos sólidos urbanos; projeto de pesquisa pronto sobre resíduos sólidos; tcc pronto sobre resíduos sólidos nos igarapés; gestão de resíduos sólidos em cidades pequenas.

Picture of Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

NOSSOS CURSOS

LEIA TAMBÉM

Os investidores desempenham um papel fundamental no impulsionamento de projetos de biodigestor. Ao apoiar essas iniciativas, eles contribuem para a expansão da energia renovável e a mitigação das mudanças climáticas. Além do impacto ambiental positivo, investir em biodigestores também oferece oportunidades de retorno financeiro sustentável, atraindo cada vez mais interessados nesse setor promissor.
Biogás
Gleysson B. Machado

INVESTIDORES PARA PROJETOS DE BIODIGESTOR

Quais são os critérios que os investidores consideram ao analisar projetos de biodigestor? Quais são os tipos de investidores interessados em projetos de biodigestor? Quais são os benefícios para os investidores ao apoiar projetos de biodigestor? Quais são os riscos envolvidos ao investir em projetos de biodigestor? Como garantir a viabilidade financeira e sustentabilidade de um projeto de biodigestor para atrair investidores? Como encontrar investidores para projetos de biodigestor?

veja Mais »
GGIRS 3P
Gleysson B. Machado

LEI 12.305/2010 – POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O que é a Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira? Quais os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos? Quais os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos? Quais as diretrizes da política nacional de resíduos sólidos? Qual a importância da política nacional de resíduos sólidos? Os Planos de Resíduos Sólidos. Como fazer ótimos negócios com planos de gerenciamento de resíduos sólidos? Por quê e como me especializar?

veja Mais »
A sustentabilidade é uma jornada contínua em direção a um futuro onde as necessidades humanas são atendidas sem esgotar os recursos da Terra. Envolve equilibrar crescimento econômico, conservação ambiental e equidade social, garantindo um legado saudável para as gerações futuras.
DESTAQUES
Gleysson B. Machado

SUSTENTABILIDADE – O QUE É E COMO GANHAR DINHEIRO

O que é Sustentabilidade? Quais são os três pilares da sustentabilidade? Quais são os principais benefícios da adoção de práticas sustentáveis? Quais as consequências para a humanidade se não adotarmos práticas sustentáveis na sociedade? É necessário ser rico para viver de forma sustentável? Como ganhar dinheiro com sustentabilidade

veja Mais »