Minério Urbano – as novas fronteiras dos garimpeiros

Nasce no Japão uma nova idéia eco-friendly, uma mina de ouro para todos. O fenômeno é chamado “urban mining” (minério urbano) e está se espalhando no Japão e aumentando as fronteiras dos garimpeiros no mundo moderno. Consiste em extrair de velhos produtos eletrônicos materiais preciosos, incluindo irídio e ouro. Uma atividade que está se demonstrando particularmente interessante também considerando o crescimento do preço dos metais preciosos.

Tudo começou desde que a China decidiu restringir severamente a exportação de terras raras, os metais utilizados na fabricação de dispositivos eletrônicos; então a imposição de um embargo completo sobre as exportações desses materiais para o Japão.

Os materiais recuperados são reutilizados em novos produtos eletrônicos, enquanto o ouro e outros metais preciosos são fundidos e revendidos na forma de lingotes para joalheiros, ou para indústrias que utilizam-no novamente apenas para os circuitos de telefones celulares. Também o coltan (mistura complexa de columbite e tântalo, dois minerais raros e caros) pode ser extraído e reutilizados da mesma maneira. Parece um business perfeito, elimina-se o lixo eletrônico e, reciclando, em tudo isto faz-se um lucro.

A extração de matéria prima secundária a partir de resíduos de equipamentos eletrônicos pode ser um grande negócio no Brasil e em países que ainda não possuem recicladoras suficientes para tratar o seu próprio resíduo desde que haja um bom planejamento e se conheça as estratégias de mercado deste setor. Um bom exemplo de funcionamento de uma usina profissional está localizado na cidade de Frankfurt na Alemanha. A recicladora de equipamento eletrônicos de Frankfurt qualifica, treina e emprega pessoas na região além de dar um exemplo de lucratividade.

Você finalmente vai aprender a criar suas listas de compradores e fornecedores sozinho em qualquer lugar do Brasil e do mundo para negociar da melhor forma e pelo melhor preço

O presidente da Eco-System Recycling, Tadahiko Sekigawa, está aproveitando dessa mina de ouro produzida pela civilidade eletrônica e a disseminação de telefones celulares. Ele explicou para a agência Reuters: “Se eles são mais ou menos metais preciosos, nos queremos reciclar o mais possível”. Uma tonelada de celulares produz 150 gramas de ouro. A partir de uma tonelada de minério pode-se ter uma média de apenas 5 gramas de ouro, enquanto de uma tonelada de celulares obtem-se cerca de 150, de acordo com um estudo publicado pela Yokohama metal Co Ltd, outra empresa de reciclagem japonês. Mas de uma tonelada de telefones são extraídos também 100 kg de cobre e 3 kg de prata. A reciclagem de eletrônicos é importante para o Japão, que tem poucos recursos naturais com os quais alimentar os bilhões de dólares da indústria eletrônica. Mas dezenas de milhões de telefones celulares velhos e outros dispositivos, que são jogados fora a cada ano, podem se tornar uma mina de ouro nas mãos dos homens de negócios inteligentes e empreendedores de talento.

Na Itália são demolidos cerca de 10 milhões de aparelhos por ano, mas olhando a situação na Europa os números são incríveis. Cerca de um em cada quatro europeus (27%) substitui o telefone a cada ano, enquanto cerca de 60% dos europeus estão dispostos a comprar um telefone celular no curso de seu segundo ano de vida. Além disso, de mais de 100 milhões de telefones celulares vendidos na Europa a cada ano apenas 2,5 milhões são reciclados. Comportamento considerado perigoso, já que os componentes utilizados para a construção de telefones celulares (bem como para o PC) são extremamente prejudiciais para o ambiente e a saúde, porque contêm metais pesados??, tais como chumbo, mercúrio, cádmio, crómio, e também materiais plásticos de vários tipos.

Na usina de reciclagem Eco-Sistems localizada em Honjo, a 80 km de Tóquio, são tratadas toneladas de telefones. Lixos eletrônicos e industriais são inicialmente removidos com a mão, depois mergulhados em solventes químicos para remover os materiais que não podem ser usados??, então o remanescente metal é refinado. Eco-Systems produz cerca de 200-300 kg de barras de ouro por mês, com 99,99% de pureza e um valor que varia entre 5,9 e 8,8 milhões de Euros, o equivalente a uma pequena mina de ouro.

O descarte errado é um problema também a nível europeu: 3 diretivas da Comunidade Europeia foram emitidas (222/95/CE – 2002/96/CE – 2003/108/CE), concebidas precisamente para evitar a produção de lixo eletrônico e a realização de um sistema eficaz de recolha diferenciada e recuperação/reutilização de mesmos resíduos.

Em conclusão, devemos enfatizar quanto realmente estes tipos de iniciativas, apesar de ser com a finalidade de lucro, podem vir em apoio ao sistema ecológico do nosso planeta, também porque se trata de resíduos particularmente perigosos se dispersos.

Carlo Galeffi

Curso Completo Manutenção e Conserto de Celular Versão 3.0
Curso Revolucionário que já mudou a vida de milhares de pessoas no Brasil a ter seu negócio próprio 100% lucrativo com conserto e manutenção de celulares em poucos dias. E com grande diferencial no mercado com Reparo em Placas de Smartphone e Iphone

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Oportunidade de negócio com a coleta seletiva
Coleta de Resíduos
Gleysson B. Machado

Coleta Seletiva

O que é coleta seletiva? Qual importância de separar os diferentes tipos de resíduos? Como facilitar a implantação da coleta seletiva? Qual a importância econômica

veja Mais »