fbpx
setembro 24, 2014
0
||||| 0 |||||
206

Ministério busca consultoria para cursos sobre resíduos sólidos

Iniciativa tem como público-alvo gestores, educadores ambientais e catadores de material reciclável. Inscrições até 3 de outubro

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança dois editais para contratar consultores que produzirão cursos sobre educação ambiental e comunicação social na gestão de resíduos sólidos. A iniciativa terá como público-alvo gestores, educadores ambientais e catadores de material reciclável. As inscrições ficam abertas até 3 de outubro.

A contratação das consultorias está prevista no Projeto de Cooperação Técnica do Departamento de Educação Ambiental do MMA com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

As consultorias irão produzir conteúdos de educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos para cursos presenciais e a distância, que servirão de instrumentos transversais à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A PNRS visa a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

Públicos diferenciados

Uma das consultorias organizará curso destinado aos governos estaduais e municipais e educadores ambientais. A outra buscará a construção participativa de treinamento ligado a catadores de material reciclável, organizados em cooperativas e associações. Como se trata de públicos diferenciados, há a necessidade de se utilizar dois modelos de conteúdo.

Os candidatos para as duas vagas devem ter curso superior em Pedagogia, Comunicação, Ciências Naturais e da Terra, Ciências Sociais, Educação, Biologia ou áreas relacionadas.

Para o edital voltado para o setor público, será exigida a experiência em ações de formação e capacitação de gestores ou educadores ambientais, elaboração de material didático, elaboração de documentos técnicos, e elaboração, implantação e avaliação de ações e ensino e capacitação presencial ou a distância. A duração desta consultoria é de 120 dias.

O edital com foco nos catadores exige que o candidato tenha experiência em ações e projetos de educação ambiental, formação e capacitação em resíduos sólidos e elaboração de material didático e desenvolvimento de conteúdo pedagógico, por meio de processos participativos. A duração desta consultoria será de 90 dias.

Para se inscrever, clique AQUI

Fonte: Portal Brasil

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment