
O que é manejo de resíduos sólidos? O que é gerenciamento de resíduos sólidos? Qual a diferença entre Manejo e Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Como trabalhar com Gerenciamento de Resíduos Sólidos?
Um dos maiores desafios das sociedades atuais em todo o mundo é a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados. Todos os dias são milhões de pessoas que ainda sofrem com doenças causadas pela poluição ambiental. São rios, solos, ar e até mesmo no mar forma-se uma ilha de plásticos cada vez maior.
Independente do nível de desenvolvimento da sociedade, a demanda por profissionais que possam dar soluções sempre vai existir. Os países que conseguiram dar destinação correta são grandes exemplos de como fazer. Hoje já não é mais necessário conviver com montanhas de lixo e seus fortes odores.
A grande sacada aqui é, aprender com quem sabe e aplicar onde não há solução ainda. Estudos mostram que cada vez mais profissionais procuram essa visão diferenciada e agregam valor à sua qualificação. Atualmente, o VIRAPURU Training Center localizado na Alemanha oferece um TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS direto da Alemanha. O conhecimento que antes era privilegiado, passou a ser acessível à todos através da internet.

O que é manejo de resíduos sólidos?
A definição sobre serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Brasil é dada pela Política Nacional de Saneamento Básico como mostrado abaixo:

LEI Nº 11.445/2007 Art. 3o Para os efeitos desta Lei, considera-se: Art. 3° Inciso I Letra c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;
No Artigo 7° é possível ver com mais detalhes que atividades estão incluídas neste serviço. Veja:
LEI Nº 11.445/2007 Art. 7° Para os efeitos desta Lei, o serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos urbanos é composto pelas seguintes atividades:
I – de coleta, transbordo e transporte dos resíduos relacionados na alínea c do inciso I do caput do art. 3o desta Lei;
II – de triagem para fins de reúso ou reciclagem, de tratamento, inclusive por compostagem, e de disposição final dos resíduos relacionados na alínea c do inciso I do caput do art. 3o desta Lei;
III – de varrição, capina e poda de árvores em vias e logradouros públicos e outros eventuais serviços pertinentes à limpeza pública urbana.
- O que é Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Como ganhar dinheiro com Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Como abrir uma empresa de compra e venda resíduos
O que é a responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida do produto?
A responsabilidade compartilhada faz dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana, e de manejo de resíduos sólidos, responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos.
Todos têm responsabilidades: o poder público deve apresentar planos para o manejo correto dos materiais (com adoção de processos participativos na sua elaboração e de tecnologias apropriadas); às empresas compete o recolhimento dos produtos após o uso e, à sociedade cabe participar dos programas de coleta seletiva (acondicionando os resíduos adequadamente e de forma diferenciada) e incorporar mudanças de hábitos para reduzir o consumo e a conseqüente geração (BRASIL, 2010b).
O que é gerenciamento de resíduos sólidos?
No Brasil o gerenciamento de resíduos sólidos é definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos conforme mostrado abaixo:
Lei 12.305/2010 Art 3° Inciso X – gerenciamento de resíduos sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei;
- Conheça a Usina de Triagem de lixo de Bremen na Alemanha
- A usina de queima de lixo de Bremen na Alemanha
- Conheça a Usina de compostagem de Salerno na Itália
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos garante que o descarte de resíduos sólidos será feito de forma adequada. Com este documento a empresa prova a destinação final feita de modo ambientalmente adequado.
Qual a diferença entre Manejo e Gerenciamento de Resíduos Sólidos?
Os dois conceitos se confundem bastante. Porém, na maioria das vezes que falamos em gerenciamento de resíduos sólidos nos referimos a processos burocráticos e de planejamento. O manejo normalmente se refere a atitudes práticas, implementação de ações e soluções aplicadas. Contudo, essa definição não é oficial.
Como trabalhar com Gerenciamento de Resíduos Sólidos?
O profissional que deseja trabalhar em soluções para a destinação correta de resíduos deve se especializar na legislação e tecnologia. O diferencial para este profissional é quando ele consegue unir legislação, tecnologia com negócios lucrativos. O mercado procura este profissional como louco nas esferas públicas e privadas. Entre uma das opções mais fáceis e rápidas para se trabalhar com resíduos podemos citar o Corretor Ambiental, aquele que trabalha com comércio de resíduos.
Não é preciso dizer o valor de um profissional que oferece soluções em um mercado em que a maioria só enxerga problemas.
Já pensou em ser este profissional? Gostaria de ter seu próprio negócio? Quer prestar consultoria? Pretende trabalhar como responsável pela destinação de resíduos de uma empresa? é hora de se qualificar. Conheça o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS oferecido pelo Virapuru Training Center.
Referências:
- Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007
- Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010