fbpx
junho 2, 2018
||||| 0 |||||
3250

Manejo de Resíduos Sólidos

O manejo de resíduos sólidos correto oferece oportunidades para profissionais na área de meio ambiente.

O que é manejo de resíduos sólidos? O que é gerenciamento de resíduos sólidos? Qual a diferença entre Manejo e Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Como trabalhar com Gerenciamento de Resíduos Sólidos? 

Um dos maiores desafios das sociedades atuais em todo o mundo é a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados. Todos os dias são milhões de pessoas que ainda sofrem com doenças causadas pela poluição ambiental. São rios, solos, ar e até mesmo no mar forma-se uma ilha de plásticos cada vez maior.

Independente do nível de desenvolvimento da sociedade, a demanda por profissionais que possam dar soluções sempre vai existir. Os países que conseguiram dar destinação correta são grandes exemplos de como fazer. Hoje já não é mais necessário conviver com montanhas de lixo e seus fortes odores.

A grande sacada aqui é, aprender com quem sabe e aplicar onde não há solução ainda. Estudos mostram que cada vez mais profissionais procuram essa visão diferenciada e agregam valor à sua qualificação. Atualmente, o VIRAPURU Training Center localizado na Alemanha oferece um TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS direto da Alemanha. O conhecimento que antes era privilegiado, passou a ser acessível à todos através da internet.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

O que é manejo de resíduos sólidos?

A definição sobre serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Brasil é dada pela Política Nacional de Saneamento Básico como mostrado abaixo:

LEI Nº 11.445/2007 Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: Art. 3° Inciso I Letra c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;

No Artigo 7° é possível ver com mais detalhes que atividades estão incluídas neste serviço. Veja:

LEI Nº 11.445/2007 Art. 7°  Para os efeitos desta Lei, o serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos urbanos é composto pelas seguintes atividades:

I – de coleta, transbordo e transporte dos resíduos relacionados na alínea c do inciso I do caput do art. 3o desta Lei;

II – de triagem para fins de reúso ou reciclagem, de tratamento, inclusive por compostagem, e de disposição final dos resíduos relacionados na alínea c do inciso I do caput do art. 3o desta Lei;

III – de varrição, capina e poda de árvores em vias e logradouros públicos e outros eventuais serviços pertinentes à limpeza pública urbana.

O que é a responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida do produto?

A responsabilidade compartilhada faz dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana, e de manejo de resíduos sólidos, responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos.

Todos têm responsabilidades: o poder público deve apresentar planos para o manejo correto dos materiais (com adoção de processos participativos na sua elaboração e de tecnologias apropriadas); às empresas compete o recolhimento dos produtos após o uso e, à sociedade cabe participar dos programas de coleta seletiva (acondicionando os resíduos adequadamente e de forma diferenciada) e incorporar mudanças de hábitos para reduzir o consumo e a conseqüente geração (BRASIL, 2010b).

O que é gerenciamento de resíduos sólidos?

No Brasil o gerenciamento de resíduos sólidos é definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos conforme mostrado abaixo:

Lei 12.305/2010 Art 3° Inciso X – gerenciamento de resíduos sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei;

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos garante que o descarte de resíduos sólidos será feito de forma adequada. Com este documento a empresa prova a destinação final feita de modo ambientalmente adequado.

Qual a diferença entre Manejo e Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Os dois conceitos se confundem bastante. Porém, na maioria das vezes que falamos em gerenciamento de resíduos sólidos nos referimos a processos burocráticos e de planejamento. O manejo normalmente se refere a atitudes práticas, implementação de ações e soluções aplicadas. Contudo, essa definição não é oficial.

Como trabalhar com Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

O profissional que deseja trabalhar em soluções para a destinação correta de resíduos deve se especializar na legislação e tecnologia. O diferencial para este profissional é quando ele consegue unir legislação, tecnologia com negócios lucrativos. O mercado procura este profissional como louco nas esferas públicas e privadas. Entre uma das opções mais fáceis e rápidas para se trabalhar com resíduos podemos citar o Corretor Ambiental, aquele que trabalha com comércio de resíduos.

Não é preciso dizer o valor de um profissional que oferece soluções em um mercado em que a maioria só enxerga problemas.

Já pensou em ser este profissional? Gostaria de ter seu próprio negócio? Quer prestar consultoria? Pretende trabalhar como responsável pela destinação de resíduos de uma empresa? é hora de se qualificar. Conheça o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS oferecido pelo Virapuru Training Center.

Referências:

  • Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007
  • Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010
Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email