fbpx
setembro 24, 2014
0
||||| 0 |||||
260

Ministério busca consultoria para cursos sobre resíduos sólidos

Iniciativa tem como público-alvo gestores, educadores ambientais e catadores de material reciclável. Inscrições até 3 de outubro

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança dois editais para contratar consultores que produzirão cursos sobre educação ambiental e comunicação social na gestão de resíduos sólidos. A iniciativa terá como público-alvo gestores, educadores ambientais e catadores de material reciclável. As inscrições ficam abertas até 3 de outubro.

A contratação das consultorias está prevista no Projeto de Cooperação Técnica do Departamento de Educação Ambiental do MMA com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

As consultorias irão produzir conteúdos de educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos para cursos presenciais e a distância, que servirão de instrumentos transversais à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A PNRS visa a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

Públicos diferenciados

Uma das consultorias organizará curso destinado aos governos estaduais e municipais e educadores ambientais. A outra buscará a construção participativa de treinamento ligado a catadores de material reciclável, organizados em cooperativas e associações. Como se trata de públicos diferenciados, há a necessidade de se utilizar dois modelos de conteúdo.

Os candidatos para as duas vagas devem ter curso superior em Pedagogia, Comunicação, Ciências Naturais e da Terra, Ciências Sociais, Educação, Biologia ou áreas relacionadas.

Para o edital voltado para o setor público, será exigida a experiência em ações de formação e capacitação de gestores ou educadores ambientais, elaboração de material didático, elaboração de documentos técnicos, e elaboração, implantação e avaliação de ações e ensino e capacitação presencial ou a distância. A duração desta consultoria é de 120 dias.

O edital com foco nos catadores exige que o candidato tenha experiência em ações e projetos de educação ambiental, formação e capacitação em resíduos sólidos e elaboração de material didático e desenvolvimento de conteúdo pedagógico, por meio de processos participativos. A duração desta consultoria será de 90 dias.

Para se inscrever, clique AQUI

Fonte: Portal Brasil

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment