fbpx
agosto 12, 2015
||||| 0 |||||
1053

Gravimetria estimada dos resíduos sólidos do município de Salvador–BA

Gravimetria dos resíduos da cidade de Salvador

Conheça como foi realizada o diagnóstico dos resíduos sólidos através da gravimetria estimada dos resíduos sólidos do município de Salvador.

Qual o Sistema de Coleta? Qual a Destinação Final? Como foi realizado o diagnóstico dos resíduos no município? Qual a projeção estimada da Geração de Resíduos?

É de extrema importância entender a gestão dos resíduos municipais para estimar as potencialidades de investimento na indústria da reciclagem. Investir em tecnologias para reciclagem, requer estudos de viabilidade técnica e econômica. Para isso, o diagnóstico dos resíduos apresenta-se como ótimo instrumento.

Cruzando algumas informações do município é possível realizar um projeção estimada da geração de resíduos. Porém, para informações decisivas, somente um profissional capacitado do setor com espírito empreendedor, poderá aproveitar as melhores oportunidades desse mercado. Mas como conseguir um profissional com essas características?

Agora, quero te mostrar uma oportunidade para você aproveitar e transformar sua vida profissional para melhor. Conhecendo a metodologia alemã de realizar o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), você se tornará o profissional diferenciado desse mercado. Não perca mais tempo e invista no seu sucesso profissional e financeiro.  

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

Características do município de Salvador

Salvador é um município com a população estimada em 2.902.927 habitantes para o ano de 2014 (IBGE, 2010). Seu espaço territorial ocupa uma área de aproximadamente 692,819 km². Ao longo dos últimos 20 anos a população soteropolitana tem crescido a uma taxa de 1,1% ao ano. O município possui, em valores correntes, um produto interno bruto superior a R$ 38 trilhões (SEI, 2012). Deste valor, agropecuária corresponde a 0,04%, enquanto a indústria e os serviços correspondem a 16,33% e 83,63% respectivamente.

De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a população nordestina gera aproximadamente 1,2kg de resíduos/habitante/dia. Com base neste dado, podemos estimar a produção de resíduos do município de Salvador. Acredita-se que a produção de lixo no ano de 2014, ficou em torno de 1.271.660 toneladas de resíduos.

Conforme determinado pelo IBGE (2010) a taxa de crescimento populacional dos municípios do nordeste é de 1,1% a.a. Assim, pode-se estimar que no ano de 2022 haverá cerca 3,75 milhões de habitantes.

Ao longo dos anos, Salvador tem sofrido diversas alterações em sua estrutura econômica. Passou de província produtora de cana-de-açúcar e fumo, a centro comercial de matérias primas vindas do interior do estado. Mais atualmente, o município tem atraído indústrias dos mais diversos segmentos. Entretanto, é no comércio e na oferta de serviços, 83,62%, que a cidade tem seu principal alicerce no PIB. Enquanto que a indústria corresponde a 16,33% e a agropecuária a 0,05%.

Qual o Sistema de Coleta?

Os resíduos são coletados dos domicílios por meio de coleta mista, onde não há qualquer iniciativa de segregação na fonte. A coleta é feita por caminhões compactadores que recolhem os resíduos dispostos à frente dos domicílios. O transporte do lixo nas praias é realizada com com o auxílio de tratores. Os agentes realizam a limpeza recolhendo os resíduos de atividades humanas e algas arribadas que se instalam na costa.

O serviço de coleta, transporte e destinação final dos resíduos é terceirizado mas fiscalizada pela prefeitura do município. Todos esses serviços são custeados pelo Fundo Municipal de Limpeza Urbana (PBLU, 2012). Além disso, existem diversas cooperativas que realizam coletas em empreendimentos particulares, como restaurantes, pequenas fábricas, dentre outros.

Qual a Destinação Final?

O município de Salvador tem adotado o aterro como solução para destinação final dos resíduos gerados em seu território. O empreendimento recebe cerca de 2500 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos por dia. Tais resíduos são de origem domiciliar, comercial, varrição de praias, feiras livres, capinação e  de podas (Santos et al., 2012).

Apesar de denominado Aterro Sanitário Metropolitano Centro, o empreendimento recebe todo tipo de resíduos. Com exceção os Resíduos da Construção Civil e Resíduos de Serviços de Saúde. Ainda assim, material que poderia ser reciclado ou reutilizado é direcionado para o aterro (PBLU, 2011).

Como foi realizado o diagnóstico dos resíduos no município?

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos traz um levantamento preliminar da fração dos resíduos gerados no país conforme sua composição. Essa informação é mais clara ao observar a Figura 01.

Composição do lixo urbano de salvador.

Figura 1: Estimativa de composição gravimétrica dos resíduos sólidos gerados no território nacional. Fonte: MMA (2011).

Conforme demonstrado na Figura 1, observa-se que a maior parte da fração de resíduos é composta por matéria orgânica.

A fração com maior participação é de materiais recicláveis, demonstrando um forte potencial de empreendedorismo com estes materiais. Para um melhor entendimento da fração dos recicláveis, vejamos a Figura 2.

Composição do material reciclável

Figura 02: Fração de material reciclável dos resíduos segundo a PNRS. Fonte: MMA (2011).

Observa-se que na fração dos recicláveis gerados no país, as maiores  composições são de plástico e papelão. Com base nestas informações, o cenário configura-se como promissor para quem deseja investir neste setor.

Qual a projeção estimada da Geração de Resíduos?

Considerando o crescimento populacional (IBGE, 2010) e a estimativa de geração de resíduos/habitantes do município MMA (2011), elaborou-se a Tabela 01. Nesta, é demonstrado a projeção da produção de resíduos sólidos para o município de Salvador.

Lixo produzido no município de Salvador

Tabela 01: Estimativa da Fração dos resíduos gerados no município de Salvador para os próximos 20 anos. Fonte IBGE(2010), Abrelpe(2015).

Ao analisar a Tabela 01, é possível identificar o grande potencial econômico dos resíduos gerados no município de Salvador. De modo que sua fração reciclável é rica em componentes que podem ser facilmente incorporados em diversas cadeias produtivas.

A fração orgânica dos resíduos gerados é de aproximadamente 51,4% do total produzido no país. Tomando-se como base esta estimativa, verifica-se um grande potencial energético a ser investido. Com a adequada gestão dos resíduos o município seria o principal beneficiado. Ganharia na economia com o comércio da reciclagem, reduziria os resíduos destinados ao aterro como na produção de energia renovável.

No vídeo abaixo, Saulo Silva Lima Araújo explica de forma mais sucinta como o estudo foi elaborado:

Quer aproveitar esse mercado promissor e carente de profissionais com visão de negócios? Então qualifique-se com quem conhecer o setor. Quero te mostrar uma oportunidade que transformará sua vida profissional para melhor. Conheça a metodologia alemã de realizar o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), e se torne o profissional diferenciado desse mercado. Não perca mais tempo e garanta seu sucesso profissional e financeiro.

Palavras chave:

metodologia composição gravimétrica; gravimetria lixo; composição gravimétrica dos resíduos sólidos no brasil; estudo da caracterização gravimétrica e poder calorífico dos resíduos sólidos urbanos; significado de gravimetria; gravimetria artigo; gravimetria química; composição gravimétrica rio de janeiro; Qual o nome do município de Salvador?Quais os pontos turísticos de Salvador? Quais são os municípios da Bahia? Quais são os municípios do Brasil? como surgiu a cidade de salvador; salvador bahia; salvador brasil; fundação da cidade de salvador; secretaria municipal de salvador; prefeitura de salvador telefone; concurso prefeitura de salvador 2018; história de salvador.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email