fbpx
junho 14, 2013
0
||||| 0 |||||
6719

Lixo e Rejeito

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista em lixo disponível em língua portuguesa

O que é lixo e o que é rejeito? qual a diferença?

O que é lixo? O que é rejeito? Qual a diferença entre lixo e rejeito? Existe uma diferença grande entre esses termos. Você saberia explicar qual é? Não corra o risco de sujar sua imagem profissional. Utilizar os termos de forma correta é decisivo no mercado de resíduos.

Se imagine falando e discutindo sobre resíduos no meio de um grupo de pessoas. Algumas delas de seu relacionamento mais próximos e outras não. Talvez exista alguém que gostaria de lhe pregar uma peça e faz a seguinte pergunta: Qual a diferença entre lixo e rejeito? O que você responderia?

Ao entender certos conceitos, temos que concordar com nossos velhos sábios indígenas que desde há muito tempo afirmam: “O planeta não nos pertence. Nós é que pertencemos à ele”

Para sua surpresa, muitas pessoas, entre elas profissionais da área, não saberia responder a essa pergunta corretamente. Isso acontece porque a diferença entre lixo e rejeito é muito sutil. Para uma pessoa comum, não há problemas em tentar explicar e errar. Para um Profissional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos esse erro pode dar muitos prejuízos financeiros. Se você fosse o patrão, contrataria alguém que não consegue utilizar os termos técnicos da área?

O que é lixo?

Por definição, LIXO significa algo não mais desejado pelo seu dono e que não desperta interesse em outra pessoa. Portanto, quem define a partir de que momento algum objeto vira lixo é o consumidor. Por ser mais antigo, o conceito de lixo é aplicado para todos os materiais, independente da possibilidade de reaproveitamento.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Normalmente quando falamos em lixo, pensamos imediatamente no lixo da cozinha ou até mesmo os lixões das cidades.  Contudo, se comprarmos um smartphone de última geração e descartar-lo em alguma lixeira, este passa a ser lixo.

Portanto é o consumidor que decide o momento em que um produto passa a ser considerado como sendo lixo.

O Portal Resíduos Sólidos é o melhor site sobre resíduos em língua portuguesa.

Você sabe como reutilizar garrafas pet? Já imaginou fazer coisas legais com caixas de leite? E fazer uma decoração diferente na casa? Você está dando o melhor destino para o seu lixo doméstico? Utilizando esses objetos simples você pode fazer lindos trabalhos manuais, super úteis no dia a dia.

O que é rejeito?

Rejeito é todo o lixo que não pode mais ser reaproveitado. A Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil define rejeitos da seguinte forma:

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XV – rejeitos: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada;

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

Dessa forma, o fator decisivo aqui está na possibilidade de reaproveitamento. Mas o que define se ou quando um material pode ser reaproveitado ou não? Deixe a resposta nos comentários.

Qual a diferença entre lixo e rejeito?

Como entender os conceitos de lixo, rejeito e resíduos sólidos então? Não é tão simples. você precisa estar atento para entender corretamente. A partir do momento que se admite possibilidade de reaproveitamento do lixo, este passa a ser chamado de resíduo sólido. Assim, a parte dos resíduos que não encontra reaproveitamento é chamada de rejeito. Conseguiu perceber a diferença sutil?

Todo o setor de resíduos sólidos gira em torno do reaproveitamento de lixo, ou melhor dizendo, materiais. Resíduos Sólidos pode ser tratado e transformado em matéria prima para a indústria. Da mesma forma, pode servir como material combustível para geração de energia, a depender do tipo de resíduo.

Mas o que é lixo pra você? Veja um vídeo interessante sobre isso logo abaixo:

O mercado de resíduos é muito abrangente, pois toda atividade humana gera resíduos que precisam de destinação ambientalmente adequada. A demanda por profissionais especializados é gigantesca e global. Depois de especializado, você pode trabalhar em qualquer parte do mundo. Você também pode ser um especialista da área. O Virapuru training Center oferece o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Este treinamento é reconhecido por inúmeros profissionais da área como o melhor do mercado na atualidade.

Palavras Chave: exemplos de rejeitos, resíduos rejeitos exemplos, tipos de rejeitos, resíduos lixo, conceitualmente, qual a diferença entre lixo e resíduo? aterro de rejeitos, lixo e resíduo, o que é considerado rejeito

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment