fbpx
setembro 3, 2013
0
||||| 0 |||||
511

A lucratividada da Economia Circular na Alemanha

Você está jogando dinheiro no lixo!

Você nunca mais enxergará o lixo como lixo

Como funciona a economia circular na Alemanha? Qual a lucratividade da economia circular na Alemanha? Quais são os benefícios alcançados a longo prazo?

Todo mundo quer ganhar dinheiro… A boa notícia é que ainda existem milhares de negócios envolvendo os resíduos sólidos para serem explorados. Se é assim, por que é difícil ver esses bons negócios saírem do papel? A resposta é simples! É porque a maior parte das pessoas não conseguem enxergá-las! Você já teve a oportunidade de presenciar empreendedores que fazem grandes negócios aí na sua região? Você já parou pra se perguntar o que lhe diferencia deles?

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Ter sucesso no mundo de hoje pode ser representado pela quantidade de dinheiro que o seu negócio produz. Embora isso choque algumas pessoas, o dinheiro representa o sucesso de uma ideia, de um empreendimento. Para ter sucesso é preciso que você identifique uma oportunidade de negócio, aí que vem o grande desafio. Porque para chegar nesse ponto é preciso que você reconheça coisas que a maior parte das pessoas não conseguem enxergar.

“Se você pensa que consegue fazer algo ou pensa que não consegue fazer algo, você está certo” (Henry Ford)

Você já imaginou a sensação de alcançar o topo, ser visto e ouvido por todos como uma referência na sua região? A informação privilegiada faz com que pessoas construam fortunas através dos NEGÓCIOS NO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Os alemães são visionários nesse campo, eles desenvolveram e aplicaram um sistema econômico cíclico dos resíduos sólidos. Consequentemente a Alemanha ocupa o status de referência mundial em gestão de seus resíduos sólidos.

Como funciona a economia circular na Alemanha?

Com a experiência acumulada após várias soluções utilizadas no setor de resíduos sólidos, a Alemanha se destaca do restante do mundo. Então começou a utilizar um novo conceito de economia circular voltada para a produção e consumo sustentável desde 2012.

Você nunca mais enxergará o lixo como lixo

Linha temporal da evolução da legislação alemã e europeia

Há 20 anos a Alemanha adota um caminho de se tornar cada vez mais independente de matéria-prima de outros países. Assim, criou-se uma nova percepção com o aproveitamento inicialmente dos seus próprios resíduos através de programas massivos de educação ambiental. Bem como a consolidação de diversos de negócios altamente lucrativos no setor.

A estratégia é simples. A Alemanha desenvolve tecnologia para lucrar com o tratamento de resíduos sólidos dos países vizinhos. Em seguida, transforma os resíduos em matéria prima secundária, reduzindo assim a necessidade de importação desses recursos de outros países. Dessa forma, os países vizinhos a Alemanha praticamente financiam toda essa transformação tecnológica além de garantir imensos lucros aos alemães.

Atualmente mais de 14% de toda a matéria prima alemã é oriunda de resíduos sólidos. Além do mais cerca de 20% dos objetivos assumidos pela Alemanha com o protocolo de Kyoto estão sendo cumpridos somente com a reutilização de seu próprio lixo. Como se não bastasse com a aprovação da nova política de economia circular esse percentual vai aumentar cada vez mais.

Qual a lucratividade da economia circular na Alemanha?

A lucratividade da Economia Circular na Alemanha foi implantada em junho de 2012. Até então a aprovação popular dessa política cresceu junto com o ganho financeiro e a geração de emprego e renda no país. De fato o setor emprega mais de 200.000 pessoas em mais de 3.000 empresas. Consequentemente juntos movimentam mais de 50 bilhões de euros todo ano. Somente na área de reciclagem existem mais de 15.000 centrais espalhadas em várias cidades no país. Ainda por cima mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos e industriais são reciclados. E pra finalizar, reciclagem dos resíduos da construção civil alcançam incríveis 90% de reciclagem.

Quais são os benefícios alcançados a longo prazo?

A coleta seletiva, implantada há mais de 20 anos, é resultado de uma política de resíduos parecida com a legislação brasileira. Ou seja, a Não Geração, Redução, Reutilização, Reciclagem, Tratamento e disposição final de resíduos. Os resultados dessa política foram incrivelmente positivos. Mesmo tendo reduzido a quantidade de resíduos gerados, o país lucra cada vez mais com o desenvolvimento de tecnologias para o setor.

De acordo com Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, em 1990 a quantidade de resíduos coletados foi de 39 milhões de toneladas. Dessa forma 87% desses resíduos foram coletados pelo sistema de coleta mista e somente 13% pelo sistema de coleta seletiva. Já em 2010 com a implantação da nova política de resíduos, a quantidade diminuiu para 33,5 milhões de tonelada. Sendo que 37% desse total coletado pelo sistema de coleta mista e 63% pelo sistema de coleta seletiva.

Como não existem catadores de material reciclável na Alemanha, o sistema de coleta seletiva foi implantado por empresas estatais e particulares. Logo após os municípios desenvolverem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos com ambições de desenvolvimento sustentável maiores.

A economia circular da Alemanha serviu de base para a elaboração de políticas ambientais na Europa e até mesmo na própria ONU. A Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira também se inspirou nos alemães.  Dessa forma, oferece ao Brasil uma grande oportunidade de lucratividade e crescimento com respeito ao meio ambiente.

O conhecimento na era da informação é o combustível para criação de dinheiro através dos NEGÓCIOS NO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

REFERÊNCIAS

Artigo atualizado em 29 de agosto de 2018, pelo Engº Ambiental e Sanitarista André Luis Ferreira

 

 

 

 

Palavras chaves: plano de negócio usina de reciclagem, sites sobre resíduos sólidos, portal do resíduos sólidos, venda de resíduos sólidos, como abrir uma empresa de coleta de resíduos, noticias sobre resíduos sólidos urbanos, empresas que geram resíduos sólidos, empresas de gestão de resíduos sólidos, lei da reciclagem na alemanha, tratamento de resíduos sólidos na alemanha, logística reversa na europa, a lucratividade da economia circular na Alemanha, resíduos sólidos.

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment