fbpx
outubro 5, 2015
||||| 0 |||||
891

Juazeiro do Norte-CE busca a gestão correta de resíduos sólidos

O Município de Juazeiro do Norte-CE busca a gestão correta de resíduos sólidos a exemplo do que já acontece em países desenvolvidos. Em convite feito pela prefeitura da cidade, o engenheiro químico Gleysson B. Machado realizou, pela manhã do dia 11/09/2015, uma palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos, com total conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, apresentando metodologias e tecnologias para o alcance das metas da Lei 12.305/2010.

Estavam presentes na palestra o Prefeito Raimundo Antônio de Macedo,o Procurador Geral do Município João Victor Alencar Granjeiro, o Chefe de Gabinete Micaelce Gonçalves de Santana, a Secretária de Gestão Raimunda Zarele Catonho Almeida, o Superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente José Eraldo Oliveira Costa e o Assessor de imprensa Marco Valério Moura de Souza além dos empresários Romilson Basílio da empresa Prática Projetos e Consultoria e Fábio Melo da empresa Viva Ambiental.

Através do curso de elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos você entende como o setor público pode arrecadar mais e investir mais no municípioNa palestra foram apresentadas tecnologias para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos municipais através de biodigestores com tecnologia alemã e suas possibilidades de implementação com incluem qualificação e capacitação de mão de obra local para trabalhar no projeto. Assim como a possibilidade de transferência de tecnologia através de instituições de ensino como por exemplo, universidades da Europa. Após o tratamento dos resíduos, o biodigestor ainda gera biogás que pode ser convertido em energia térmica e elétrica assim como biofertilizantes agrícolas que podem mudar o cenário da região e criando um pólo de produção agrícola em pleno Sertão do Cariri.

Além disso foram apresentados meios para viabilização técnica e econômica de usinas de reciclagem e centrais de triagem para desenvolver todo um parque industrial de engenharia reversa para a produção de matéria prima secundária a partir de resíduos sólidos com inclusão social e integração de catadores de material reciclável ou reutilizável e a população de baixa renda.

A tarde foi realizado uma palestra técnica sobre o tema, para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, onde professores, engenheiros, catadores, técnicos e representantes de diversos órgãos estiverem presente e puderam esclarecer todas as suas dúvidas.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Ficou estabelecido que o Município fará ainda este ano um estudo de diagnóstico dos resíduos sólidos municipais para identificar e quantificar os resíduos, a fim de se poder fazer os primeiros cálculos de viabilidade técnica e econômica das centrais para o tratamento dos mais diversos tipos de resíduos. O diagnóstico dos resíduos será então usado como base para a melhoria do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS do Município.

Apresentação da Palestra "Gestão Integrada de Resíduos Sólidos " na prefeitura de Juazeiro do Norte-CE

Apresentação da Palestra “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ” na prefeitura de Juazeiro do Norte-CE

 

Juazeiro do Norte é cidade pólo de uma das regiões mais importantes do Ceará (região do Cariri, ao Sul do estado) e com influência sobre população estimada em três milhões de habitantes. Uma terra que se movimenta em torno do lema maior do Padre Cícero Romão Batista: Fé e Trabalho. Situado num raio geográfico de enorme privilégio pela sua boa posição de equidistância no Nordeste, Juazeiro se consolidou como centro das atenções. Tanto que o seu aeroporto é o sexto maior em movimentação no interior do Brasil.

Juazeiro é um celeiro da cultura regional, com muita força nas mais diversas manifestações e se destacando no artesanato: um ofício que brota das mãos dos artistas para ganhar o encantamento das pessoas. Hoje, um dos orgulhos de Juazeiro do Norte é o seu pólo de ensino superior com 72 cursos de graduação, acolhendo 22 mil alunos de diversas partes do país. Esse centro acadêmico já conta com 53 cursos de pós-graduação em diferentes áreas, se constituindo num dos mais importantes do Nordeste a partir das altas taxas de inserção no mercado de trabalho de jovens bem preparados. (site da Prefeitura de Juazeiro do Norte-CE)

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

Juazeiro está no centro do Nordeste e faz fronteiras com três Estados brasileiros: Piauí, Pernambuco e Paraíba. Trata-se também de um dos maiores centros de romaria do mundo. Está envolto pelo GEOPARK Araripe, o primeiro da América Latina e situa-se nos aluviões mais próximos mais antiga e a mais preservada FLORESTA do País: a FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE lembra ainda o Superintendente da Autarquia, Sr. Eraldo Oliveira.

Com o PMGIRS elaborado com qualidade técnica reconhecida internacionalmente, o Município de Juazeiro do Norte-CE poderá se tornar um celeiro industrial atraindo investidores nacionais e internacional como mostrou o Engenheiro Gleysson B. Machado que inclusive poderá trabalhar na captação desses investidores dos quais já tem contato no Brasil e na Europa. “Mais importante que o valor do investimento dos projetos é a lucratividade das atividades econômicas que deve ser assegurada através de um planejamento sério para o setor de resíduos” afirma o engenheiro.

A gestão pública do município demonstrou total interesse no projeto de gestão de resíduos que pode servir de exemplo para todo o Brasil e a expectativa é de início dos trabalhos ainda este ano.

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email