fbpx
dezembro 29, 2016
||||| 0 |||||
621

Negócios com Resíduos em Juazeiro do Norte – parte II

Como citamos aqui na primeira parte deste artigo, o município de Juazeiro do Norte começou a escrever história na área de resíduos sólidos, com o Diagnóstico desses. O trabalho foi inicializado em junho de 2016, com a capacitação de acadêmicos da região através do curso Gravimetria – Diagnóstico de Resíduos Sólidos, do Portal Resíduos Sólidos.

Na primeira parte deste artigo, falamos sobre a coleta e transporte do município e a reunião de negócios envolvendo o tema de RS. Em negócios com resíduos em Juazeiro do Norte – parte II, falaremos sobre a destinação e disposição final dos resíduos.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosNo dia 28 de julho de 2016, o especialista da área, Gleysson B. Machado, apresentou a palestra “Negócios com Resíduos Sólidos” aos empresários da região do Cariri. Esses se mostraram interessados nos empreendimentos na área de Resíduo de Construção Civil (RCC). Durante o evento foi possível viabilizar pelo menos três novos empreendimentos no setor de resíduos. Uma série de outros estudos sobre potenciais negócios foram inicializados com grandes chances de serem implementados. Com isso, será possível solucionar grande parte dos problemas com resíduos na cidade através da iniciativa privada.

Na gravimetria realizada pelo grupo de destinação e disposição, representado neste dia pela líder Sheltonlaine Rodrigues, alguns dados importantes foram apresentados. Calculou-se que 86,35% (em massa) era característico de resíduos sólidos da construção civil. Em volume, representa 77,08%. O número elevado evidencia, aos empresários, o potencial negócio existente nesse ramo.

Ponto transitório de resíduos em Juazeiro do Norte/CE, com grande representatividade de RCC

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

Destinação de resíduos – análise

A destinação dos resíduos depende do tipo e da quantidade gerada. Essa é, hoje, uma problemática no nosso país. Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, os municípios deveriam realizar um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Para isso seria necessário um diagnóstico dos resíduos, através de uma gravimetria. A partir disso, seria possível identificar o tipo e a quantidade e assim identificar sua destinação. De acordo ainda com a PNRS, a disposição deve ser ambientalmente adequada, e a forma que se aplica a essa característica é o aterro sanitário. Contudo, ainda se vê lixões, aterros controlados e pontos transitórios em diversos municípios. No caso de Juazeiro do Norte há a presença dos dois últimos.

Através desse estudo foi possível identificar: pontos de acúmulo pela cidade; locais de destinação como reciclagem e tratamento; e o ponto de disposição final. Sendo assim possível definir os tipos e quantidades de resíduos gerados e se há logística de retorno desses para o meio produtivo.

Situação atual da destinação e disposição final dos resíduos em Juazeiro do Norte

No município foram identificados até 50 (cinquenta) pontos transitórios e feito estudos em 31 (trinta e um) desses. Sua grande maioria, apesar de esporadicamente limpos pela empresa de coleta pública, acabam por retornar. Isso ocorre devido a presença de carroceiros e dos próprios moradores locais.

Abaixo a imagem de Juazeiro do Norte-CE. Em destaque, os pontos transitórios onde as gravimetrias foram realizadas (em verde) e onde não foi possível a realização (amarelo) – por ter havido limpeza dos terrenos pouco antes das visitas in loco.

Pontos transitórios onde realizou-se a gravimetria, em Juazeiro do Norte. (Google Earth,2016)

Além disso, identificou-se a presença de algumas empresas de reciclagem de papel e papelão, no município.

A tabela abaixo apresenta informações gerais das principais empresas de coleta e terceiro setor de Juazeiro do Norte e os tipos de resíduos identificados pela equipe de trabalho no decorrer do processo de obtenção de dados.

Fonte: RODRIGUES S. et al. (2016)

Segundo dados levantados in loco, na cidade de Juazeiro do Norte são coletados diariamente cerca de 232 toneladas. Os resíduos analisados foram divididos e classificados nas categorias: recicláveis (construção civil, domésticos e pneus); orgânicos (poda, restos de alimentos, etc); perigosos e outros (fraldas, papel higiênico usado, varrição, terra,etc).

Nota-se que há presença de pneus e resíduos perigosos, mas pela baixa numeração, sua porcentagem apresenta 0,00% (chegando à porcentagem de 0,0000178% e 0,0001197%, respectivamente). A baixa representatividade de pneus é devido ao projeto de limpeza desses resíduos da cidade. Desenvolvido pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte – AMAJU, com à frente o Superintendente Eraldo Oliveira. Há aproximadamente 9 (nove) meses a coleta começou a ser realizada – na época do estudo estava há quatro. Hoje, chegou a 150 toneladas de pneus inservíveis enviados por uma empresa do Estado da Bahia e é levado para as cidades de São Sebastião do Passé – BA e Feira de Santana – BA. Os arames são reutilizados e a borracha é reciclada. Há também doação para escolas públicas e duas entidades de Juazeiro do Norte-CE, para fins de artesanato.

Considerações Finais

A reciclagem de pneus realizada na Bahia é viável, mesmo com os gastos com transporte.  Isso mostra que o negócio teria alta viabilidade se realizado no próprio município de Juazeiro, onde esses gastos seriam drasticamente reduzidos. Outro resíduo que representaria um bom negócio, seriam os RCC’s, tendo em vista sua alta representatividade.

Com uma destinação adequada para esses resíduos, há não só a vantagem no crescimento de negócios na área, como uma melhoria da questão ambiental e de saúde pública.

 

Share this:
Tags:

About Renata Leite

Renata Leite

  • Email