fbpx
0
||||| 0 |||||
562

Gravimetria estimada dos resíduos sólidos da cidade de Ribeirão Preto-SP

Diagnóstico dos resíduos sólidos da cidade de Ribeirão Preto

Diagnóstico dos resíduos sólidos da cidade de Ribeirão Preto/SP, realizada pela análise de gravimetria.

Como é realizada a destinação final dos resíduos sólidos? Qual a Caracterização Socioambiental da cidade? Como é realizado o Manejo dos Resíduos Sólidos? Como realizar a gravimetria estimada baseada no Plano Nacional De Resíduos Sólidos?

Grande parte dos municípios brasileiros ainda realizam a disposição final de seus resíduos de forma inadequada. As consequências desta atividade são a geração de inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais no município. Mas como resolver esse impacto degradante em município?

Com adequada gestão e o gerenciamento dos resíduos, esses problemas passaram a ser soluções para o município.  A partir do diagnóstico dos resíduos sólidos se conhecerá as potencialidades de negócios com a reciclagem no município. Quer saber como isso é possível? Então preste atenção na dica que tem o poder de mudar sua vida profissional.

Você quer conhecer as potencialidades do seu município e ser o primeiro a aproveitar as oportunidades de negócios. Venha se qualificar com quem conhecer e tem experiência no setor. Saiba como a metodologia alemã de realizar o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), pode te transformar em um profissional diferenciado desse mercado. Não perca mais tempo e garanta seu sucesso profissional e financeiro.

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

Cidade de Ribeirão Preto – SP

Ribeirão Preto situada no interior do Estado  de São Paulo, distante cerca de 310 km da Capital São Paulo. Possui uma densidade demográfica de aproximadamente 928,46 hab/m². Em 2014, a população da cidade foi estimada pelo IBGE em 658 059 habitantes. Neste período, foi o  município que mais cresceu entre as maiores cidades do Estado.

Possui um elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M 0,855) conforme classificado pelo PNUD. Investimentos nas áreas de  Saúde, Biotecnologia, Bioenergia e Tecnologia da Informação, tornou a cidade reconhecida como “Polo Tecnológico”.

Como é realizada a destinação final dos resíduos sólidos?

Ribeirão Preto antes de promulgada a PNRS, já despertava o interesse de empresas para abertura do mercado do lixo. Desde 2008 a Prefeitura tem  um “contrato de emergência” com a empresa privada Estre Ambiental, situada no Município de Guatapará – SP. Esta é responsável pela coleta e Transporte  do lixo até o Aterro Sanitário.

Qual a Caracterização Socioambiental da cidade?  

Atualmente a cidade apresenta algumas áreas potencialmente contaminadas com  “grandes passivos ambientais”. Os principais exemplos são:

  • “BOLSÕES” de disposição clandestina/irregular de entulhos (incluindo resíduos não inertes e /ou perigosos) e Resíduos da Construção Civil – RCC;
  • LIXÃO DA FEPASA: Fechado pela CETESB em 2008;
  • LIXÃO DA ESTRADA DE SERRANA: Este lixão operou irregularmente com 110 toneladas /dia entre os anos  de 1978 a 1989.

Como é realizado o Manejo dos Resíduos Sólidos?

Os serviços de varrição, coleta domiciliar, roçada mecanizada, capinação e demais serviços, são gerenciados pela Coordenadoria de Limpeza Urbana da Prefeitura. Porém a execução é de responsabilidade de empresas contratadas. A Prefeitura detém um custo médio mensal de aproximadamente R$ 4,5 milhões com a coleta, transbordo e destinação final dos RS.

Resíduos Domiciliares: Coleta domiciliar é feita em todo o Perímetro Urbano de acordo com o “mapa de coleta”. Nos bairros a coleta é realizada 3 vezes por semana em dias intercalados. No Quadrilátero Central da Cidade, a coleta é realizada diariamente de segunda a sábado.

Transbordo e disposição final: A Estação de transbordo possui capacidade para 700 ton./dia. Os resíduos da estação são encaminhados para o aterro localizado na cidade de Guatapará/SP. Este aterro é licenciado para receber resíduos de classe:

I – Resíduos sólidos domésticos;

II – Resíduos Industriais ( classificação: 2A e 2B)

Coleta Seletiva: O Programa de Coleta Seletiva atinge apenas uma parcela do Território Municipal de Ribeirão Preto, alcançando apenas 15% da população.

Resíduos de Serviços de Saúde e Disposição Final: Realizada  pela Empresa  Privada Núcleo de Gerenciamento Ambiental Ltda. Esses resíduos são encaminhados para a cidade de Jardinópolis /SP distante 20 km  de Ribeirão Preto. Os resíduos são triturados, desinfetados e destinados posteriormente, para disposição final adequada, no aterro sanitário do município.

Resíduos da Construção Civil e Demolição: A Geração “estimada” é de 1.500 toneladas ao dia. Infelizmente estima-se que aproximadamente 30% deste material é descartado de forma irregular e clandestinamente, em diferentes locais. Atualmente existem 02 áreas cadastradas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a disposição destes resíduos.

Como realizar a gravimetria estimada baseada no Plano Nacional De Resíduos Sólidos?

Utilizou-se como parâmetro gravimétrico, os dados obtidos no site do IBGE conforme descritos na tabela abaixo.

Composição do lixo gerado em Ribeirão Preto/SP

Gravimetria Média dos resíduos sólidos do Município de Ribeirão Preto/SP.

Conforme os dados da tabela estima-se que aproximadamente 187,13 ton/dia podem ser enviadas para Reciclagem. Sobre o material orgânico, estima-se que 304,39 ton/dia podem ser encaminhados para Compostagem ou a processos de biodigestão. Com uma adequada gestão dos resíduo, cerca de 83,3% dos resíduos gerados no município poderiam ser encaminhar para reciclagem.

Os dados nos mostram o potencial da cidade como fornecedora de matéria prima para indústria da reciclagem. Verifica-se também que há necessidade de implantação de uma usina de triagem para um melhor aproveitamento destes resíduos. Com isso,  a economia do município será aquecida devido a implementação de uma nova cadeia produtiva na cidade.

Você quer conhecer as potencialidades do seu município e ser o primeiro a aproveitar as oportunidades de negócios. Venha se qualificar com quem conhecer e tem experiência no setor. Saiba como a metodologia alemã de realizar o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), pode te transformar em um profissional diferenciado desse mercado. Não perca mais tempo e garanta seu sucesso profissional e financeiro.

Veja no vídeo abaixo, a apresentação final do Trabalho

Trabalho de  Conclusão do Curso de  Diagnóstico dos Resíduos – Gravimetria pelo ENG JOSÉ PAULO MARINI

REFERÊNCIAS

Palavras chave: geração de resíduos sólidos; resíduos sólidos urbanos; resíduos sólidos urbanos pdf; artigo gerenciamento de resíduos sólidos; livro resíduos sólidos pdf; impactos ambientais resíduos sólidos pdf; plano de gerenciamento de resíduos sólidos pdf; plano de gestão integrada de resíduos sólidos curitiba.

 

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment