fbpx
||||| 0 |||||
796

Negócios com Resíduos em Juazeiro do Norte – parte II

Novas oportunidades de negócios a partir do diagnóstico de resíduos sólidos

Conheça como o diagnóstico dos resíduos sólidos municipais identificou novas fontes de negócios com resíduos em Juazeiro do Norte/CE.

Qual a destinação de resíduos? Qual a situação atual da destinação e disposição final dos resíduos em Juazeiro do Norte? Que observações merecem ser enfatizadas?

Na parte I de NEGÓCIOS COM RESÍDUOS EM JUAZEIRO DO NORTE/CE, falamos sobre a coleta e transporte dos resíduos no município. Nesta parte II, falaremos sobre a destinação e disposição final dos resíduos.

Com a realização da análise de gravimetria, dados importantes foram revelados para o desenvolvimento do setor de resíduos no município. Calculou-se que 86,35% (em massa) era característico de Resíduos da Construção Civil (RCC). Essa informação atraiu empresários da região do Cariri, pois os números evidenciam aos empresários, o potencial negócio existente nesse ramo.

Com a análise gravimétrica, o município viabilizou pelo menos dois novos empreendimentos no setor de resíduos. Uma série de outros estudos sobre potenciais negócios foram inicializados com grandes chances de serem implementados. Com isso, será possível solucionar grande parte dos problemas com resíduos na cidade através da iniciativa privada. Veja como o DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), pode transformar sua vida profissional e a situação do seu município.

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

Qual a destinação de resíduos?

A destinação dos resíduos depende do tipo e da quantidade gerada. Essa é hoje, uma problemática no nosso país. De acordo com a PNRS, os municípios deveriam realizar um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS. Para isso seria necessário um diagnóstico dos resíduos através de uma análise de gravimetria. Com essa análise, é possível identificar o tipo e a quantidade de resíduos que podem ser destinados para indústria da reciclagem.

Quanto a disposição final dos rejeitos, a PNRS determina que esta ocorra de forma ambientalmente adequada. Desse modo, dentre as tecnologias mais propagadas no Brasil para a disposição dos rejeitos são os aterros sanitários.

Contudo, verificou-se que o município realiza a destinação e a disposição da maior parte dos resíduos e rejeitos em aterros controlados e lixões. Entretanto, através desse estudo foi possível identificar pontos que realizam a destinação para reciclagem como o tratamento de resíduos.

Qual a situação atual da destinação e disposição final dos resíduos em Juazeiro do Norte?

No município foram identificados até 50 pontos transitórios e realizado análises gravimétricas em 31 desses. Neste estudos, foram identificadas a presença de algumas empresas de reciclagem de papel e papelão, no município.

A tabela abaixo apresenta informações gerais das principais empresas de coleta e do terceiro setor de Juazeiro do Norte. Também é demonstrado os principais tipos de resíduos identificados.

Fonte: RODRIGUES S. et al. (2016)

Segundo dados levantados in loco, na cidade de Juazeiro do Norte são coletados diariamente cerca de 232 toneladas. Os resíduos analisados foram divididos e classificados nas categorias:

  • Recicláveis (construção civil, domésticos e pneus);
  • Orgânicos (poda, restos de alimentos, etc);
  • Perigosos e outros (fraldas, papel higiênico usado, varrição, terra, etc).

A baixa representatividade de pneus é devido ao projeto de limpeza desses resíduos da cidade. Desenvolvido pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte – AMAJU, com à frente o Superintendente Eraldo Oliveira. Os pneus inservíveis são enviados para empresas das cidades de São Sebastião do Passé/BA e Feira de Santana – BA. Os arames são reutilizados e a borracha é reciclada. Há também doação para escolas públicas e duas entidades de Juazeiro do Norte-CE, para fins de artesanato.

Que observações merecem ser enfatizadas?

A partir da realização do diagnóstico dos resíduos, pode-se conhecer algumas potencialidades de negócios para o município. Verificou-se que o município possui alta viabilidade para implantação de negócios com a reciclagem de pneus.

Outro resíduo que representaria um bom negócio, seriam os Resíduos da Construção Civil – RCC. Com uma alta representatividade no diagnóstico do município, os valores demonstraram que há matéria prima suficiente para implantação de uma usina de tratamento. A destinação adequada para esses resíduos, trás como vantagem o crescimento de negócios, como a melhoria da questão ambiental e da saúde pública.

Verificou que a partir da análise gravimétrica, o município de Juazeiro do Norte viabilizou dois novos empreendimentos no setor. Outras fontes de negócios já existente no município foram potencializadas a partir dos dados do diagnóstico. Você como profissional em DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA), tem o poder de transformar a situação do seu município. Aproveite o momento em que os municípios estão precisando de profissionais qualificados nesta área.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email