junho 14, 2013
0
||||| 0 |||||
2482

Lixo e Rejeito

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista em lixo disponível em língua portuguesa

O que é lixo e o que é rejeito? qual a diferença?

O que é lixo? O que é rejeito? Qual a diferença entre lixo e rejeito? Existe uma diferença grande entre esses termos. Você saberia explicar qual é? Não corra o risco de sujar sua imagem profissional. Utilizar os termos de forma correta é decisivo no mercado de resíduos.

Se imagine falando e discutindo sobre resíduos no meio de um grupo de pessoas. Algumas delas de seu relacionamento mais próximos e outras não. Talvez exista alguém que gostaria de lhe pregar uma peça e faz a seguinte pergunta: Qual a diferença entre lixo e rejeito? O que você responderia?

Ao entender certos conceitos, temos que concordar com nossos velhos sábios indígenas que desde há muito tempo afirmam: “O planeta não nos pertence. Nós é que pertencemos à ele”

Para sua surpresa, muitas pessoas, entre elas profissionais da área, não saberia responder a essa pergunta corretamente. Isso acontece porque a diferença entre lixo e rejeito é muito sutil. Para uma pessoa comum, não há problemas em tentar explicar e errar. Para um Profissional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos esse erro pode dar muitos prejuízos financeiros. Se você fosse o patrão, contrataria alguém que não consegue utilizar os termos técnicos da área?

O que é lixo?

Por definição, LIXO significa algo não mais desejado pelo seu dono e que não desperta interesse em outra pessoa. Portanto, quem define a partir de que momento algum objeto vira lixo é o consumidor. Por ser mais antigo, o conceito de lixo é aplicado para todos os materiais, independente da possibilidade de reaproveitamento.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

Normalmente quando falamos em lixo, pensamos imediatamente no lixo da cozinha ou até mesmo os lixões das cidades.  Contudo, se comprarmos um smartphone de última geração e descartar-lo em alguma lixeira, este passa a ser lixo.

Portanto é o consumidor que decide o momento em que um produto passa a ser considerado como sendo lixo.

O Portal Resíduos Sólidos é o melhor site sobre resíduos em língua portuguesa.

Você sabe como reutilizar garrafas pet? Já imaginou fazer coisas legais com caixas de leite? E fazer uma decoração diferente na casa? Você está dando o melhor destino para o seu lixo doméstico? Utilizando esses objetos simples você pode fazer lindos trabalhos manuais, super úteis no dia a dia.

O que é rejeito?

Rejeito é todo o lixo que não pode mais ser reaproveitado. A Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil define rejeitos da seguinte forma:

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XV – rejeitos: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada;

Dessa forma, o fator decisivo aqui está na possibilidade de reaproveitamento. Mas o que define se ou quando um material pode ser reaproveitado ou não? Deixe a resposta nos comentários.

Qual a diferença entre lixo e rejeito?

Como entender os conceitos de lixo, rejeito e resíduos sólidos então? Não é tão simples. você precisa estar atento para entender corretamente. A partir do momento que se admite possibilidade de reaproveitamento do lixo, este passa a ser chamado de resíduo sólido. Assim, a parte dos resíduos que não encontra reaproveitamento é chamada de rejeito. Conseguiu perceber a diferença sutil?

Todo o setor de resíduos sólidos gira em torno do reaproveitamento de lixo, ou melhor dizendo, materiais. Resíduos Sólidos pode ser tratado e transformado em matéria prima para a indústria. Da mesma forma, pode servir como material combustível para geração de energia, a depender do tipo de resíduo.

Mas o que é lixo pra você? Veja um vídeo interessante sobre isso logo abaixo:

O mercado de resíduos é muito abrangente, pois toda atividade humana gera resíduos que precisam de destinação ambientalmente adequada. A demanda por profissionais especializados é gigantesca e global. Depois de especializado, você pode trabalhar em qualquer parte do mundo. Você também pode ser um especialista da área. O Virapuru training Center oferece o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Este treinamento é reconhecido por inúmeros profissionais da área como o melhor do mercado na atualidade.

Palavras Chave: exemplos de rejeitos, resíduos rejeitos exemplos, tipos de rejeitos, resíduos lixo, conceitualmente, qual a diferença entre lixo e resíduo? aterro de rejeitos, lixo e resíduo, o que é considerado rejeito

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment