fbpx
||||| 0 |||||
1023

Negócios com resíduos em Juazeiro do Norte – parte I

Como ganhar dinheiro a partir de estudos gravimétrico do lixo urbano

Conheça como o diagnóstico de resíduos sólidos proporcionou negócios no município de Juazeiro do Norte – CE.

Qual a situação atual dos resíduos? Como é realizada a coleta dos resíduos? Como é realizada o transporte dos resíduos coletados?

A cidade de Juazeiro do Norte começa escrever história com o trabalho de Diagnóstico dos resíduos sólidos inicializado em 2016. A partir disso foi possível falar sobre Negócios com resíduos em Juazeiro do Norte. Isso porque o trabalho vem acompanhado de visão empresarial em acordo com as bases do desenvolvimento sustentável.

No mês de julho de 2016, foi realizado um evento internacional na cidade relacionado a “Negócios com Resíduos Sólidos”. Empresários da região do Cariri, conheceram as diversas oportunidades de negócios a partir dos dados obtidos com o diagnóstico. Durante o evento foi possível viabilizar novos empreendimentos no setor de resíduos. Uma série de outros estudos sobre potenciais negócios foram inicializados com grandes chances de serem implementados.

Especialistas retrataram a viabilidade de instalação de um biodigestor automatizado para o tratamento de resíduos orgânicos no município. Outro projeto viável seria para o tratamento dos resíduos da construção civil. Todas as oportunidade de negócios foram criadas a partir do DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), no município. Não perca mais tempo e seja você também o profissional a criar negócios no seu município.

Qual a situação atual dos resíduos?

A coleta e transporte de resíduos é o principal foco da gestão dos resíduos sólidos. Pois este é o meio de conexão entre a geração de resíduos e sua destinação. Uma vez que esta poderá ser destinada para fins de reutilização, reciclagem, tratamento ou para a disposição final. Muitas vezes a disposição final acaba acontecendo de forma irregular em pontos de acúmulo de resíduos distribuídos na cidade.

Através do sistema de coleta e transporte, é possível analisar a dinâmica do processo e construir o mapa da movimentação dos resíduos. Sabendo disso, é possível definir não só sua origem e sua alocação, mas os tipos e quantidades de resíduos gerados. A partir disso, pode-se estabelecer soluções tecnológicas assim como metodologias adequadas para uma gestão integral adequada dos resíduos da cidade.

Como é realizada a coleta dos resíduos?

Com a realização do diagnóstico pôde-se também definir as categorias de coleta e transporte da cidade. Estas estão divididas em coleta pública, coleta privada, associações e/ou  cooperativas, carroceiros e organizações não governamentais.

A tabela abaixo apresenta informações gerais das principais empresas de coleta e terceiro setor de Juazeiro do Norte. Também apresenta os tipos de resíduos identificados pela equipe de trabalho no decorrer do processo de obtenção de dados.

Resultados da análise gravimétrica dos resíduos

Massa total de Resíduos Sólidos Coletados e Estratificados pelos sistemas de coleta e transporte.

Segundo dados levantados in loco, na cidade de Juazeiro do Norte são coletados diariamente cerca de 256 toneladas. Em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, os resíduos coletados foram divididos e classificados conforme tabela abaixo. É válido salientar que esse número é referente somente às empresas devidamente licenciadas.

Categoria dos materiais analisados

Classificação dos resíduos gerados na cidade de Juazeiro do Norte/CE.

Como é realizada o transporte dos resíduos coletados?

Os carroceiros desempenham um importante papel na coleta e transporte de resíduos na cidade. Os principais resíduos recolhidos e transportados por estes profissionais são de origem da construção civil, podas, móveis e alguns recicláveis. Segundo informações dos próprios carroceiros, o número de pessoas prestando este serviço no município é de aproximadamente 2.000.

A empresa responsável pela coleta pública tem a maior atuação no processo de movimentação dos resíduos da cidade. Contudo, há uma tendência que a porcentagem do sistema de Coleta Privada cresça na cidade. Em decorrência dos possíveis investimentos do setor empresarial em resíduos sólidos.

Potenciais negócios na cidade

A implementação de sistemas de coleta seletiva aumenta a quantidade de resíduos a ser processada por possíveis centrais de tratamento. Em muitos casos, a viabilidade econômica de projetos só é possível a partir de uma quantidade mínima de resíduos.

Os dados coletados mostram uma demanda urgente na implementação de pelo menos dois projetos. Uma Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e o tratamento de resíduos orgânicos. O projeto bastante interessante seria a implementação de um biodigestor anaeróbio automatizado. Os plásticos também se destacam com produção aproximadamente 24,11 ton/d  e papel/papelão com 22,85 ton/d.

Todas as oportunidade de negócios foram criadas a partir do DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), no município. Não perca mais tempo e seja você também o profissional a criar negócios no seu município.

Autora: Renata Leite

[email protected]

+55 88 9 9706 2501

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email