Juazeiro do Norte-CE busca a gestão correta de resíduos sólidos

O Município de Juazeiro do Norte-CE busca a gestão correta de resíduos sólidos a exemplo do que já acontece em países desenvolvidos. Em convite feito pela prefeitura da cidade, o engenheiro químico Gleysson B. Machado realizou, pela manhã do dia 11/09/2015, uma palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos, com total conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, apresentando metodologias e tecnologias para o alcance das metas da Lei 12.305/2010.

Estavam presentes na palestra o Prefeito Raimundo Antônio de Macedo,o Procurador Geral do Município João Victor Alencar Granjeiro, o Chefe de Gabinete Micaelce Gonçalves de Santana, a Secretária de Gestão Raimunda Zarele Catonho Almeida, o Superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente José Eraldo Oliveira Costa e o Assessor de imprensa Marco Valério Moura de Souza além dos empresários Romilson Basílio da empresa Prática Projetos e Consultoria e Fábio Melo da empresa Viva Ambiental.

Através do curso de elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos você entende como o setor público pode arrecadar mais e investir mais no municípioNa palestra foram apresentadas tecnologias para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos municipais através de biodigestores com tecnologia alemã e suas possibilidades de implementação com incluem qualificação e capacitação de mão de obra local para trabalhar no projeto. Assim como a possibilidade de transferência de tecnologia através de instituições de ensino como por exemplo, universidades da Europa. Após o tratamento dos resíduos, o biodigestor ainda gera biogás que pode ser convertido em energia térmica e elétrica assim como biofertilizantes agrícolas que podem mudar o cenário da região e criando um pólo de produção agrícola em pleno Sertão do Cariri.

Além disso foram apresentados meios para viabilização técnica e econômica de usinas de reciclagem e centrais de triagem para desenvolver todo um parque industrial de engenharia reversa para a produção de matéria prima secundária a partir de resíduos sólidos com inclusão social e integração de catadores de material reciclável ou reutilizável e a população de baixa renda.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

A tarde foi realizado uma palestra técnica sobre o tema, para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, onde professores, engenheiros, catadores, técnicos e representantes de diversos órgãos estiverem presente e puderam esclarecer todas as suas dúvidas.

Ficou estabelecido que o Município fará ainda este ano um estudo de diagnóstico dos resíduos sólidos municipais para identificar e quantificar os resíduos, a fim de se poder fazer os primeiros cálculos de viabilidade técnica e econômica das centrais para o tratamento dos mais diversos tipos de resíduos. O diagnóstico dos resíduos será então usado como base para a melhoria do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS do Município.

Apresentação da Palestra "Gestão Integrada de Resíduos Sólidos " na prefeitura de Juazeiro do Norte-CE
Apresentação da Palestra “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ” na prefeitura de Juazeiro do Norte-CE

 

Juazeiro do Norte é cidade pólo de uma das regiões mais importantes do Ceará (região do Cariri, ao Sul do estado) e com influência sobre população estimada em três milhões de habitantes. Uma terra que se movimenta em torno do lema maior do Padre Cícero Romão Batista: Fé e Trabalho. Situado num raio geográfico de enorme privilégio pela sua boa posição de equidistância no Nordeste, Juazeiro se consolidou como centro das atenções. Tanto que o seu aeroporto é o sexto maior em movimentação no interior do Brasil.

Juazeiro é um celeiro da cultura regional, com muita força nas mais diversas manifestações e se destacando no artesanato: um ofício que brota das mãos dos artistas para ganhar o encantamento das pessoas. Hoje, um dos orgulhos de Juazeiro do Norte é o seu pólo de ensino superior com 72 cursos de graduação, acolhendo 22 mil alunos de diversas partes do país. Esse centro acadêmico já conta com 53 cursos de pós-graduação em diferentes áreas, se constituindo num dos mais importantes do Nordeste a partir das altas taxas de inserção no mercado de trabalho de jovens bem preparados. (site da Prefeitura de Juazeiro do Norte-CE)

Juazeiro está no centro do Nordeste e faz fronteiras com três Estados brasileiros: Piauí, Pernambuco e Paraíba. Trata-se também de um dos maiores centros de romaria do mundo. Está envolto pelo GEOPARK Araripe, o primeiro da América Latina e situa-se nos aluviões mais próximos mais antiga e a mais preservada FLORESTA do País: a FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE lembra ainda o Superintendente da Autarquia, Sr. Eraldo Oliveira.

Com o PMGIRS elaborado com qualidade técnica reconhecida internacionalmente, o Município de Juazeiro do Norte-CE poderá se tornar um celeiro industrial atraindo investidores nacionais e internacional como mostrou o Engenheiro Gleysson B. Machado que inclusive poderá trabalhar na captação desses investidores dos quais já tem contato no Brasil e na Europa. “Mais importante que o valor do investimento dos projetos é a lucratividade das atividades econômicas que deve ser assegurada através de um planejamento sério para o setor de resíduos” afirma o engenheiro.

A gestão pública do município demonstrou total interesse no projeto de gestão de resíduos que pode servir de exemplo para todo o Brasil e a expectativa é de início dos trabalhos ainda este ano.

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo