Gravimetria estimada dos resíduos sólidos da cidade de Ribeirão Preto-SP

Diagnóstico dos resíduos sólidos da cidade de Ribeirão Preto
Diagnóstico dos resíduos sólidos da cidade de Ribeirão Preto/SP, realizada pela análise de gravimetria.

Como é realizada a destinação final dos resíduos sólidos? Qual a Caracterização Socioambiental da cidade? Como é realizado o Manejo dos Resíduos Sólidos? Como realizar a gravimetria estimada baseada no Plano Nacional De Resíduos Sólidos?

Grande parte dos municípios brasileiros ainda realizam a disposição final de seus resíduos de forma inadequada. As consequências desta atividade são a geração de inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais no município. Mas como resolver esse impacto degradante em município?

Com adequada gestão e o gerenciamento dos resíduos, esses problemas passaram a ser soluções para o município.  A partir do diagnóstico dos resíduos sólidos se conhecerá as potencialidades de negócios com a reciclagem no município. Quer saber como isso é possível? Então preste atenção na dica que tem o poder de mudar sua vida profissional.

Você quer conhecer as potencialidades do seu município e ser o primeiro a aproveitar as oportunidades de negócios. Venha se qualificar com quem conhecer e tem experiência no setor. Saiba como a metodologia alemã de realizar o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), pode te transformar em um profissional diferenciado desse mercado. Não perca mais tempo e garanta seu sucesso profissional e financeiro.

Aprenda a quantificar e classificar os resíduos de acordo com a Lista Europeia dos Resíduos e da ABNT NBR 10004/2004.

Cidade de Ribeirão Preto – SP

Ribeirão Preto situada no interior do Estado  de São Paulo, distante cerca de 310 km da Capital São Paulo. Possui uma densidade demográfica de aproximadamente 928,46 hab/m². Em 2014, a população da cidade foi estimada pelo IBGE em 658 059 habitantes. Neste período, foi o  município que mais cresceu entre as maiores cidades do Estado.

Possui um elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M 0,855) conforme classificado pelo PNUD. Investimentos nas áreas de  Saúde, Biotecnologia, Bioenergia e Tecnologia da Informação, tornou a cidade reconhecida como “Polo Tecnológico”.

Como é realizada a destinação final dos resíduos sólidos?

Ribeirão Preto antes de promulgada a PNRS, já despertava o interesse de empresas para abertura do mercado do lixo. Desde 2008 a Prefeitura tem  um “contrato de emergência” com a empresa privada Estre Ambiental, situada no Município de Guatapará – SP. Esta é responsável pela coleta e Transporte  do lixo até o Aterro Sanitário.

Qual a Caracterização Socioambiental da cidade?  

Atualmente a cidade apresenta algumas áreas potencialmente contaminadas com  “grandes passivos ambientais”. Os principais exemplos são:

  • “BOLSÕES” de disposição clandestina/irregular de entulhos (incluindo resíduos não inertes e /ou perigosos) e Resíduos da Construção Civil – RCC;
  • LIXÃO DA FEPASA: Fechado pela CETESB em 2008;
  • LIXÃO DA ESTRADA DE SERRANA: Este lixão operou irregularmente com 110 toneladas /dia entre os anos  de 1978 a 1989.

Como é realizado o Manejo dos Resíduos Sólidos?

Os serviços de varrição, coleta domiciliar, roçada mecanizada, capinação e demais serviços, são gerenciados pela Coordenadoria de Limpeza Urbana da Prefeitura. Porém a execução é de responsabilidade de empresas contratadas. A Prefeitura detém um custo médio mensal de aproximadamente R$ 4,5 milhões com a coleta, transbordo e destinação final dos RS.

Resíduos Domiciliares: Coleta domiciliar é feita em todo o Perímetro Urbano de acordo com o “mapa de coleta”. Nos bairros a coleta é realizada 3 vezes por semana em dias intercalados. No Quadrilátero Central da Cidade, a coleta é realizada diariamente de segunda a sábado.

Transbordo e disposição final: A Estação de transbordo possui capacidade para 700 ton./dia. Os resíduos da estação são encaminhados para o aterro localizado na cidade de Guatapará/SP. Este aterro é licenciado para receber resíduos de classe:

I – Resíduos sólidos domésticos;

II – Resíduos Industriais ( classificação: 2A e 2B)

Coleta Seletiva: O Programa de Coleta Seletiva atinge apenas uma parcela do Território Municipal de Ribeirão Preto, alcançando apenas 15% da população.

Resíduos de Serviços de Saúde e Disposição Final: Realizada  pela Empresa  Privada Núcleo de Gerenciamento Ambiental Ltda. Esses resíduos são encaminhados para a cidade de Jardinópolis /SP distante 20 km  de Ribeirão Preto. Os resíduos são triturados, desinfetados e destinados posteriormente, para disposição final adequada, no aterro sanitário do município.

Resíduos da Construção Civil e Demolição: A Geração “estimada” é de 1.500 toneladas ao dia. Infelizmente estima-se que aproximadamente 30% deste material é descartado de forma irregular e clandestinamente, em diferentes locais. Atualmente existem 02 áreas cadastradas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a disposição destes resíduos.

Como realizar a gravimetria estimada baseada no Plano Nacional De Resíduos Sólidos?

Utilizou-se como parâmetro gravimétrico, os dados obtidos no site do IBGE conforme descritos na tabela abaixo.

Composição do lixo gerado em Ribeirão Preto/SP
Gravimetria Média dos resíduos sólidos do Município de Ribeirão Preto/SP.

Conforme os dados da tabela estima-se que aproximadamente 187,13 ton/dia podem ser enviadas para Reciclagem. Sobre o material orgânico, estima-se que 304,39 ton/dia podem ser encaminhados para Compostagem ou a processos de biodigestão. Com uma adequada gestão dos resíduo, cerca de 83,3% dos resíduos gerados no município poderiam ser encaminhar para reciclagem.

Os dados nos mostram o potencial da cidade como fornecedora de matéria prima para indústria da reciclagem. Verifica-se também que há necessidade de implantação de uma usina de triagem para um melhor aproveitamento destes resíduos. Com isso,  a economia do município será aquecida devido a implementação de uma nova cadeia produtiva na cidade.

Você quer conhecer as potencialidades do seu município e ser o primeiro a aproveitar as oportunidades de negócios. Venha se qualificar com quem conhecer e tem experiência no setor. Saiba como a metodologia alemã de realizar o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), pode te transformar em um profissional diferenciado desse mercado. Não perca mais tempo e garanta seu sucesso profissional e financeiro.

Veja no vídeo abaixo, a apresentação final do Trabalho

Trabalho de  Conclusão do Curso de  Diagnóstico dos Resíduos – Gravimetria pelo ENG JOSÉ PAULO MARINI

REFERÊNCIAS

Palavras chave: geração de resíduos sólidos; resíduos sólidos urbanos; resíduos sólidos urbanos pdf; artigo gerenciamento de resíduos sólidos; livro resíduos sólidos pdf; impactos ambientais resíduos sólidos pdf; plano de gerenciamento de resíduos sólidos pdf; plano de gestão integrada de resíduos sólidos curitiba.

 

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo