fbpx
novembro 5, 2013
0
||||| 0 |||||
1738

A História da Cooperativa Sonho de Liberdade

Você conhece a história da Cooperativa Sonho de Liberdade? Quais os impactos sociais e culturais na Cidade Estrutural? Conheça essa história pela voz de Fernando de Figueredo.

O recomeço, em todos os campos da vida, é uma etapa bem pesada e amarga. Obstáculos precisam ser superados sempre acreditando que a qualquer instante provaremos o doce sabor da vitória. Desse modo é que pensam todos os vencedores, aqueles que se reconstroem quantas vezes for necessário para atingir seu objetivo. Um ciclo de erros, aprendizagens e ajustes.

De fato o mercado de resíduos sólidos, “mal visto” por alguns, é o caminho para um recomeço harmonioso. Muitas pessoas que tiveram sua história de vida marcada por experiências equivocadas enxergam nas cooperativas forças para seguir em frente. No entanto, a maioria das cooperativas sofrem de um mesmo problema…a falta de visão ampla do mercado. Em outras palavras, onde encontrar mais materiais como também conseguir melhores preços para seus produtos. Isso não é uma tarefa fácil, no entanto eu tenho uma dica que vai facilitar a sua vida como consultor(a)!

“A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo.” Francis Scott Key Fitzgerald

Antes de tudo é preciso realizar um estudo profundo do mercado, entendê-lo para assim ter acesso a mais materiais. Para aqueles que sonham em ser consultor(a) ambiental e ao mesmo tempo transformar a vida das pessoas. Eu te digo uma coisa: só através do DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA você traça um panorama dos materiais gerados na sua região!

Cooperativa Sonho de Liberdade

Brasília, 04 de novembro  de 2013.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

A Cooperativa Sonho de Liberdade é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a reciclagem de madeira descartada. Localizada na Cidade Estrutural, Distrito Federal. Empreendimento econômico e solidário, atualmente contamos com a união de oitenta cooperados. Assim com a soma de esforços, obtemos a sobrevivência, dignidade e participação na sociedade. O grupo foi formado por egressos do sistema penitenciário da Papuda, em Brasília. Temos como objetivo criar oportunidades para seres humanos historicamente marginalizados e excluídos por preconceitos.

Missão – Resgatar vidas através da inclusão social proporcionando oportunidades de trabalho digno para detentos, ex-detentos e pessoas carentes. Desenvolvendo assim a solidariedade, a cooperação e o compartilhamento.

Visão – Ser referência internacional em serviços ambientais urbanos de destinação correta de resíduos da construção civil. Bem como ser exemplo institucional na reintegração de pessoas historicamente discriminadas.

Fernando de Figueredo

O idealizador da cooperativa foi Fernando de Figueredo, à época interno do presídio da Papuda. Ao integrar-se ao projeto Pintando Liberdade, desenvolvido pelo Ministério dos Esportes, aprendeu o processo de confecção manual de bolas esportivas. Durante as saídas quinzenais vendia bolas de porta em porta. Em seguida com o acesso ao regime de progressão de pena criou um projeto de inclusão social dirigido aos ex-detentos.

Histórico da cooperativa

Em 2005 se instalaram na Cidade Estrutural, comunidade carente que ocupou a área contígua ao aterro sanitário do DF. E dessa maneira se deu o início da produção artesanal de bolas. Através daquele trabalho foram incluídas muitas pessoas entre presidiários em regime semi aberto e ex-presidiários. Bem como jovens de suas famílias e da vizinhança da nascente comunidade. A atividade reintroduziu as pessoas na disciplina do trabalho, projetou no grupo a perspectiva de dignidade, honestidade, emprego e renda. A princípio a concorrência desleal de artigos esportivos importados da China e Afeganistão foi um obstáculo. Contudo a proximidade com o lixão apresentou a oportunidade de aproveitamento da madeira.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

No ano de 2007 o grupo de ex-detentos percebeu a oportunidade de reutilizar a madeira descartada. Inicialmente em escala reduzida e com grandes dificuldades de ordem prática passamos a coletar, selecionar e transformar a madeira. Então s primeiros produtos foram estacas para marcações topográficas e condução de mudas. Em seguida surgiu a demanda por madeira sob medida, para diversos fins.

Veja no vídeo abaixo um pouco dessa história:

A 07 de maio de 2009 foi formalizada a Cooperativa Sonho de Liberdade. Desde então o volume de negócios vem crescendo, permitindo assim a inclusão de mais pessoas e alcançando mais clientes. Hoje contamos com oitenta pessoas trabalhando diariamente em nossas dependências, num ambiente harmonioso. Onde o ritmo coletivo é determinado pelo esforço individual, visando a meta conjunta da sobrevivência digna para todos nós.

Nos dias atuais…

Sobretudo, além dos produtos citados oferecemos também madeira a indústria alimentícia, para a produção de tijolos, para a construção civil. Bem como para ampla gama de produção artesanal, para fabricação de vassouras e para a fabricação de móveis sustentáveis. No início da atividade de reciclagem de madeira o grupo não tinha capital. E mesmo assim o trabalho começou com ferramentas manuais. Concomitante com a busca por clientes na rua, de porta em porta, foi a experiência da persistência. Tudo mudou com a descoberta da multinacional de alimentos e a sua demanda por biomassa para energia. Daí então iniciamos a experiência da gestão de contratos e do cumprimento de metas e prazos. Estabelecemos contratos com o comprador de biomassa e com a empresa de transporte.

Abaixo, a entrevista com o fundador do Projeto, Fernando de Figueredo:

Entre as principais experiências da Cooperativa Sonho de Liberdade está a mobilização de pessoas para realizar trabalhos árduos. O primeiro grupo mobilizado foi formado por ex-detentos do presídio da Papuda. Naquele momento o maior obstáculo foi o preconceito. A superação é uma das experiências mais marcantes dos cooperados. A Cidade Estrutural é uma comunidade carente, localizada nas imediações do aterro sanitário do Distrito Federal. É composta por pessoas que chegam diariamente de todos os Estados do Brasil em busca de oportunidades de vida. As pessoas chegam a capital do país em situação precária, sem moradia, sem qualificação técnica e sem emprego. A Cooperativa Sonho de Liberdade acolhe muitas dessas pessoas e acumulamos a experiência da solidariedade.

Distribuição da renda

Através do trabalho destas 80 pessoas que hoje alcançamos a marca mensal de 1500 toneladas de madeira retirada do lixo. E dessa forma é devolvida à sociedade para estender seu ciclo de vida e aumentar sua produtividade na economia. A renda obtida com a venda da madeira é integralmente distribuída aos cooperados. Beneficiando dessa forma oitenta famílias que obtêm seu sustento da reciclagem de madeira. São realizadas reuniões semanais da diretoria e diariamente são realizados briefings entre a coordenação, diretores e presidência. O gerenciamento do trabalho, desempenho e conduta dos detentos empregados na cooperativa é responsabilidade da presidente.

Composição da cooperativa

A direção é formada por quatro membros sendo uma presidente, um diretor financeiro, um diretor administrativo e um diretor industrial. O conselho fiscal é formado por três membros efetivos e três membros suplentes. A gestão global é dirigida pelo coordenador geral. A gestão é participativa e todos os cargos foram delegados através de eleição em Assembléia Geral.

A Cooperativa Sonho de Liberdade tem acesso apenas a aproximadamente 30% da madeira descartada que é destinada a Cidade Estrutural. Infelizmente, aproximadamente 70% da madeira descartada ainda tem disposição final no aterro sanitário. Além de impossibilitar a geração de emprego e renda, aumenta significativamente a emissão de gases na atmosfera.

Questão social

A oferta de trabalho com renda digna e qualificação profissional é um gargalo no processo de ressocialização de presos.

Desde sua origem a Cooperativa Sonho de Liberdade procura amenizar o drama de pessoas que se envolveram em crimes. A quais não tiveram referenciais positivos para se posicionarem na sociedade como cidadãos. O problema da discriminação contra detentos e ex-detentos é uma realidade no Brasil. Para isso nos mobilizamos e admitimos em nosso quadros pessoas que buscam escapar da pobreza e da violência. Ao oferecer cartas de emprego a jovens detentos, a cooperativa retira-os das grades. Para inseri-los em um ambiente onde outras pessoas já passaram por experiência análoga e superaram as dificuldades do passado. Os ex-detentos, ao trocarem observações de suas experiências semelhantes se beneficiam da compreensão mútua e reforçam uns nos outros a vitória cotidiana da mudança de conduta.

Ambiente familiar

De fato os familiares dos detentos carregam o peso mora de ter parentes encarcerados. Este é aliviado na convivência com outras pessoas que estão se reintegrando. Mães e esposas de detentos que trabalham na cooperativa sentem a esperança que seus familiares também podem se reintegrar.

Identidade cultural

A identidade cultural das pessoas nas comunidades do entorno de Brasília é diversificada pelas vários costumes de todo o país. Só que ao mesmo tempo é profundamente fragmentada pela ruptura que foi provocada pelo êxodo de seus lugares de origem. A festa junina é um ponto de convergência, organizada e frequentada nos meses de junho e julho.  Por outro lado, as principais atividades culturais são os bailes funk, casas de forró e as igrejas de culto evangélico.

A violência atinge sobretudo, jovens na faixa etária de 13 a 19 anos. Dessa maneira dá ao entorno da capital o maior índice de mortalidade juvenil por assassinato no Brasil. A criminalidade tem sido vista como conduta desejável de destaque social entre os jovens. Devido a falta de estruturas para reprodução de valores éticos e morais equilibrados, jovens são presa fácil para aliciamento e envolvimento em crimes de roubo, tráfico e sequestro. As condições de vida árduas e difíceis levam ao desagregamento de famílias, vícios em álcool e drogas químicas, notadamente o crack, violência doméstica e abandono de menores.

Transforme a vida daqueles a sua volta com DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA.

Parcerias

Hoje a Cooperativa Sonho de Liberdade conta com o apoio e parceria de algumas instituições importantes:

  • Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB
  • O CDT, através do Programa de Incubadora Social selecionou a Cooperativa Sonho de Liberdade em um edital público para nos oferecer apoio no planejamento estratégico que inclui:
  • Assistência em desenvolvimento humano, grupal e social para incentivar o aperfeiçoamento dos jovens e dos atuais dirigentes.
  • Assistência financeira/contábil para desenvolver um sistema de controle e avaliação de resultados.
  • Assistência em comercialização/marketing para definir o posicionamento e aperfeiçoar o processo produtivo até o pós venda.
  • Assistência em produto para desenvolvimento de design.
  • Assistência em produção para melhoria da gestão integrada de processos.
  • Assistência em administração para aumentar a eficácia do trabalho coletivo e para desenvolvimento de imagem e assessoria de imprensa.
  • Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/DF
Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment